Conheça as verdades e os mitos sobre a compra de imóveis

Conheça as verdades e os mitos sobre a compra de imóveis

Investir no mercado imobiliário é um desejo recorrente de boa parte dos brasileiros, que organizam as suas finanças e adotam atitudes estratégicas para poderem fazer um aporte de dinheiro — que geralmente não é pequeno. Diante dessa realidade, conhecer quais são as verdades e os mitos sobre a compra de imóveis é muito importante.

Esse é um cenário bastante complexo e que impõe muitas dúvidas sobre um cidadão comum, que não sabe ao certo como funcionam os financiamentos ou quais são os fatores que influenciam na precificação, por exemplo. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto.

É muito difícil avaliar o valor de um imóvel

Verdade. Muitas pessoas pensam que avaliar um imóvel é uma tarefa simples, mas a realidade é que esse é um tema bastante complexo, que deve ser feito por profissionais que realmente entendem o que precisa ser levado em conta. E mesmo duas unidades muito similares à primeira vista podem ter preços completamente diferentes.

Isso ocorre porque, além da localização que é fundamental para a precificação, existem outros fatores muito importantes. Um deles, por exemplo, é o acabamento, visto que materiais nobres como aço inoxidável, madeiras de alta qualidade e mármore, por exemplo, aumentam o número de interessados, tanto para locação quanto para compra.

Uma metragem ampla também é bastante desejável, assim como outros diferenciais. Nos dias de hoje, as vagas de garagem são imprescindíveis, sobretudo em centros urbanos que apresentam elevados índices de criminalidade e roubos de veículos. O mesmo vale para número de banheiros, varanda, área de lazer e assim por diante.

A liberação do financiamento sempre demora

Mito. Esse é outro dos mitos mais comuns do mercado imobiliário, pois nem sempre esse processo é tão demorado quanto as pessoas pensam. Quem está com a documentação toda separada e em dia, por exemplo, costuma ter menos problemas e questionamentos na hora de conseguir a sua aprovação pelo banco ou construtora.

Alias, vale lembrar que existem variações importantes de acordo com cada instituição e até mesmo com o profissional escolhido para fazer essa avaliação, logicamente. Quando a organização é reconhecida no setor e tem expertise nesses tramites, a tendência é que tudo seja feito de maneira mais simples e certeira.

Enquanto os bancos tendem a ter uma burocracia maior e exigem um número de documentos elevados, fazendo diversas simulações de crédito para verificar se a renda será suficiente para arcar com o investimento total, as construtoras são menos complicadas e oferecem melhores condições.

Antecipar parcelas do financiamento traz vantagens

Verdade. Logicamente, quem consegue antecipar as parcelas do financiamento tem uma boa vantagem no final. Essa atitude, além de favorecer o planejamento financeiro em longo prazo, também reduz o montante final se essa opção for viável para você — portanto, não hesite em abraçá-la.

É uma maneira inteligente de economizar dinheiro, visto que a incidência de juros será reduzida. Como se não bastasse, um comprador que utilizar seus recursos para quitar as suas prestações antes do vencimento, ganha poder de barganha e pode negociar descontos e abatimentos com o banco ou construtora, diminuindo seus custos totais.

Todo financiamento tem prestações descendentes

Mito. Achar que todos os tipos de financiamento têm prestações decrescentes é um dos erros mais comuns de quem está pensando em solicitar crédito para um banco ou construtora. Na realidade, isso vai variar de acordo com a modalidade escolhida, que atualmente pode ser o SAC (Sistema de Amortização Constante), a Tabela Price e o SACRE (Sistema de Amortização Crescente).

O SAC é a escolha mais comum de financiamento em nosso país e nele, realmente, o valor das prestações é decrescente, ou seja, começa mais elevado e fica menor a cada pagamento efetuado. É uma boa escolha para quem está com dinheiro em mãos e quer facilitar o seu futuro.

Já a Tabela Price costuma ser mais usada para veículos, mas também pode ser usada para propriedades. Ela exige um planejamento financeiro melhor, pois as parcelas mantêm preços constantes até o final. Pode ser uma alternativa para quem não tem muito capital no momento da compra.

Já a amortização pelo SACRE pode ser entendida como uma mistura das duas anteriores. As prestações dessa modalidade têm um valor crescente logo no início, mais diminuem gradativamente com o passar do tempo, sobretudo em médio e longo prazos.

Pessoas com renda baixa possuem vantagens

Verdade. Isso pode parecer até um contrassenso em um primeiro momento, visto que a aprovação dos financiamentos leva em consideração o risco que o solicitante oferece em não conseguir pagar o seu empréstimo. No entanto, existem alternativas específicas, que podem ajudar uma família de baixa renda e pessoas com rendimentos menores.

Uma opção desse tipo, por exemplo, é o programa habitacional Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, que propõe juros mais baixos para quem se enquadra em determinadas faixas e quer adquirir imóveis com preços mais diminutos. Essa modalidade da Caixa Econômica Federal (CEF) costuma proporcionar parcelas bastante acessíveis.

Toda pessoa pode financiar a compra de imóvel

Mito. Essa é outra afirmativa que gera questionamentos quando pensamos nas verdades e mitos sobre a compra de imóveis, mas o fato é que nem toda pessoa pode financiar a aquisição de uma propriedade. Logicamente, a instituição faz uma boa análise de crédito e verifica os seus riscos antes de liberar um empréstimo tão elevado.

Uma construtora, por exemplo, tende a ser mais flexível para quem deseja um imóvel na planta, mas os bancos são mais exigentes e burocráticos. Além disso, eles também não financiam o total do preço da unidade, o que demanda que se arque com a entrada e esse é um fator que dificulta o negócio para quem não tem muitos recursos.

Como você pode ver, são muitas as verdades e os mitos sobre a compra de imóveis, mas ao ler esse conteúdo você já está bem mais preparado para fazer uma aquisição no mercado imobiliário!

Gostou de aprender essas verdades e os mitos sobre a compra de imóveis? Ficou interessado em comprar uma unidade sem burocracia? Então entre em contato com a nossa empresa e conheça as opções que temos para você!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *