Financiamento Imobiliário Caixa: entenda as novas regras do banco

Financiamento Imobiliário Caixa: entenda as novas regras do banco

Uma das maneiras mais populares de conseguir realizar o grande sonho da casa própria é o financiamento imobiliário. Por meio dele, o banco financia o imóvel e basta você pagar mensalmente as prestações referentes. Como existe a possibilidade de pagamento em vários anos, as parcelas não pesam no bolso do comprador.

Continue a leitura e descubra as novas regras e exigências para o financiamento imobiliário Caixa!

Tradição e segurança

Um dos maiores bancos e financiadoras de imóveis do Brasil é a Caixa Econômica Federal. Com o financiamento imobiliário Caixa, é possível encontrar modalidades de financiamento que se encaixam melhor para cada perfil de pessoa e com os menores juros praticados. Em outras palavras, adquirir a casa própria é um sonho que já não é mais difícil de ser realizado.

Entretanto, é necessário entender as especificações necessárias para ter acesso e usufruir do financiamento. Embora as exigências não sejam difíceis de serem cumpridas, é importante entendê-las e preparar-se nesse sentido, já que as regras foram alteradas recentemente.

Quais regras foram alteradas?

No início de 2015, em função da crise econômica do país, o máximo possível de financiamento usado na compra de imóveis era de 50% do valor total. Entretanto, como medida para reaquecer a economia, no início de 2016 a Caixa Econômica Federal voltou a financiar até 80% do valor de imóveis usados. Essa medida gerou uma maior procura por esse tipo de imóvel e foi fundamental para o crescimento da economia do ramo imobiliário.

A mesma regra também vale para um imóvel novo e você pode financiar 80% do valor do bem, e o FGTS pode ser utilizado como parte de pagamento, amortizando as prestações. A medida gerou um aumento nas compras de imóveis novos e criou um cenário mais propício para que mais gente dissesse adeus ao aluguel!

Fique atento aos detalhes das mudanças

É necessário atentar-se para um fator: a prestação não poderá ultrapassar o valor de 30% da renda mensal familiar. Por exemplo: Luiz tem renda mensal de R$ 3.000,00 e quer financiar um imóvel novo, portanto, as prestações devem ser de, no máximo, R$ 900,00. Em outras palavras, a porcentagem do valor total do financiamento do imóvel deve estar em concordância com a taxa máxima de comprometimento da sua renda nas prestações.

Essa medida garante que a taxa de inadimplência no Brasil não aumente e que o comprador não comprometa uma parte muito grande da sua renda mensal em função da prestação do imóvel — o que pode levar a algumas dívidas e complicações futuras.

Seguro Imóvel e documentações

Outro ponto interessante que foi alterado com as novas regras da Caixa foi a volta do financiamento do segundo imóvel novo. Ou seja, quem já possui um imóvel novo adquirido com o financiamento imobiliário Caixa, poderá começar o processo novamente para comprar um outro imóvel novo, desde que o primeiro esteja quitado.

Com relação à documentação, não há mudanças. Continuam sendo necessário os mesmos documentos de identificação, comprovantes de renda e estado civil.

Ainda restaram dúvidas sobre as mudanças no financiamento da Caixa? Deixe seu comentário e conte para nós!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

61 comentários em “Financiamento Imobiliário Caixa: entenda as novas regras do banco”

  1. paulo cesar da silva disse:

    gosatria de saber ao certo o que devo fazer para adquirir um imovel no caso um apartamento . que ja tenho em vista sou correntista da cx.

    1. Ana Paula disse:

      Olá Paulo! Primeiramente converse com nosso consultor online. Ele irá te instruir quais são os passos que você precisa percorrer para comprar sua casa própria. Ele também poderá simular um financiamento para você ver como poderá ficar suas parcelas.

  2. Eduardo Alves dos Santos disse:

    Eu quero saber como faço para comprar

    1. Ana Paula disse:

      Eduardo, tudo bem? Qual o seu estado e cidade de interesse?

  3. Maria disse:

    Gostaria muito de comprar uma casa mais preciso entender melhor

    1. Ana Paula disse:

      Maria, tudo bem? Quais as suas dúvidas?

  4. Adriana Rocha da Silva gomes disse:

    Eu ganho 3000 mil por Mês, eu consigo financiar ?

    1. Ana Paula disse:

      Olá Adriana! Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda. Com essa simulação você ter uma ideia de como ficará seu financiamento e ainda te terá uma previsão de quanto será suas parcelas.

  5. romario pereira silva disse:

    gostaria de fazer um financiamento imobiliario

    1. Ana Paula disse:

      Romário, tudo bem?

      Qual o seu estado e cidade de interesse?

  6. Maria Glacimar de Carvalho disse:

    Queria saber se serei aprovada na compra da casa propria

    1. Ana Paula disse:

      Maria, tudo bem? Para confirmar essa informação, é necessário levantar alguns dados com você. Converse com um corretor a respeito: https://comocomprarumapartamento.com.br/corretor/

  7. Widislaine disse:

    Boa tarde eu tenho algumas restrição no meu nome mais mesmo assim eu consigo realizar um financiamento

    1. Ana Paula disse:

      Olá Widslaine! O nome negativado infelizmente pode te impedir de financiar um imóvel. Quem aprova o financiamento é o banco, se o nome está com restrição, é muito difícil ele liberar o financiamento.

  8. Joelma gomes da silva disse:

    Quem só ganha um salario minimo como faz pra financiar uma casa propria?

    1. Ana Paula disse:

      Olá Joelma! Você consegue comprar pelo Minhas Casa Minha Vida, que é uma ajudinha que o governo dá para quem quer comprar um apê. Se você tiver alguém para somar a renda, aí fica mais fácil ainda conseguir realizar o sonho da casa própria. Converse com nosso consultor online que ele pode te informar melhor tudo que você precisa fazer para conseguir seu financiamento.

  9. Larissa disse:

    Gostaria de saber qual o tempo que precisa estar trabalhando e se quem esta trabalhando por contrato temporário consegue finaciar . Meu marido e eu gostaria muito de comprar uma casa e ele está trabalhando por contrato temporário com chance de efetivar mas como ainda não sabemos queria saber se isso implica e qual o tempo de trabalho que é exigido

    1. Ana Paula disse:

      Olá Larissa, tudo bem? Para financiar é preciso comprovar renda. Você pode fazer isso através do contra-cheque ou do extrato bancário. Mas para saber mais detalhes, converse com nosso consultor online no final da página que ele irá lhe explicar todos os detalhes e te informar se vocês conseguem ou não financiar.

  10. lourdes disse:

    Tenho um imovel na cidade de bage, estou tentando comprar na cidade de porto alegre um apartamento usado.

    Tendo esse imovel no meu nome, não posso comprar pelo financiamento da caixa minha casa minha vida?

    1. Ana Paula disse:

      Olá Lourdes, tudo bem? O benefício do minha casa minha vida é apenas para compra do primeiro imóvel. Se você já possui um imóvel no seu nome, infelizmente você não conseguirá realizar a compra com a ajuda do subsídio.

  11. Maria Goreti Reis Rodrigues disse:

    Boa tarde!
    sou funcionaria publica federal, tenho uma renda entre 3000,00. No momento tenho uma divida em consignado na minha folha como devo fazer para comprar meu imóvel??? meu maior sonho…por conta desse empréstimo com o banco do Brasil não posso comprar? tenho 30,0000 de FGTS. Por favor me manda uma resposta de como devo fazer para ter minha casa própria e sair do aluguel.

    abraços…

    1. Ana Paula disse:

      Olá Maria, tudo bem? Por causa desse consignado que você possui em folha é preciso analisar para ver se o financiamento de um imóvel não irá comprometer sua renda. Entre em contato com nosso consultor online e explique a situação para ele que o mesmo fará o cálculo para ver se você conseguirá o financiamento ou não.

  12. sandra disse:

    bom dia minha renda mensal e de 1.000 mi reais qual valor do imovel posso ta comprando pela caixa

    1. Ana Paula disse:

      Olá Sandra! Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda. Aí você saberá se consegue financiar um imóvel neste valor e ainda te dará uma previsão de quanto será suas parcelas.

  13. Ruthprdo disse:

    Quero comprar uma casa no são Pedro espírito santo no valor de 150,000 mil e quero um empréstimo pelo banco pra compra

    1. Ana Paula disse:

      Olá Ruth! É preciso ver no banco qual o valor de financiamento que você consegue. Mas antes faça uma simulação com nosso consultor para você ter uma noção de como ficaria os valores.

  14. Vinicius disse:

    Bom no meu casa eu queria comprar um imóvel financiado pela caixa tenho 4 anos que estou no mesmo emprego e queria da como de entrada todo o volor do meu FGTS será que eu consigo ? Aguardando resposta

    1. Ana Paula disse:

      Olá Vinicius, tudo bem? Você consegue sim. Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda e te explicará como funciona o financiamento de imóveis. Com a simulação você conseguirá uma previsão do seu financiamento.

  15. Maria Luciana da Silva batista disse:

    gosteis

  16. Francisca nagilla anastacio disse:

    Gostei mais ainda não vou realiza meu sonho ter uma casa …

  17. Marly disse:

    Como faço para fazer um financiamento da casa própria ,o que fazer primeiro?n faço menor ideia como começar?

    1. Ana Paula disse:

      Marly, primeiramente converse com nosso consultor online. Ele irá te instruir quais são os passos que você precisa percorrer para comprar sua casa própria. Ele também poderá simular um financiamento para você ver como poderá ficar suas parcelas.

  18. suely disse:

    tenho 63anos quero umapto no valor de.400.000 0 que preciso para financiar?

    1. Ana Paula disse:

      Olá Suely! Faça uma simulação com nosso consultor online que ele irá lhe dar todas as informações do que é preciso para fazer um financiamento e como poderá ficar suas parcelas.

  19. Celso disse:

    Queria mais informações

    1. Ana Paula disse:

      Oi Celso! Como posso te ajudar?

  20. Lucia disse:

    Gostaria saber se pega cinquenta mil pagar três ano quanto pago de juros

    1. Ana Paula disse:

      Olá Lucia, tudo bem? O Juros irá variar de banco para banco. Não consigo te afirmar o valor pois cada um estipula o seu juros. Vai depender de qual você escolher.

  21. Taize Costa disse:

    Boa tarde!

    Bom, a minha dúvida é: minha mãe tem sua casa própria, no estado da Bahia. Mas moramos em São Paulo. Eu quero saber o que ela pode fazer para financiar uma casa onde moramos atualmente, através da casa que já temos! Nos ajude… Pois não entendemos muito!

    1. Ana Paula disse:

      Olá Taize, tudo bem? Uma opção seria vocês venderem a casa na Bahia, e com o dinheiro da venda darem entrada em uma casa em São Paulo. Caso o valor da casa que você pretendem adquirir seja maior que o valor da casa vendida, você consegue financiar o valor restante.

  22. Kah Teixeira disse:

    Ola gostaria de saber se quem trabalha autônomo, tipo manicure , cabeleireira pode fazer o financiamento?

    1. Ana Paula disse:

      Olá Kah, tudo bem? Com seu extrato bancário é possível comproval a renda e conseguir um financiamento. Aproveite para conversar com nosso consultor online que ele irá lhe passar todas informações necessárias para um financiamento.

  23. moabe disse:

    Olá,a partir de quanto a caixa pode financiar e quanto o comprador pode dar de entrada para comorar uma casa.

    1. Ana Paula disse:

      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda.

  24. Claudia T Flores disse:

    Boa noite,
    Venho por essa pedir contato comigo para que eu possa estar financiando um imóvel.
    Cláudia T Flores

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Cláudia, tudo bem?
      Por favor, entre em contato com nosso consultor online!

      Abraços.

  25. Márcio disse:

    Ola tudo bem?
    Como faço pra conseguir comprar um imóvel, pois ganho um salário mínimo?
    Todas as opções!
    Obrigado!

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Márcio, tudo bem?
      Converse com nosso consultor online e faça uma simulação com ele para você ver se sua renda dará para comprar um apartamento, qual o possível valor das prestações e até o valor do subsídio que o governo pode te dar…

  26. Livia disse:

    Minha mãe quer financia uma casa em um condomínio ela quer financia pela caixa como agente faz???

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Livia, tudo bem?
      Converse com nosso consultor online e faça uma simulação com ele para você ver se sua renda dará para comprar um apartamento, qual o possível valor das prestações e até o valor do subsídio que o governo pode te dar…

  27. Joailton costa araujo disse:

    Gostaria de saber mas de como adquirir um imóvel pela caixa

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Joailton, tudo bem?
      Quais são suas dúvidas? Você pode entrar em contato conosco através do nosso consultor online! 🙂

  28. Eliane de Oliveira Guerra disse:

    Quero quitar o meu apartamento pela caixa, o valor restante que pago será o mesmo que financiei, isto é foi 145.000,00, paguei 75.000,00 , qto falta é 60.000,00?

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Eliane, tudo bem?
      Com base nos números que você me passou, o valor faltante é de R$70.000,00.
      Abraço.

  29. renato disse:

    sou professor contratado “tenho vínculos empregatício com o estado apenas 10 meses por ano. eu consigo um financiamento pelo minha casa minha vida?

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Renato.
      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda. Aí você saberá se consegue financiar um imóvel no valor de seu interesse e ainda te dará uma previsão de quanto será suas parcelas e te indicará imóveis disponíveis pra venda.

  30. Eduarda disse:

    Olá, já tentei comprar duas vezes apartamento pelo Minha Casa Minha Vida, ganho 1700,00 por mês e pago aluguel, porém a caixa não está liberando os 80% porque???

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Eduarda.
      Por favor, entre em contato com um de nossos consultores online através do chat para que possamos descobrir onde está o problema.

      Abraços.

  31. Suely Monsores Valverde disse:

    Eu recebo 3200 reais .Minha filha recebe pelo INSS1500 posso juntar pra financiar minha casa

    1. Ana Paula disse:

      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda. Aí você saberá se consegue financiar um imóvel neste valor e ainda te dará uma previsão de quanto será suas parcelas e te indicará imóveis disponíveis pra venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *