Como escolher um apartamento para comprar?

Como escolher um apartamento para comprar?

Como escolher um apartamento para comprar? Essa é uma dúvida que não sai dos pensamentos de quem está à procura da casa própria.

Esse é um passo muito importante na vida das pessoas, especialmente quando elas são recém-casadas e/ou estão iniciando uma família e precisam de um lar que proporcione conforto, segurança, independência, privacidade e, é claro, praticidade no dia a dia.

Logo, é natural querer pesquisar, se informar e refletir bastante para tomar a melhor decisão e não ter que lidar com arrependimentos ou contratempos futuros, não é verdade?

Por esse motivo, preparamos um post com algumas dicas que vão ajudar você nesse importante objetivo. Acompanhe!

Leve em conta o seu perfil na escolha do imóvel

Leve em conta o seu perfil na escolha do imóvel

Para começar, leve em conta o seu perfil na hora de escolher o apartamento. Avalie se você quer um local mais compacto ou mais espaçoso, se deseja ter um cômodo para fazer dele um home office, se pretende ter filhos em um futuro próximo, se precisa de um cantinho extra para o pet etc.

Considere também se o local atende às suas necessidades de economia de água e energia, coleta seletiva, se apresenta soluções sustentáveis etc.

Tudo isso influencia nas características que o apartamento e o condomínio devem ter. Além disso, não deixe de checar a documentação do imóvel para se certificar de que está tudo adequado e não restam dúvidas sobre o local.

Veja a localização do apartamento

Veja a localização do apartamento

Uma terceira dica sobre como escolher um apartamento para comprar é checar a localização do imóvel. Isso significa reparar não só no bairro e no histórico de valorização dos imóveis na área, mas em outras características dela.

Analise a distância entre o apartamento e o seu local de trabalho, a residência dos seus pais e os ambientes que você frequenta durante a semana. Dá para fazer isso pessoalmente, percorrendo a ida e a volta de cada trajeto.

Bairros muito distantes ou isolados aumentam o seu tempo de locomoção no trânsito, o que leva você a acordar mais cedo para não atrasar no emprego, a chegar tarde diariamente em casa e a passar menos tempo no seu próprio lar.

Avalie a segurança da região

Avalie a segurança da região

A segurança da região onde se encontra o apartamento não pode ficar de fora na sua avaliação, afinal, não se trata só de preservar o seu patrimônio, mas principalmente de proteger a integridade da sua família.

Pesquise os índices de criminalidade do bairro (como roubos, furtos, invasão domiciliar etc.). A internet pode ser de grande ajuda nesse processo, já que não faltam sites, blogs e perfis nas redes sociais que noticiam esses acontecimentos.

Veja os estabelecimentos comerciais e se eles dispõem de circuito de câmeras e segurança particular. Além disso, verifique se há postos da polícia ou pontos de apoio com viatura, pois isso diminui a ação de indivíduos mal-intencionados.

Repare também se as ruas da vizinhança ficam muito isoladas durante a noite, se a iluminação pública é boa ou precária, se há construções ou imóveis abandonados pelo bairro e se há canteiros ou terrenos sem vigilância e com mata alta, onde criminosos possam se esconder. 

Analise a vizinhança

Analise a vizinhança

Outro ponto a ser observado é a vizinhança do condomínio. Nada melhor do que morar em uma região tranquila, com comércio disponível, boa infraestrutura e áreas de lazer e convívio para a população, não é mesmo? 

Inclusive, isso tudo ajuda a melhorar a sua qualidade de vida. Por essa razão, faça um levantamento de tudo o que há ao redor. Veja se há praças e parques — e o estado de conservação/manutenção deles — e liste pontos comerciais, como lojas, supermercados e farmácias. Aproveite e repare se há escolas, postos de saúde e hospitais na área.

Também vale a pena identificar se há boates, bares e outros estabelecimentos do tipo que funcionem noite adentro. Assim, você pode investigar se eles podem causar transtornos à sua família por conta de barulhos, movimentação excessiva de pessoas nas ruas, batidas policiais etc.

Confira a acessibilidade do local

Confira a acessibilidade do local

Além do que já foi falado sobre como escolher um apartamento para comprar, lembre-se de conferir a acessibilidade do local. Na prática, isso significa checar o quão fácil é chegar até o condomínio, seja a pé, seja de carro ou transporte público.

Isso tudo é importante não só porque influencia na segurança da sua família, mas porque permite que você identifique dificuldades que podem surgir no seu dia a dia. Exemplo disso é pegar um ônibus para ir para casa, mas a parada mais próxima estar a várias quadras de distância do edifício.

Outra coisa que pode acontecer é o local ter somente uma via de acesso, que geralmente fica engarrafada nos horários de pico. Além disso, verifique se a rua do imóvel é pavimentada ou apresenta algum problema de acessibilidade.

Repare no que o condomínio oferece

Repare no que o condomínio oferece

Por fim, não deixe de reparar no que o seu futuro condomínio oferece. Quando o edifício conta com uma área de lazer, você tem um canto extra, que pode ser utilizado para diversas finalidades sem pagar nada a mais por isso e sem ter que sair do seu endereço.

É possível reunir os amigos e familiares no fim de semana ou no feriado, relaxar após um dia de trabalho puxado, se divertir ao lado dos filhos, ter um contato maior com a natureza, se exercitar para manter a saúde em dia, e muito mais.

Atente-se aos diferenciais do condomínio. Verifique se há piscina, área gourmet, playground, pomar, espaço com bikes compartilhadas pelos moradores, área fitness, brinquedoteca, quadras poliesportivas etc.

Como você viu, saber como escolher um apartamento para comprar é uma tarefa que exige bastante cuidado, atenção aos detalhes e levantamento de prós e contras do local. Fazer isso, no entanto, é fundamental para garantir que o seu futuro lar seja exatamente o que você desejava e cumpra com as expectativas da sua família.


Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então aproveite que estamos falando sobre adquirir um apartamento e veja como parcelar essa compra tão importante!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *