Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quem pode usufruir do Caixa Habitação?

O desejo de investir em imóveis é comum para boa parte das pessoas do Brasil, visto que é uma aquisição que pode trazer muito mais segurança para a rotina e tranquilidade para a vida financeira. No entanto, nem todos têm condições de pagar à vista e, por isso mesmo, preparamos este post mostrando quem pode usufruir do Caixa Habitação.

Os subsídios e programas do Governo podem ser a única alternativa para muita gente, em função das boas condições e taxas de juros mais baixas que oferecem, desde que o solicitante se encaixe dentro das regras exigidas para cada modalidade. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto.

Afinal, o que é o Caixa Habitação?

O Caixa Habitação está relacionado com os sistemas de financiamento habitacional oferecidos pela Caixa Econômica Federal (CEF), que é o maior fornecedor de crédito para o segmento no Brasil. Os programas consistem na concessão de um valor determinado, com a finalidade de manter o processo de aquisição de moradias um bem mais acessível para a população.

O App Caixa Habitação, inclusive, traz maior praticidade para o processo e disponibiliza diversos recursos interessantes, como a simulação das prestações, da entrada, a solicitação do empréstimo, avaliação, o acompanhamento e a manutenção dos contratos de financiamento imobiliário, por meio do autoatendimento e sem a necessidade de deslocamento às agências.

Como funcionam os programas habitacionais da Caixa?

Como funcionam os programas habitacionais da Caixa?

Os programas habitacionais da Caixa funcionam mais ou menos da mesma forma, independentemente dos grupos ou do próprio sistema oferecido no momento. O Governo Federal destina uma verba para cidadãos que se enquadrem em uma determinada faixa de renda, oferecendo condições mais vantajosas para reduzir as prestações do financiamento.

Isso quer dizer que, na prática, com o financiamento habitacional da Caixa, a pessoa gastará menos dinheiro e contará com prazos extensos, além de parcelas menores. Trata-se de um excelente auxílio para ajudar quem deseja adquirir uma propriedade e, em linhas gerais, quanto menor a renda familiar, maiores serão os benefícios oferecidos.

Quem pode usufruir do Caixa Habitação?

De uma maneira geral, poderá usufruir do Caixa Habitação qualquer brasileiro ou pessoa com visto de residência permanente em nosso país, que seja maior de 18 anos ou emancipado depois dos 16, além de não ter nenhuma restrição de nome nos órgãos de proteção ao crédito. Também é necessário ter e comprovar uma fonte de renda.

Com isso, é possível solicitar uma análise de crédito para ter acesso aos programas de financiamento da CEF. A contratação pelo banco digital pode ser feita por meio do App Caixa Habitação, pelo qual os usuários podem ter acesso a um serviço interativo, que abrangerá todas as fases do financiamento, desde o cadastro até a aprovação final.

O cliente poderá acompanhar, direto do seu smartphone, todas as etapas do seu processo e, se for o caso, até mesmo resolver eventuais pendências pelo aplicativo. Findados os trâmites na plataforma digital, basta se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal designada, para proceder com a assinatura do contrato.

Para começar o processo, é muito simples: basta fazer o download do App, fazer a simulação de crédito e escolher a opção que apresente as melhores condições. Você poderá ajustar o valor de entrada, os prazos, o indexador das taxas de juros, o sistema de amortização favorito e até mesmo a parcela máxima pretendida.

Na sequência, o usuário faz o seu cadastro e fornece os dados sobre a cidade do imóvel e o seu valor. Até mesmo o envio dos documentos necessários à operação é feito pela plataforma digital e é o cliente que escolhe a agência física para assinar o acordo final. Basta ir acompanhando e verificar o resultado da solicitação.

Quais as vantagens de financiar com a Caixa?

Quais as vantagens de financiar com a Caixa?

Não é novidade para ninguém que o financiamento pela Caixa Econômica Federal é um dos mais vantajosos no Brasil, especialmente se o requerente se enquadrar em uma das faixas dos programas habitacionais do Governo Federal. Isso confere condições de pagamento bastante interessantes, de acordo com a faixa de renda do cidadão.

Em um empréstimo de valor tão elevado e com prazos tão extensos, taxas de juros mais baixas garantem um tremendo desconto. Vale lembrar que, de acordo com as regras do novo Programa Casa Verde e Amarela, é possível contar com o dinheiro para compra, reforma ou até mesmo a regularização de propriedades.

Falando do App Caixa Habitação propriamente dito, os benefícios estão amplamente ligados à praticidade e segurança, visto que o usuário poderá fazer a simulação do financiamento habitacional, enviar a solicitação de forma digital e acompanhar seu contrato a qualquer hora, em qualquer lugar, com poucos cliques.

Além disso, ele poderá efetuar alterações nas datas de vencimento, consultar os demonstrativos legais vinculados ao acordo, resolver eventuais pendências documentais, consultar a quantia atualizada para liquidação, simular a utilização do seu FGTS, além de incluir ou alterar os dados da sua conta, quando necessário.

Quais são as regras do financiamento com a Caixa?

No atual momento, o Programa Habitacional disponibilizado pelo Governo Federal é o Casa Verde e Amarela, que veio em substituição ao Minha Casa Minha Vida. Essa opção não divide os beneficiários em faixas como o antigo, mas sim em três grupos, prevendo taxas de juros mais baixas para moradores da região Norte e Nordeste.

O chamado Grupo 1 é destinado para famílias que tenham rendas mensais abaixo de dois mil Reais, enquanto o 2 inclui as que estejam na faixa entre dois e quatro mil Reais e o 3 até sete mil Reais. Além da compra de imóveis, pode haver liberação de crédito para a realização de reformas ou mesmo para a regularização fundiária.

Como você pôde ver, os programas habitacionais da Caixa podem ser o caminho perfeito para quem deseja comprar, reformar ou legalizar uma propriedade. Com o uso do aplicativo, você ganha privacidade, entende as parcelas, sabe quanto precisa guardar por mês e pode se programar com muito mais facilidade.

Gostou de aprender quem pode usufruir do Caixa Habitação? Então, que tal conferir nosso outro post aqui no blog com dicas para comprar um imóvel na planta?

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *