Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como escolher a construtora para comprar apartamento?

Como escolher a construtora para comprar apartamento?

Sair do aluguel e ter um lugar para chamar de seu é o grande objetivo de vida de milhares de pessoas, que economizam e se preparam para a compra do tão sonhado apartamento. E agora que você está pronto para o próximo passo, é preciso pesquisar muito antes de assinar o contrato de compra de um apartamento, seja na planta ou em construção.

Você sabe como escolher a construtora certa para realizar o seu sonho da casa própria? Sabe quais pontos deve verificar antes de assumir esse compromisso? Veja tudo o que é preciso saber sobre a construtora antes de tomar essa importante decisão:

Conheça a construtora

A compra de um apartamento é algo que irá te comprometer financeiramente durante anos, portanto, é preciso haver confiança para que essa relação seja satisfatória e segura. Para isso, é indispensável conhecer o passado da construtora. Você certamente não compra um carro ou qualquer outro produto de valor antes de pesquisar muito e testar. Com um imóvel não pode ser diferente!

Além de visitar o apartamento que pretende comprar caso ele já esteja pronto, procure conhecer de perto outros imóveis da construtora e, se possível, conversar com moradores para saber sobre a qualidade do prédio. Procure saber com compradores mais antigos se a construtora costuma cumprir os prazos que foram estabelecidos no contrato.

Vá ao local do empreendimento pessoalmente

Se você for comprar um apartamento na planta, é indispensável conhecer pessoalmente o local do empreendimento antes de assinar o contrato. Um dos maiores erros de quem compra imóvel na planta é não se preocupar em conhecer o bairro que irá morar futuramente, além das condições do terreno, edificações vizinhas, etc.

É preciso avaliar a estrutura da região também e saber se ela oferece tudo o que você considera importante para você e sua família. Outro ponto a avaliar é o IPTU, procure saber o valor médio para não ter surpresas desagradáveis futuramente.

Analise a maquete

Muitos compradores não fazem ideia da importância de se analisar bem a maquete do empreendimento. A disposição dos apartamentos na maquete é muito relevante para guiar a sua decisão de qual apartamento comprar, pois é através dela que você saberá qual apartamento recebe o sol da manhã ou da tarde, qual vista terá, etc.

Esses são detalhes que podem fazer toda a diferença no futuro, principalmente quanto à valorização do imóvel.

Arquive todos os documentos

Arquive todos os documentos

Se este é o primeiro imóvel que você está adquirindo, com certeza as inseguranças sobre como escolher a construtora são maiores. Portanto, para se sentir mais seguro, arquive qualquer documento que possa te ajudar no processo de aquisição. 

Desde folhetos promocionais, até os e-mails que foram trocados durante as negociações, guarde absolutamente tudo o que envolver a compra do imóvel! Se possível, registre tudo em cartório de registro de títulos e documentos. Parece um trabalho chato, mas isso te resguarda caso precise usar os documentos futuramente.

Fique atento ao seguro

Quando é realizada uma compra de um imóvel na planta, a incorporadora firma um seguro para garantir tanto que o comprador irá pagar quanto que a construtora cumprirá os prazos e a entrega. Porém, se esse seguro estiver apenas no nome da incorporadora e ela não cumprir o prometido, o comprador não recebe a indenização, mas a incorporadora sim. Fique atento às cláusulas do seguro!

Entenda a política de juros

Como você pode notar, há muitos pontos a se analisar para saber como escolher a construtora do seu futuro apartamento. A política de juros é um dos pontos que podem te pegar de surpresa futuramente caso não esteja bem preparado. Algumas construtoras não cobram juros até o momento em que é feita a entrega das chaves.

Porém, após a entrega, começam a cobrar juros sobre todo o valor financiado. Para evitar esse tipo de problema, é necessário incluir no contrato uma cláusula que determina o cancelamento e a devolução do dinheiro caso isso aconteça.

Peça indicação de clientes

Não parece ser uma boa ideia investir em imóveis por meio de uma construtora sem pedir a indicação de antigos clientes da empresa, não é mesmo? Embora isso não seja uma garantia, certamente é uma ajuda poderosa, no sentido de compreender que a instituição é sólida, idônea e teve compromisso com o público nos seus antigos empreendimentos.

Que já fez negócio anteriormente conhece não apenas os processos de venda, como também sabem qual o padrão de qualidade no relacionamento pós-venda. Por isso, pergunte tanto quanto puder, sobretudo sobre como foi a experiência, a disponibilidade para solucionar dúvidas, a organização na documentação, o cumprimento de prazos e assim por diante.

Considere o tempo da construtora

Falamos sobre conhecer o passado e os clientes da construtora, o que é altamente recomendável antes de comprar um imóvel. No entanto, no mercado imobiliário, existe um fator importante relacionado ao tempo de presença no setor, tendo em vista que empresas com má fama sobrevivem muito pouco no setor de construção.

Por outro lado, quem trabalha com qualidade e honra seus compromissos conseguem ter décadas de atividade, sendo um indicativo relevante. Além disso, acaba sendo mais uma maneira de buscar informações sobre a instituição, bem como seus empreendimentos construídos e os projetos executados anteriormente.

Avalie a saúde financeira da empresa

Não dá para escolher a construtora para comprar apartamento sem avaliar a saúde financeira da empresa. Afinal, você estará colocando boa parte de suas finanças ali, não é mesmo? Sendo assim, procure se informar um pouco mais sobre o segmento, pois a relevância econômica do setor faz com que notícias de falências ou inadimplências corram muito rápido.

Para evitar passar por esse tipo de problema, procure saber dos mínimos detalhes. Tente descobrir, por exemplo, se os funcionários estão recebendo em dia, se a organização tem dívidas relevantes com o poder público, se existem protestos de fornecedores ou de bancos. Em suma, analise os aspectos que atestam há condições de honrar os compromissos.

Avalie os prêmios e certificações recebidos

Você pode até não saber disso, sobretudo se a sua área de atuação não tem nada a ver com construção civil ou mercado imobiliário. Entretanto, as construtoras mais bem conceituadas do país, que oferecem um serviço de qualidade para os seus clientes costumam ser bastante reconhecidas pelas instituições que avaliam o segmento.

Com isso, é comum que recebam prêmios e certificações, que podem vir de diversas maneiras. Existem premiações para soluções habitacionais, índice de satisfação de colaboradores e, nos dias de hoje, as que estão relacionadas com o conceito de sustentabilidade. Todas elas são um bom indício de que você estará fazendo um excelente negócio.

Analise o projeto da incorporação

As melhores construtoras do mercado trabalham com o máximo de rigorosidade em seus projetos e, por isso mesmo, fazem tudo o que a legislação vigente sobre o setor exige. Entre as maiores demandas jurídicas, está o projeto de incorporação. Portanto, não conferir minuciosamente tal item é um dos maiores erros que você poderia cometer.

Ele precisará ser aprovado pela prefeitura do município no qual a propriedade estará localizada, devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis local. Trata-se de uma informação pública, ou seja, fácil de ser acessada. Dessa maneira, você checa a integridade da instituição e pode verificar eventuais irregularidades em relação à viabilidade do projeto.

Faça uma comparação entre imóveis

Você sabia que a própria construtora pode servir de base para que você faça uma comparação entre os imóveis do local no qual está interessado? Isso pode ser feito ao traçar um paralelo com as outras instituições do ramo que atuam na mesma região, compreendendo a forma que elas trabalham, a qualidade dos empreendimentos e, logicamente, o preço.

Vale à pena dar uma olhada atenta quanto às formas de pagamento disponibilizadas e as taxas de juros praticadas, além das formas de atendimento. Tudo isso contribuirá para que você escolha a empresa que melhor atende às suas demandas e expectativas sem medo, trazendo mais segurança para o seu investimento.

Vantagens de comprar apartamento na planta

Vantagens de comprar apartamento na planta

Agora que você já sabe como escolher a construtora para comprar apartamento, o caminho para o seu imóvel ficou muito mais simples. No entanto, se você ainda tem dúvidas de que uma unidade na planta pode ser a melhor opção no mercado, confira as vantagens que separamos a seguir.

Condições facilitadas de pagamento

Como dissemos anteriormente, uma das maiores vantagens de comprar um imóvel na planta direto com a construtora é que, uma vez que a empresa é diretamente interessada em fechar o negócio, ela tenderá a oferecer as melhores condições de pagamento possíveis. Em um bem de alto valor agregado, trata-se de um tremendo benefício financeiro.

Com isso, você pode planejar melhor o pagamento das prestações, ter a entrada parcelada até a entrega das chaves ou abater alguns valores com desconto. Como se não bastasse, o preço total costuma ser menor, visto que o empreendimento ainda está na obra. A burocracia é mais simples e o financiamento pode sair mais rápido do que diretamente no banco. 

Personalização e instalações novas

É bem provável que ao pensar em um imóvel na planta, a primeira coisa que venha à sua mente seja que as instalações serão completamente novas. Isso é interessante não apenas por questões de conservação, mas também como uma garantia de que o local estará em sintonia com o estilo de vida moderno, com mais pontos de tomada, distribuição de cômodos, etc.

Além disso, você ainda tem a possibilidade de negociar e solicitar algumas alterações para a empresa. Por estar em fase de obra, as mudanças devem ser mais simples, permitindo que você escolha algumas cores, acabamentos ou até reformas maiores, como derrubar uma parede para ampliar algum ambiente, por exemplo.

Elevado potencial de valorização

Por fim, essa é outra grande vantagem de comprar um imóvel na planta diretamente com a construtora. Além das condições facilitadas e de eventuais descontos no pagamento, você tem a certeza de que a unidade conta com um excepcional o potencial de valorização, especialmente se estiver em áreas em desenvolvimento.

Muitos empreendimentos novos estão sendo feitos em locais que estão recebendo investimentos do setor público e da iniciativa privada, como bairros que não eram tão badalados há alguns anos. Dessa maneira, quem tiver olhos atentos pode lucrar bastante, ainda que essa nem seja sua intenção inicial.

A compra de um apartamento envolve muitos cuidados, desde como escolher a construtora, o local do empreendimento, documentação e idoneidade da empresa. Portanto, não tenha receio de perguntar tudo ao corretor ou representante do empreendimento e de conferir pessoalmente tudo o que for possível. Assim, você garante um processo muito mais tranquilo na hora de realizar o seu sonho!

Ainda tem dúvidas sobre como escolher a construtora certa para comprar seu apartamento? Entre em contato com a gente ou deixe um comentário aqui no blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

2 comentários em “Como escolher a construtora para comprar apartamento?”

  1. Norma disse:

    Eu me sinto insegura para buscar um imóvel porque a construtora pode me passar pra trás. Devo contratar um advogado para me orientar e acompanhar em todo o processo?

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Norma, tudo bem?
      Entendo que a compra de um imóvel é um grande investimento, e por isso precisamos de uma construtora que nos passe segurança para fazer negócio.
      A minha sugestão é que você busque uma construtora que tem história e nome, além de pedir indicação de amigos e familiares que já tiveram experiência com a compra de imóveis.

      Para o que você precisar, pode contar conosco! 🙂
      Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *