Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Apartamento em construção: vale a pena investir?

Apartamento em construção: vale a pena investir?

O mercado imobiliário do Brasil é, historicamente, uma alternativa muito interessante para quem deseja aplicar o próprio dinheiro em um segmento com grande segurança e boas perspectivas de valorização, mesmo quando a economia não vai tão bem. Por isso, entender se vale a pena investir em um apartamento em construção pode ser muito interessante.

Unidades na planta apresentam diferenciais importantes e, exatamente por ainda estarem na fase de obra, isso confere aos interessados um excepcional poder de barganha, uma vez que a construtora é diretamente interessada em fechar o negócio e capitalizar o empreendimento. Continue lendo e conheça algumas vantagens.

Possibilidade de personalização

Para muitas pessoas, a possibilidade de personalização é uma das grandes razões para investir em um imóvel na planta. Ao contrário do que ocorreria em uma unidade antiga, você e seus familiares têm a prerrogativa de adaptar o local e os cômodos aos seus gostos, demandas e necessidades, dentro das opções que a construtora oferece.

No entanto, quando o empreendimento ainda está na fase de obras, é bem comum que boas escolhas sejam oferecidas ao futuro proprietário. É possível escolher diferentes tipos de piso, mudar as cores dos ambientes, solicitar a instalação de bancadas e, dependendo da planta, até retirar ou reposicionar paredes.

Instalações muito mais modernas

Instalações muito mais modernas

Muitas pessoas não pensam sobre isso, mas os imóveis mais antigos, na maioria das vezes, não estão em perfeita sintonia com as necessidades da maior parte das famílias. Com um apartamento em construção, isso não ocorre, pois fatores que antes não seriam considerados serão bem observados nesse tipo de empreendimento.

Na prática, você ganha uma integração de espaços e mais vagas na garagem. Outra questão relevante é sobre o uso muito maior de aparelhos elétricos e eletrônicos. Unidades na obra terão, por exemplo, mais pontos de tomadas disponíveis, colocados em locais estratégicos, como próximo das camas e até mesmo em banheiros. 

Segurança com a documentação

Você sabia que uma das grandes vantagens de um apartamento em construção é que esse tipo de imóvel conta com muito mais segurança com a documentação? Isso ocorre porque, em uma unidade totalmente nova, a papelada tende a ser cristalina, sem chances de oferecer alguma dor de cabeça no futuro para quem fizer a aquisição.

Enquanto casas e apartamentos antigos têm problemas com impostos não quitados, tributos em aberto, taxas condominiais atrasadas, disputas de herança e, até mesmo, o risco de não poderem estar à venda por questões judiciais, a própria construtora já conta com as devidas autorizações e legalizações para negociar as unidades em obra.

Excelentes condições de pagamento

Excelentes condições de pagamento

Um dos motivos que mostra que vale a pena investir em um apartamento em construção é que, como dissemos, as construtoras não hesitam em oferecer boas condições de pagamento. É possível, por exemplo, parcelar a entrada, algo que não é viável por meio de um financiamento bancário tradicional que não se enquadre em programas habitacionais.

Isso é um grande alívio para as finanças, pois nem sempre é simples juntar os 30% exigidos para dar de entrada o que a maioria dos bancos exige para as propriedades que serão financiadas. Com um imóvel na planta, você pode dividir a quantia em algumas parcelas com a própria construtora e, dependendo do caso, é possível quitar o valor até o final da obra.

Preços mais acessíveis do mercado

Você já deve estar atraído por uma negociação de um apartamento em construção por conta dos inúmeros benefícios que estamos mostrando. Entretanto, vale ressaltar que, até mesmo do ponto de vista financeiro, as vantagens vão além das boas condições de pagamento. Acredite se quiser: um imóvel novo na planta pode ter um preço muito acessível.

Quando comparados com unidades tradicionais e antigas, a vantagem fica mais visível. As construtoras são bem flexíveis nesse quesito e, como o empreendimento ainda está sendo erguido, os valores são mais baixos, o que pode ser ideal para quem está pensando como investidor ou mesmo para quem apenas não quer gastar tanto.

Mais prazo para fazer a mudança

Para algumas pessoas, o tempo necessário para a finalização da obra pode ser um ponto negativo quando pensamos em um apartamento na planta. No entanto, é possível ver essa questão por outro prisma, uma vez que, como você só receberá as chaves ao final da construção, você ganha um tempo muito maior para programar a sua mudança.

Isso é bastante relevante, especialmente se você tem filhos, pois ir de um lugar para outro pode ser muito mais do que apenas arrumar as malas, embalar os móveis e contratar uma transportadora. É preciso observar muita coisa, como uma boa escola das crianças, conhecer os novos trajetos para o trabalho, etc. É muito melhor que tudo isso seja feito sem pressa.

Criação de um bom patrimônio

Criação de um bom patrimônio

Por fim, não podemos deixar de falar que um apartamento em construção oferece a chance de criar um bom patrimônio para você e a sua família. Como dissemos antes, o setor de imóveis é muito seguro no Brasil e costuma passar bem até pelos mais intensos momentos de crise, o que é ainda mais vantajoso para quem está pensando em médio e longo prazos.

No mercado imobiliário, você aplicará seus recursos em um investimento certeiro, visto que propriedades quase nunca perdem valor, exceto em situações muito específicas do setor. Em tempos de instabilidade econômica, essa é uma opção experimentada e robusta, sobretudo para quem não entende de mercado de ações ou tem medo de arriscar.

Como você pôde ver, um apartamento em construção é uma escolha certeira para você direcionar o seu dinheiro e, de quebra, viver em um local com instalações novas e por um preço que você consegue pagar. Além disso, é uma oportunidade de investimento que pode trazer excelentes frutos no futuro.

Gostou de aprender mais sobre a possibilidade e as vantagens de comprar um apartamento em construção? Então que tal conferir nosso outro post mostrando quanto guardar por mês para comprar um imóvel?

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *