Como escolher o melhor bairro para morar? Entenda aqui!

Como escolher o melhor bairro para morar? Entenda aqui!

Saber definir o melhor bairro para morar é algo que pode fazer toda a diferença na hora de comprar um imóvel. Afinal de contas, a escolha do local errado pode tornar qualquer sonho um grande pesadelo.

Pensando nisso, preparamos dicas imbatíveis para você acertar em cheio muito antes de fechar negócio. Confira!

Pense no que você precisa

Quando escolhemos um apartamento novo, pensamos primeiro nos benefícios que vamos encontrar no condomínio e no imóvel.

Porém, é preciso lembrar que também passaremos grande parte do nosso tempo circulando pelos entornos: indo para o trabalho, comprando coisas no mercado, estudando e assim por diante.

Antes de tudo, defina suas prioridades. Você precisa estar próximo do trabalho ou de um bom comércio? É mesmo uma necessidade morar em um bairro com muito agito? Questionar-se sobre isso é o primeiro passo na escolha certa do melhor bairro.

Imagine como é o melhor bairro

Sabendo das suas necessidades, pense nas características que você deseja em um local. Afinal, é preciso gostar de morar nele!

Quer ter uma vizinhança mais amigável? Arquitetura bela? Tranquilidade? Mais importante ainda: quando você visita o bairro, consegue se imaginar morando ali? Algumas perguntas simples fazem toda a diferença!

Planeje seu futuro

Além de pensar no que você precisa no presente, é bom já projetar seus outros planos.

Pretende ter filhos? Adotar um cachorro? Mudar de emprego? Então você terá que levar em conta se existem escolas por perto, se dá para fazer longas caminhadas na região ou se existem parques e praças, por exemplo.

Deixe suas metas e planos futuros bem estabelecidos, assim você evita surpresas ou mudanças frequentes.

Busque pelo perfil do bairro

Conheça bem o que dizem sobre o bairro escolhido, como ele é visto na cidade, qual a história dele e que tipo de pessoas moram por ali. Se você não se sente confortável com pessoas de um perfil diferente do seu, não há motivos para morar lá.

Além disso, é importante saber se o local é seguro, se tem muito trânsito e como a comunidade se organiza e comporta.

Outro fator que pode influenciar é o nível social e econômico do lugar. Se sua renda não comporta, não há motivos para morar em um bairro supercaro. Ele deve servir você em todos os aspectos da sua vida.

Faça visitas em horários variados

Alguns lugares mudam do dia para a noite (literalmente). Por isso, é importante visitar o bairro escolhido em vários momentos do dia.

Aos sábados e domingos também é uma boa ideia, já que você poderá verificar como a vizinhança se comporta nos fins de semana, além de checar outros fatores como segurança, barulho, convivência e trânsito — coisas essenciais a serem consideradas.

Converse com a vizinhança

Já conhece todo o bairro, tem suas prioridades bem definidas e encontrou o imóvel ideal? Bem, agora é hora de saber realmente quais são os problemas e vantagens de morar lá! Por isso, bata um papo com as pessoas da vizinhança,

Converse na padaria local, vá a uma reunião do conselho comunitário ou aborde diretamente seus futuros vizinhos. Essas pessoas estão imersas e envolvidas em todo o dia a dia do bairro e podem ajudar você a entender melhor a dinâmica do local.

Além de todas essas dicas, também é importante contar com a ajuda de um profissional e ser sincero com seus objetivos. Assim, você vai diretamente ao melhor bairro, sem perder tempo.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

banner_post_guia_comprar_apartamento

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *