Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como comprar apartamento com namorado?

Como comprar apartamento com namorado?

A aquisição de um imóvel tende a trazer uma mudança positiva na vida de qualquer pessoa, uma vez ser dono de uma propriedade traz muito mais segurança e tranquilidade para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Por isso, aprender como comprar apartamento com namorado pode ser muito importante.

Nos dias de hoje, é comum que se postergue o casamento ou união estável, tendo em vista que a própria sociedade está muito mais aberta sobre as formas de relacionamento. Porém, vale ressaltar que é preciso utilizar os meios certos para proteger o patrimônio de ambos. Continue lendo e descubra como!

Como funciona a compra de imóvel com namorado?

A compra de qualquer propriedade, independentemente da situação, costuma requerer um bom planejamento e um excelente controle financeiro. No entanto, quando pensamos em fazer isso junto a alguma pessoa com a qual nos relacionamos, existem diversos detalhes e pequenas ações que merecem ser observadas com mais atenção. 

Uma compra conjunta de uma casa ou apartamento indica que, via de regra, teremos mais de uma pessoa contribuindo paro pagá-los. Dessa maneira, para início de conversa, os futuros proprietários terão tanto os direitos legais sobre a unidade, como também deverão assumir, unidos, todos os deveres relacionados a ela.

Ambos os participantes usufruirão do bem adquirido, podendo exercer todos os privilégios de donos, mas também serão obrigados a arcarem com as obrigações, como a contribuição no pagamento das despesas, contas ordinárias, dos impostos e taxas. Lembrando que, logicamente, isso será feito de acordo com a proporção de cada um.

Quando é possível comprar imóvel com namorado?

Quando é possível comprar imóvel com namorado?

Apesar de ser menos comum do que uma aquisição individual e parecer um pouco mais complexa, a compra de um imóvel com o namorado é perfeitamente viável, sobretudo se você tiver olhos atentos e evitar os erros mais comuns nesse contexto. No tópico a seguir, reuniremos algumas dicas sobre o tema.

O principal que você deve saber é que, para que a parte legal da compra fique adequada, será preciso colocar os nomes dos compradores no documento de compra e venda do imóvel. Depois disso, uma vez que a transação seja finalizada, ambos terão a condição de proprietários averbada na matrícula e na escritura do bem.

Tenha em mente que até a Caixa Econômica Federal (CEF), que é o maior credor para o mercado imobiliário no Brasil, já considera essa possibilidade em seus contratos, uma vez que a instituição aceita uma composição de renda feita por até três pessoas! Assim, é simples somar os rendimentos de namorados e solicitar o crédito.

Quais as dicas para comprar imóvel com namorado?

Agora que você já está um pouco mais familiarizado com o assunto e descobriu que a aquisição de uma propriedade com outra pessoa não é, certamente, um bicho de sete cabeças, chegou a hora de conhecer excelentes dicas para comprar imóvel com namorado. Continue lendo e veja algumas delas!

Considere a renda e salário de ambos

A primeira das dicas para comprar imóvel com namorado consiste em considerar a renda e o salário de ambos. Afinal, solteiros ou enquanto casal, não é nada recomendável dar um passo que vá além do orçamento, uma vez que isso pode causar tremendos prejuízos financeiros e, dependendo do caso, até atrapalhar a relação.

Analise as finanças de vocês e verifique qual é o tipo de unidade e parcela que cabe no seu bolso. Se puder comprar à vista, excelente. Se só couber um financiamento, fique de olho na prestação. Da mesma forma que a aquisição de outros bens materiais, como carros ou eletrodomésticos, a compra casas e apartamentos exige cuidados.

Elabore um bom contrato de compra e venda

Como dissemos, um bom contrato é fundamental para quem deseja comprar apartamento com namorado. O nome dos dois deve constar na documentação, bem como todos os dados corretos e demais informações. Não importa se é uma unidade na planta, pronta ou em construção: isso é crucial.

Outra dica importante para se resguardar é guardar os comprovantes de pagamentos, depósitos e transferências. É hora de pensar com frieza: ainda que apenas uma das partes fique responsável pelas movimentações financeiras, tudo será quitado por ambos e isso deve ser o mais facilmente comprovável possível.

Economize a maior quantia possível

Essa é outra das dicas que vale para qualquer compra de imóvel e não deixa de ser imprescindível quando a aquisição é feita com um namorado. Até mesmo para fugir de eventuais taxas de juros abusivas ou mesmo facilitar a aprovação do financiamento, contar com um valor interessante para a entrada é essencial.

No mercado, em linhas gerais, a recomendação é que esse montante gire em torno de 30% do preço total. Muitas vezes, não é tão fácil conseguir esse valor, mas vocês devem verificar todas as possibilidades, como o uso do FGTS no momento das chaves, por exemplo, uma vez que o fundo de ambos pode ser utilizado.

Como funcionará a divisão em uma separação?

Por fim, vale lembrar o que acontece no caso de uma separação. Logicamente, ninguém faz esse tipo de compra pensando nisso, mas o fato é que todos nós estamos sujeitos a imprevistos e o patrimônio precisa ser preservado. Lembre-se que, da simples relação de namoro, não há a decorrência de nenhuma consequência jurídica.

Isso quer dizer que, por si só, o namoro não dá direito patrimonial algum, o que reforça a relevância do contrato. Isso vale também para o caso de morte de uma das partes: o que valerá, para a justiça, é aquilo que está posto em contrato. Nos financiamentos bancários é comum haver uma cláusula protetiva, que ajuda na quitação das parcelas.

Como você pôde ver, comprar apartamento com namorado é perfeitamente possível e depende, sobretudo, da capacidade financeira de ambos e da elaboração de um bom contrato de compra e venda. Seguindo esses passos, vocês podem adquirir uma propriedade excelente e desfrutar de muita segurança patrimonial!

Gostou de aprender como comprar apartamento com namorado? Então confira também o nosso outro artigo com sete pontos para observar antes de comprar o seu primeiro apartamento!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *