Recém-casados: qual é a época certa para comprar um imóvel?

Recém-casados: qual é a época certa para comprar um imóvel?

Grande parte dos recém-casados já sai da lua de mel focada na ideia de comprar um imóvel, não é mesmo? Pois saiba que, em muitos casos, começar uma vida a dois com grandes res´ponsabilidades financeiras pode não ser uma boa ideia, especialmente se essa decisão for tomada sem o devido planejamento.

Mas afinal, qual é a época certa para comprar um imóvel? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Por que comprar um imóvel depois de casar

Antigamente, comprar um imóvel logo após o casamento era um grande negócio: o país ainda passava por um processo de migração do meio rural para o urbano, e a necessidade de popular as cidades era grande. Quem adquiriu um imóvel nessa época viu a sua extrema valorização ao longo dos anos. Hoje em dia, o cenário é totalmente diferente, e os imóveis não se valorizam com tanta facilidade. Para fazer boas escolhas, é necessário muita pesquisa de mercado!

Além disso, é fundamental levar em consideração os objetivos do casal. Às vezes, por pressão social ou familiar, casais jovens acabam comprando um imóvel logo após o casamento apenas para agradar os desejos de outras pessoas.

A importância do planejamento antes de comprar um imóvel

Se o objetivo do casal for o de realmente comprar um imóvel, é preciso, antes de tudo, uma boa dose de planejamento. Por isso, nem pense em se jogar na primeira proposta que vir pela frente! Pesquise muito antes de qualquer decisão.

Atualmente, a melhor forma de adquirir um imóvel a dois é morando de aluguel por algum tempo enquanto se junta um montante maior para dar de entrada no financiamento de um imóvel próprio. Quanto maior o valor de entrada, menor os juros e mais curto o financiamento! Por isso, se esse é o objetivo do casal, ambos devem se planejar com afinco e manter a disciplina.

Também é bom lembrar que, no começo da vida a dois, uma boa dose de flexibilidade é importante. E se surgir um emprego incrível em outra cidade? Ou um intercâmbio sensacional no exterior? Ou mesmo umnúmero de filhos maior do que o inicialmente planejado? Assim, esperar alguns anos antes de tomar essa importante decisão pode ser a escolha mais certa a ser feita. Além disso, em alguns casos, é possível utilizar o dinheiro acumulado no FGTS para aumentar o valor da entrada do imóvel. E você terá mais dinheiro no Fundo aos 35 do que aos 25, não é?

O valor dos demais objetivos para os recém-casados

Outra questão essencial para os recém-casados é a questão dos demais objetivos conjuntos, de curto e médio prazo. Abrir mão de curtir a vida a dois e de aproveitar os bons momentos do início do relacionamento, focando somente na aquisição da casa própria, pode gerar desmotivação, frustração e uma grande dose de estresse entre o casal. Em alguns casos, isso pode inclusive colocar o relacionamento em risco.

Continuar aproveitando os bons momentos juntos, o lazer e o cuidado um com o outro é a receita para manter a união e o foco nos objetivos maiores. Por isso, não deixem de dar um ao outro alguns bons momentos descontraídos e prazerosos, como uma viagem de final de semana ou um jantar naquele restaurante legal que faz parte da história do casal. Vocês não precisam abrir mão disso para conquistarem uma casa própria. Com calma e planejamento, vocês chegam lá!

E você, já sabe em que tipo de imóvel vai investir? Se o seu orçamento é um critério de peso para a sua decisão, não deixe de conferir nossas dicas para comprar um apartamento ganhando pouco!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Um comentário para “Recém-casados: qual é a época certa para comprar um imóvel?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *