Como avaliar a segurança do imóvel antes da sua compra?

Como avaliar a segurança do imóvel antes da sua compra?

Um estudo divulgado pela ONG mexicana “Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública e Justiça Penal” mostrou quais são as 50 cidades mais violentas do mundo. Infelizmente, o Brasil aparece 19 vezes, correspondendo, sozinho, por 38% desta lista. Estamos longes de ser um país perfeito, todos sabemos disso, entretanto, seja por valorizar nosso clima, pela nossa cultura ou por não abrir mão de ter família e amigos por perto, para muitos não há lugar melhor para se morar e ser feliz de verdade do que nossa pátria.

Diante dessa realidade, não podemos negar que o aspecto segurança possui relevância fundamental para comprar um imóvel. Pensando nesta questão, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a avaliar este importante aspecto antes de fechar o negócio e realizar a compra de um imóvel. Confira!

Localização

A segurança da região onde o imóvel está localizado é tão importante quanto a segurança do próprio imóvel em si. Desta forma, passe pelo local tanto em dias úteis quanto durante um final de semana e, se possível, em diferentes horários, pois assim você terá uma pequena noção da movimentação, patrulhamento policial do local e outros aspectos não apenas em dias úteis, mas também em dias em que o comércio está mais inativo e o fluxo de pessoas é menor.

Se julgar necessário, pergunte aos vizinhos do imóvel, eles podem ser uma excelente e fidedigna fonte deste tipo de informação e lhe passarão alguns dos pontos fortes e fracos da região, como existência de algum vigia na rua, por exemplo.

Segurança do imóvel

Ao visitar o imóvel, preste atenção à maneira como você foi abordado na portaria e no quão fácil foi o acesso para você, que não é morador. Alguns edifícios optam por colocar um porteiro apenas no período da noite, mas ao contrário do que possa parecer, muitos arrombamentos e roubos à imóveis acontecem em plena luz do dia, sendo a melhor opção sempre contar com este tipo profissional nos dois turnos.

Além disso, fique atento não apenas com a presença, mas também ao funcionamento de cerca elétrica, sistema de vigilância e monitoramento e etc. Alguns edifícios instalam estes aparelhos, porém não os colocam para funcionar, deixando que eles exerçam função apenas de desencorajar a ação de criminosos.

Outras opções

Por fim, talvez nenhuma de nossas dicas se aplique ao seu cotidiano, tornando-se, assim, extremamente importante pensar em opções de segurança que irão de encontro ao seu estilo de vida ou que se encaixem nas necessidades que são geradas especificamente no bairro onde o imóvel em questão está localizado.

Vamos dizer que constantemente você sai de casa e, quando já está longe, começa a se perguntar se lembrou de trancar a porta? Identificou-se, não é mesmo? Pois fique tranquilo, você não está sozinho nessa. Felizmente, um smartphone com acesso à internet e uma fechadura eletrônica podem lhe cair como uma luva, permitindo que você tranque sua casa de onde estiver através de um aplicativo, e tudo isso sem excluir a opção convencional de utilização de uma chave física.

Costuma viajar frequentemente e não consegue se despreocupar por deixar o imóvel vazio? Você pode investir em um monitoramento eletrônico por câmeras e, também através de seu smartphone, conferir rapidamente se está tudo dentro dos conformes no seu imóvel, afinal, seja uma viagem a trabalho ou a lazer, você deve focar-se o máximo possível somente neste objetivo para que ela seja proveitosa.

Sempre esteja atento a segurança do imóvel antes de realizar a compra. Não se preocupar com a segurança, questões econômicas, entre outras coisas, pode gerar problemas quando já estiver comprado seu imóvel, e ninguém quer isso, certo?

Falando em questões econômicas, se está pensando em realizar a compra de um imóvel, mas está cauteloso em relação a atual situação econômica do país? Confira 4 benefícios de comprar um imóvel na crise!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

3 comentários em “Como avaliar a segurança do imóvel antes da sua compra?”

  1. Filipe disse:

    Hoje em dia está tão difícil comprar um imóvel, mas é bom pesquisar sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *