Caixa Habitação: saiba como financiar o seu imóvel

Caixa Habitação: saiba como financiar o seu imóvel

Conquistar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, seja pela segurança em deixar o aluguel no passado, seja para iniciar uma vida em família. Por isso, a Caixa Habitação é uma ótima opção para auxiliar em uma etapa tão importante.

Estamos falando do financiamento imobiliário oferecido pela Caixa Econômica Federal, que funciona a partir de regras simples: quem usa esse serviço não se arrepende e garante a aquisição da casa ideal.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda como financiar o seu imóvel.

O que é o financiamento imobiliário?

O que é o financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é um crédito oferecido para a compra de casas, apartamentos ou terrenos. Ele nada mais é do que um empréstimo, em que o banco paga o imóvel e a pessoa que pediu o financiamento passa a dever à instituição.

Para quitar essa dívida, o valor é dividido em diversas parcelas. Na Caixa Habitação, o período máximo do financiamento é de 35 anos, então é possível contar com parcelas não tão pesadas no bolso durante esse período.

Esse serviço também oferece diferentes tipos de financiamento, justamente para auxiliar quem deseja adquirir a casa própria. Depois de combinadas as condições do empréstimo, é feito um contrato para proteger todas as partes envolvidas na compra do imóvel.

Quais são as opções de financiamento oferecidas pela Caixa?

Quais são as opções de financiamento oferecidas pela Caixa?

A maioria das pessoas pensa que o financiamento só é possível para a compra de imóveis novos, mas isso não é verdade. A Caixa fornece diferentes opções na área imobiliária, facilitando a compra da sua casa dos sonhos. Veja quais são elas abaixo.

Imóvel novo ou usado

Independentemente de serem novos ou usados, a Caixa pode financiar casas ou apartamentos. Nessa opção, o prazo para pagamento é de 35 anos: isso quer dizer que a pessoa deve quitar sua dívida dentro do período definido, mas pode desembolsar valores mensais mais altos se quiser diminuir esse tempo.

Também é importante ter em mente que o valor da parcela pode ser de até 30% da renda bruta da família. A possibilidade de usar parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar o financiamento é mais uma facilidade. Bem interessante, não?

Construção

É possível realizar um financiamento da Caixa em dois casos de construção de imóvel. Um deles envolve a compra de um terreno e o outro se refere à construção em um lote já adquirido.

Na primeira situação, o terreno deve contar com infraestrutura completa saneamento básico, energia elétrica e vias de acesso são requisitos essenciais. Já para a construção em um terreno adquirido, a pessoa que solicita o financiamento precisa apresentar a escritura definitiva do bem.

Imóvel comercial

Também é possível solicitar o financiamento para imóveis comerciais, como salas, galpões ou terrenos, além da construção e comercialização de empreendimentos imobiliários.

Quem pode financiar?

Quem pode financiar?

A Caixa tem alguns requisitos para fornecer o financiamento imobiliário. Por isso, se você deseja solicitar um empréstimo para a compra da casa própria, confira quais são os itens necessários:

  • ser brasileiro ou contar com visto permanente;
  • ser maior de 18 anos ou emancipado, com 16 anos já completos;
  • comprovar capacidade civil e de pagamento da dívida;
  • apresentar nome limpo perante os serviços de proteção de crédito.

Além de todas as características acima, o imóvel a ser financiado deve cumprir uma exigência relacionada à localização. É preciso que esteja no mesmo município em que a pessoa já tenha residência comprovada há mais de um ano ou onde o futuro dono do imóvel trabalhe.

Se você deseja financiar um imóvel pela Caixa, fique atento a todos os requisitos antes de solicitar o empréstimo. Como a instituição financeira pode negar o serviço, é melhor cumprir todo o check list de forma prévia.

Quais são os documentos necessários?

Quais são os documentos necessários?

Os documentos solicitados pela Caixa servem para comprovar a identidade e a renda de quem pede o financiamento. Por isso, todos eles devem ser apresentados — em caso negativo, a instituição pode não conceder o financiamento. Veja quais são:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de identidade ou documento profissional de órgãos classistas, como OAB ou CRM;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • comprovante de estado civil, como certidão de casamento, união estável ou certidão de nascimento;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de renda, a partir do holerite, pró-labore ou declaração do Imposto de Renda;
  • extrato do FGTS (caso a intenção seja usar esse saldo no financiamento imobiliário);
  • carteira de trabalho, quando o trabalhador é assalariado.

Junte os documentos e fique atento à data de validade de cada um, considerando que são essenciais para a aprovação no financiamento da Caixa.

Qual é o passo a passo para comprar um imóvel?

Qual é o passo a passo para comprar um imóvel?

Vamos ao passo a passo para comprar um imóvel? A seguir, você também verá como solicitar o seu financiamento.

Escolha o imóvel

O primeiro passo é escolher o imóvel, considerando que ele deve ser apresentado à Caixa no momento em que você for pedir o financiamento. Por isso, faça uma pesquisa e escolha a casa ou o apartamento mais adequado à sua família.

Faça uma simulação

Depois de definir o imóvel, você pode acessar o site da Caixa para fazer uma simulação. Essa ferramenta permite verificar as parcelas a serem pagas, as taxas do empréstimo e o prazo de pagamento.

Apresente a documentação necessária

É preciso juntar e apresentar toda a documentação necessária à Caixa. Use o check list deste artigo e tenha todos os documentos em mãos.

Aguarde a pré-aprovação

A Caixa leva em torno de cinco dias para dar a primeira resposta ao cliente fase chamada de pré-aprovação. Com essa resposta, você também recebe alguns detalhes sobre o financiamento, como valor de entrada e prazo para pagamento.

Espere a avaliação do imóvel

Como próximo passo, a Caixa avalia o imóvel e os documentos do vendedor, para conferir se todos os detalhes cumprem os requisitos legais do financiamento. Essa avaliação costuma ficar pronta em 15 dias.

Assine o contrato

No caso de uma avaliação positiva, o contrato será preparado. Depois da assinatura do documento, comemore: o seu financiamento deu certo!

Entender como funciona o financiamento da Caixa Habitação é essencial para quem deseja usar essa ferramenta. Aproveite nossas dicas e tenha sucesso ao solicitar seu financiamento.

Gostou das informações apresentadas em nosso post? Veja agora um artigo com ótimas dicas para comprar um apartamento.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *