7 dicas para aprimorar a segurança de seu apartamento!

7 dicas para aprimorar a segurança de seu apartamento!

A violência sempre foi um problema comum nos grandes centros urbanos e, no Brasil, a atual crise econômica só contribuiu para agravar esse problema. Por essa razão, aprimorar a segurança de seu apartamento é fundamental para garantir sua tranquilidade.

Com algumas atitudes simples, é possível impedir ou diminuir as chances de que alguém invada sua propriedade e coloque em risco a segurança da sua família. Quer descobrir como fazer isso? Então não perca este post!

Engaje os moradores

O primeiro passo para aprimorar a segurança de seu apartamento é ter uma boa conversa com sua família e, quando possível, com os outros moradores do edifício. É interessante ressaltar e repassar as normas de segurança do condomínio e explicar quais atitudes podem ajudar a evitar problemas.

Explique para seus filhos que jamais devem abrir a porta para estranhos e que não devem autorizar a entrada de pessoas desconhecidas pelo interfone. Converse com o síndico e solicite uma reunião de condomínio para discutir o tema. Manter o prédio livre de ataques é um interesse de todos.

Instale alarmes

Alarmes são indispensáveis para edifícios que desejam proporcionar segurança para os seus moradores. Eles são muito comuns em países de primeiro mundo e, por essa razão, o número de arrombamentos e assaltos é muito menor.

Além do aviso sonoro, muitos desses aparelhos contam com botões de pânico, que acionam a polícia em caso de perigo ou emergências. Com um excelente custo benefício, eles podem ser instalados em locais estratégicos ou até mesmo levados no bolso dos usuários.

Exiba sua proteção

Não basta instalar suas proteções: é preciso deixar claro que elas existem. Compre sinais ou decalques para anunciar que você conta com um sistema de segurança no local. Pode parecer uma coisa boba, mas esses avisos desestimulam invasores, que preferem alvos mais fáceis e menos arriscados.

O truque é colocar os adesivos em portas e janelas, deixando-os bem visíveis para qualquer pessoa mal-intencionada.

Invista no interfone

O interfone é uma ferramenta muito comum nos condomínios, mas poucas pessoas param para pensar sobre sua real importância. Além de avisar sobre a chegada de visitas, ele permite que os moradores alertem os porteiros sobre possíveis situações perigosas dentro do edifício ou da própria unidade.

Por essa razão, é interessante contar com interfones modernos, que tenham visores e não apresentem problemas de funcionamento. Se você não puder mudar o seu individualmente, tente conversar com o síndico, ressaltando o valor de contar com um aparelho funcional e atualizado.

Tenha boas fechaduras

Se uma pessoa tentar invadir a sua propriedade, uma boa fechadura pode ser o artigo que a manterá do lado de fora. Não economize nesse item. Maçanetas, chaves e ferrolhos devem ser de excelente qualidade, com força suficiente para evitar um arrombamento.

Teste-as nas lojas do ramo e, na dúvida, procure investir em marcas conhecidas e consolidadas no mercado.

Instale câmeras

As câmeras de monitoramento já são bastante comuns nos condomínios brasileiros e ajudam a aprimorar a segurança de seu apartamento. Existem versões que vão desde preços mais suaves até quantias bem robustas. No entanto, contar com algum modelo já ajuda a evitar problemas.

O ideal é colocá-las em locais estratégicos, como portaria, entrada de serviço, garagem e elevadores. Muros e outros acessos também devem contar com uma boa vigilância. Imóveis novos ou na planta geralmente já têm esse sistema.

Tome cuidado com a rotina

Por fim, você deve ter cuidado com a rotina. Evite atrair assaltantes com exibições de riqueza ou ostentação. Se você mora em uma região perigosa, é interessante fazer trajetos diferentes e observar movimentações estranhas antes de entrar no edifício.

Alguns moradores estabelecem códigos com os porteiros para avisar se tudo está correndo bem. Essa é uma boa ideia para alertar rapidamente sobre alguma situação de perigo e orientá-los a buscar ajuda o quanto antes.

Essas são nossas 7 dicas práticas para aprimorar a segurança de seu apartamento! Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso blog e não perca nossas dicas para decorar apartamentos pequenos!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

5 comentários em “7 dicas para aprimorar a segurança de seu apartamento!”

  1. Antônio jossimar Pinheiro disse:

    Ok

  2. janete disse:

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *