Como fazer seu planejamento financeiro familiar

Como fazer seu planejamento financeiro familiar

Manter as finanças organizadas e elaborar um bom planejamento financeiro pode até parecer fácil para algumas pessoas, mas para outras se torna um verdadeiro desafio. A situação fica ainda mais difícil quando envolve toda a família, já que requer a participação de todos para que as contas comecem a entrar nos eixos.

Embora o planejamento financeiro familiar seja extremamente necessário, ele não é uma das atividades mais prazerosas da vida e tampouco está na lista de prioridades da maioria dos brasileiros, afinal ninguém gosta de trocar uma satisfação imediata por uma promessa de equilíbrio financeiro futuro.

Muito mais que uma vontade de equilibrar o orçamento, é preciso comprometimento, organização e disciplina. Planejamento não é apenas uma ação de economizar, mas de cortar gastos desnecessários, ajudar a poupar e acumular dinheiro para realizar sonhos, metas e objetivos.

Para ajudar você nesta etapa, vamos dar algumas dicas úteis para organizar o orçamento familiar e fazer o dinheiro render. Preparado? Mãos à obra!

Faça um levantamento das despesas da família

Este é o primeiro passo em uma gestão de orçamento familiar. Se você desconhece quais as suas despesas de casa fica muito difícil estabelecer qualquer estratégia de economia e, muito menos, de planejamento. Comece anotando as despesas da família e a forma que elas são pagas. Todos os gastos devem ser inclusos nesse levantamento, mesmo aquele cafezinho, pois, quando tudo é somado, pode fazer uma grande diferença no valor total.

Outro ponto importante é realizar o levantamento de todas as contas de cartão de crédito, prestações e empréstimos e incluir em uma planilha, que pode ser feita em um simples caderninho ou mesmo no Excel. Independente da forma escolhida, é preciso que todas as despesas, sem exceção, sejam anotadas. O planejamento financeiro só terá efeito se você tiver controle de todos os seus gastos na ponta do lápis.

Estabeleça prioridades

É preciso que você saiba quais são os gastos necessários e quais são os gastos supérfluos. Além disso, estabeleça um limite de gastos dentro de cada categoria de despesa e acompanhe se o que foi estabelecido está dentro do limite definido. A palavra de ordem dentro do planejamento financeiro familiar é controle, e deve ser seguida à risca.

Aqui a dica é pedir ajuda a todos os membros da família e deixar bem claro que é preciso que todos participem: faça com que todos se sintam responsáveis pela saúde financeira familiar. É preciso que toda a família esteja sintonizada no mesmo objetivo para que o orçamento ideal familiar seja atingido. De nada vai adiantar apenas um integrante seguir as regras para um bom planejamento financeiro se as outras pessoas gastarem mais que o combinado.

Renegocie as dívidas

Se você realmente deseja colocar o orçamento da família em ordem comece levantando o valor de cada dívida e o respectivo credor. Com essas informações em mãos você pode conhecer aquelas mais importantes e destinar uma parcela do orçamento para o pagamento de cada uma delas. Sabendo disso é possível procurar o credor e propor uma negociação dentro das suas possibilidades para ter a garantia de colocá-las em dia, sair do vermelho e não comprometer as finanças da família como um todo. Não se esqueça: comprometa-se com aquilo que você poderá pagar, ou você não conseguirá se livrar das dívidas jamais.

Crie uma reserva

Imprevistos acontecem, seja uma doença, um carro que quebra, remédios, reforma no imóvel etc. Assim, a reserva de emergência tem que fazer parte do planejamento financeiro.

A dica aqui é destinar pelo menos 10% das receitas do orçamento para as reservas de emergência. Tal medida protege a família de situações inoportunas e evita passar por sufocos por falta de dinheiro.

Além disso, você pode utilizar a reserva e guardar dinheiro para, futuramente, adquirir um imóvel próprio. Ao inserir a reserva como parte do seu planejamento financeiro familiar você está tendo maior controle sobre os gastos, podendo ter grandes benefícios futuros e alcançar muitas metas. Se quiser conhecer mais sobre investimento em imóveis, clique aqui para ver algumas dicas!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

9 comentários em “Como fazer seu planejamento financeiro familiar”

  1. mix house abc disse:

    muito bom seu artigo parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *