Comprar apartamento em prédio antigo ou novo? Saiba como escolher!

Comprar apartamento em prédio antigo ou novo? Saiba como escolher!

No Brasil, o mercado imobiliário é um setor que recebe muitos investimentos e é bastante valorizado em nossa economia. Por isso, na hora de escolher um imóvel para aquisição, é muito importante ter informações fundamentais que proporcionem um bom embasamento para tomar a decisão certa. Nesse contexto, decidir entre comprar apartamento em prédio antigo ou novo é essencial.

O fato é que as duas opções são facilmente encontradas nesse segmento e possuem vantagens muito interessantes, mas também algumas desvantagens que não podem ser menosprezadas. E você, também está vivendo esse dilema? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir sobre esse tema!

Vantagens de comprar apartamento antigo

Certamente, comprar apartamento antigo tem algumas vantagens relevantes. Uma delas diz respeito à localização: como são unidades que foram construídas há mais tempo, é muito comum que estejam localizadas em regiões mais tradicionais e que são consideradas mais nobres para investimento, especialmente em áreas metropolitanas.

Os projetos também contam com alguns diferenciais, como espaços mais amplos e plantas maiores. Contudo, nem sempre eles contemplam com perfeição o estilo de vida mais moderno. Essas construções costumam ainda contar com paredes e lajes mais espessas, dificultando a propagação de barulho entre apartamentos vizinhos.

Desvantagens de comprar apartamento antigo

Como é de se esperar, comprar apartamento antigo também tem desvantagens. Entre elas, é muito comum que os prédios mais velhos tenham limitações bem incômodas no que diz respeito ao estilo de vida moderno e à tecnologia. Pontos de tomada, por exemplo, costumam estar em número bem menor.

Outro item crítico é a tubulação. Enquanto projetos novos são contemplados com materiais de última geração e capacidade elevada, os mais velhos podem ter tubos de aço galvanizado, que vão ficando corroídos ao longo do tempo, demandando manutenção e, dependendo do estado, até a troca completa.

Vantagens de comprar apartamento novo

Se você está em busca de muitas vantagens em uma negociação no mercado imobiliário, uma das melhores opções é comprar apartamento novo. Ele conta com diversos diferenciais e é o tipo de imóvel que merece o investimento, até porque possui maior procura e, consequentemente, um valor de revenda melhor.

As unidades contemporâneas também estão mais adaptadas ao estilo de vida moderno, com a adoção de conceitos amplos e funcionais, como cozinhas americanas e varandas gourmet. Além disso, os condomínios costumam ter grandes espaços de lazer, compensando até uma eventual metragem mais enxuta.

Desvantagens de comprar apartamento novo

Comprar apartamento novo também tem suas desvantagens. Como são construções mais recentes, pode ser que elas estejam em bairros com menos procura no mercado. No entanto, é preciso ficar atento, pois algumas dessas regiões podem ter um excelente potencial de valorização, garantindo um bom investimento.

Outro fator que pode incomodar os mais tradicionalistas é a planta mais moderna, que prioriza áreas comuns. Unidades mais novas também podem ter ambientes menores, tetos mais baixos e paredes mais finas. Embora isso traga mais dinâmica para o dia a dia, os mais ortodoxos poderão ficar desconfortáveis.

Então, conseguiu decidir qual é a melhor opção para comprar apartamento? Para ficar por dentro de mais dicas como essas, curta nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações! Até a próxima!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *