Como escolher a construtora para comprar apartamento?

Como escolher a construtora para comprar apartamento?

Sair do aluguel e ter um lugar para chamar de seu é o grande objetivo de vida de milhares de pessoas, que economizam e se preparam para a compra do tão sonhado apartamento. E agora que você está pronto para o próximo passo, é preciso pesquisar muito antes de assinar o contrato de compra de um apartamento, seja na planta ou em construção. Você sabe como escolher a construtora certa para realizar o seu sonho da casa própria? Sabe quais pontos deve verificar antes de assumir esse compromisso? Veja tudo o que é preciso saber sobre a construtora antes de tomar essa importante decisão:

Conheça o passado da construtora

A compra de um apartamento é algo que irá te comprometer financeiramente durante anos, portanto, é preciso haver confiança para que essa relação seja satisfatória e segura. Para isso, é indispensável conhecer o passado da construtora. Você certamente não compra um carro ou qualquer outro produto de valor antes de pesquisar muito e testar. Com um imóvel não pode ser diferente!

Além de visitar o apartamento que pretende comprar caso ele já esteja pronto, procure conhecer de perto outros imóveis da construtora e, se possível, conversar com moradores para saber sobre a qualidade do prédio. Procure saber com compradores mais antigos se a construtora costuma cumprir os prazos que foram estabelecidos no contrato.

Vá ao local do empreendimento pessoalmente

Se você for comprar um apartamento na planta, é indispensável conhecer pessoalmente o local do empreendimento antes de assinar o contrato. Um dos maiores erros de quem compra imóvel na planta é não se preocupar em conhecer o bairro que irá morar futuramente, além das condições do terreno, edificações vizinhas, etc. É preciso avaliar a estrutura da região também e saber se ela oferece tudo o que você considera importante para você e sua família. Outro ponto a avaliar é o IPTU, procure saber o valor médio para não ter surpresas desagradáveis futuramente.

Analise a maquete

Muitos compradores não fazem ideia da importância de se analisar bem a maquete do empreendimento. A disposição dos apartamentos na maquete é muito relevante para guiar a sua decisão de qual apartamento comprar, pois é através dela que você saberá qual apartamento recebe o sol da manhã ou da tarde, qual vista terá, etc. Esses são detalhes que podem fazer toda a diferença no futuro, principalmente quanto à valorização do imóvel.

Arquive todos os documentos

Se este é o primeiro imóvel que você está adquirindo, com certeza as inseguranças sobre como escolher a construtora são maiores. Portanto, para se sentir mais seguro, arquive qualquer documento que possa te ajudar no processo de aquisição. Desde folhetos promocionais, até os e-mails que foram trocados durante as negociações, guarde absolutamente tudo o que envolver a compra do imóvel! Se possível, registre tudo em cartório de registro de títulos e documentos. Parece um trabalho chato, mas isso te resguarda caso precise usar os documentos futuramente.

Fique atento ao seguro

Quando é realizada uma compra de um imóvel na planta, a incorporadora firma um seguro para garantir tanto que o comprador irá pagar quanto que a construtora cumprirá os prazos e a entrega. Porém, se esse seguro estiver apenas no nome da incorporadora e ela não cumprir o prometido, o comprador não recebe a indenização, mas a incorporadora sim. Fique atento às cláusulas do seguro!

Entenda a política de juros

Como você pode notar, há muitos pontos a se analisar para saber como escolher a construtora do seu futuro apartamento. A política de juros é um dos pontos que podem te pegar de surpresa futuramente caso não esteja bem preparado. Algumas construtoras não cobram juros até o momento em que é feita a entrega das chaves. Porém, após a entrega, começam a cobrar juros sobre todo o valor financiado. Para evitar esse tipo de problema, é necessário incluir no contrato uma cláusula que determina o cancelamento e a devolução do dinheiro caso isso aconteça.

A compra de um apartamento envolve muitos cuidados, desde como escolher a construtora, o local do empreendimento, documentação e idoneidade da empresa. Portanto, não tenha receio de perguntar tudo ao corretor ou representante do empreendimento e de conferir pessoalmente tudo o que for possível. Assim, você garante um processo muito mais tranquilo na hora de realizar o seu sonho!

Ainda tem dúvidas sobre como escolher a construtora certa para comprar seu apartamento? Entre em contato com a gente ou deixe um comentário aqui no blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

6 comentários em “Como escolher a construtora para comprar apartamento?”

  1. Norma disse:

    Eu me sinto insegura para buscar um imóvel porque a construtora pode me passar pra trás. Devo contratar um advogado para me orientar e acompanhar em todo o processo?

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Norma, tudo bem?
      Entendo que a compra de um imóvel é um grande investimento, e por isso precisamos de uma construtora que nos passe segurança para fazer negócio.
      A minha sugestão é que você busque uma construtora que tem história e nome, além de pedir indicação de amigos e familiares que já tiveram experiência com a compra de imóveis.

      Para o que você precisar, pode contar conosco! 🙂
      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *