Quanto posso economizar comprando um imóvel na planta?

Quanto posso economizar comprando um imóvel na planta?

Muita gente ainda tem suas dúvidas sobre a segurança de comprar um imóvel na planta, afinal, existem mesmo alguns riscos como atrasos na obra ou outros impedimentos, por exemplo. Mas é importante lembrar que esses riscos são quase nulos quando você opta por uma construtora séria, com experiência no mercado e que já ganhou a confiança dos consumidores.

Superada essa desconfiança inicial, saiba que essa decisão carrega muitas vantagens, desde poder escolher qual apartamento melhor atende a suas necessidades até a melhor de todas elas: o preço. Economizar comprando um imóvel na planta é uma realidade! Veja só:

Preço e valorização do imóvel

O principal ponto positivo de se comprar um imóvel na planta não poderia ser outro. Levando em consideração as correções financeiras, depois de pronto, um imóvel comprado na planta costuma atingir uma valorização total de 30% de seu valor inicial (em média). Ou seja, se o valor que você assinou em contrato foi de 300 mil, por exemplo, no momento em que você recebe as chaves do seu imóvel já é de cerca de 390 mil — você pode enxergar isso como 30% de valorização do seu bem ou como 30% de desconto no valor de compra do seu imóvel, os dois pontos de vista são verdadeiros.

Pré-lançamento

O lançamento de um empreendimento imobiliário costuma ser muito mais uma ação de marketing do que um marco inicial das vendas propriamente dito. Na realidade, é bem possível que esses imóveis já estivessem disponíveis cerca de 1 ou 2 meses antes dessa data. Verifique se o estande de vendas já foi montado ou se já há uma parceria com alguma corretora, pois comprar no pré-lançamento pode representar uma economia real de cerca de 5% do valor total do apê!

Entrada

Financiamentos de imóveis prontos costumam ser feitos apenas mediante o pagamento de entradas de cerca de 10% a 20% do valor do imóvel, já para imóveis na planta, essa taxa sobe para 30%. Ainda assim, o valor real desembolsado no pagamento da entrada de um apartamento na planta é menor por dois motivos: o primeiro é porque, como dissemos no primeiro tópico, o valor do imóvel é menor; já o segundo motivo trata-se da opção que o você tem de diluir parte do valor da entrada nas parcelas do financiamento, que serão pagas antes do imóvel ser entregue.

Antecipação de parcelas

Durante o período de construção do imóvel, o cliente costuma pagar, em média, cerca de 30% do valor total, sendo necessário financiar os outros 70%. Quanto maior for o caixa inicial da construtora, menor será a quantia que ela também precisará pegar emprestado para construir e menores serão os juros que ela terá de pagar por isso. Sendo assim, quanto mais parcelas você puder antecipar, maior será seu poder de barganha para obter mais descontos que, em média, podem chegar até a 20% do valor do imóvel. Além disso, como o percentual a ser financiado também será reduzido por causa da antecipação das parcelas, você economiza também nos juros.

Manutenções e acabamentos

Como o apartamento será novinho em folha, os riscos de ter algum tipo de problema com encanamentos ou sistemas elétricos, por exemplo, é muito pequeno — o que significa uma economia boa em manutenção. Além disso, você pode escolher opções de acabamentos específicas sem precisar pagar a mais por isso, o que já dispensa os custos de uma redecoração futura!

Quer mais informações para realizar o sonho da casa própria? Assine nossa newsletter e confira mais posts com informações e dicas bem legais para você!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

3 comentários em “Quanto posso economizar comprando um imóvel na planta?”

  1. Ana Jatoba disse:

    que estados vcs estão?

    1. Ana Paula disse:

      Olá Ana! Acesse o site principal da MRV para conhecer as opções de imóveis: https://www.mrv.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *