4 dicas para não ter problemas na hora de comprar um imóvel

4 dicas para não ter problemas na hora de comprar um imóvel

A aquisição de uma propriedade deve ser um momento de alegria e felicidade para qualquer pessoa. Entretanto, é preciso ter em mente que essa é uma situação que requer cuidados importantes, e é preciso conhecer algumas dicas para não ter problemas na hora de comprar um imóvel.

Como essa é uma transação que envolve valores elevados, qualquer erro ou falta de atenção pode trazer sérios prejuízos para o orçamento do comprador ou algum arrependimento no futuro.

Quer evitar que isso aconteça com você? Continue a leitura e confira as principais dicas para não ter problemas na hora de comprar um imóvel!

1. Pesquise tanto quanto puder

O primeiro passo na hora de comprar um imóvel é pesquisar tanto quanto você puder. Isso porque nós sabemos que o mercado imobiliário brasileiro experimentou muitas mudanças nos últimos anos e isso fez com que mesmo o preço de unidades muito parecidas variasse consideravelmente.

Dessa forma, quem tiver um pouco de paciência e olhos atentos pode economizar um bom dinheiro. Além de contar com a ajuda do corretor, não hesite também em ler os classificados dos jornais e de ficar ligado nos portais imobiliários, que costumam ter alguns anúncios feitos diretamente pelo vendedor.

2. Compare os financiamentos

Outro fator importante para não ter problemas na hora de comprar um imóvel é conhecer bastante quais são as características do financiamento que utilizará para pagar a unidade. Cada modalidade e cada instituição bancária tem suas próprias exigências, taxas e benefícios, de forma que compará-los pode trazer melhores oportunidades.

Analise, por exemplo, as taxas de juros oferecidas e os tipos de amortização. Faça simulações em todos os bancos para encontrar as melhores alíquotas e fique atento especialmente no que diz respeito ao CET, que é o custo efetivo total. Assim você sabe ao certo quanto pagará e evita o risco de uma surpresa desagradável.

3. Faça uma vistoria detalhada

Outro item fundamental para quem deseja investir em um imóvel é fazer uma vistoria detalhada antes de fechar negócio. Essa é uma atitude bastante comum, principalmente em unidades usadas, pois não é incomum que os moradores não façam uma manutenção preventiva adequada ou mesmo que o passar do tempo cobre o seu preço.

Tenha olhos especialmente atentos, por exemplo, para a parte elétrica. Um quadro de energia desatualizado pode custar uma boa quantia em dinheiro para que você adapte para as necessidades de uso atuais. O sistema hidráulico também merece atenção: vazamento e infiltrações podem ser uma tremenda dor de cabeça.

4. Verifique a existência de dívidas

Você sabia que, a partir do momento que você se tornar proprietário de um imóvel, a quitação de qualquer dívida preexistente passa a ser sua? Sendo assim, não é nenhuma surpresa que seja necessário verificar detalhadamente se o antigo proprietário quitou todas as pendências ou se ainda existe algo em aberto que precisa ser pago.

Mesmo a taxa de condomínio ou o IPTU passam a ser sua responsabilidade. Portanto, é de grande importância que você exija todas as certidões negativas de débitos e que elas constem na proposta de compra ou no contrato, inclusive prevendo a possibilidade de reter alguns pagamentos ao vendedor enquanto houver algo em aberto.

E aí, já está pronto para comprar um imóvel? Quer continuar informado sobre as melhores oportunidades do mercado imobiliário? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

4 comentários em “4 dicas para não ter problemas na hora de comprar um imóvel”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *