Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como funciona o crédito imobiliário Caixa?

Como funciona o crédito imobiliário Caixa?

A aquisição da casa própria é um desejo muito comum para a maioria dos brasileiros e é algo que tem total validade, sobretudo se pensarmos que é uma conquista que traz mais tranquilidade, gera segurança e cria patrimônio para uma família. Por isso, entender como funciona o crédito imobiliário Caixa pode ser muito importante.

Como os valores do mercado imobiliário tendem a ser elevados, especialmente nos grandes centros urbanos, é natural que o cidadão comum precise recorrer a estratégias para finalizar a compra de uma propriedade, contando com o auxílio de uma instituição credora. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que é o crédito imobiliário?

O famoso crédito imobiliário nada mais é do que uma linha de crédito que é oferecida por instituições financeiras, nesse caso a Caixa Econômica Federal, com o intuito de disponibilizar capital com a finalidade não apenas de compra, mas até mesmo para a construção ou a reforma de propriedades, que podem ser residenciais ou comerciais.

Essa acaba sendo uma opção muito utilizada por quem deseja sair do aluguel e quer comprar uma casa ou apartamento, especialmente porque dá a possibilidade de utilizar imediatamente a unidade, mesmo sem ter do valor total do imóvel, que será quitado por meio do pagamento das devidas parcelas ao longo dos anos.

Em geral, sobretudo na modalidade habitacional, o tomador do empréstimo costuma ser uma pessoa física, que pode obter algumas condições especiais, especialmente se atender a alguns critérios. As camadas mais pobres da população, por exemplo, podem participar de programas governamentais e, com isso, conseguir juros mais baixos ou prazos maiores.

Como funciona o crédito imobiliário Caixa?

A Caixa Econômica Federal é nada menos do que o maior concessor de crédito imobiliário do Brasil, atendendo a uma enorme gama de interessados, das mais variadas realidades e faixas sociais no país. Por isso, se você está pensando em financiar uma casa, comprar seu primeiro apartamento ou mesmo reformar uma unidade, a CEF não pode ser desprezada. 

O crédito imobiliário Caixa funciona por meio de algumas etapas, que costumam começar por meio de uma simulação, na qual você deve confirmar seus dados e colocar as informações do imóvel que você deseja. Com esses elementos, é viável descobrir o valor das parcelas, o número de meses para o pagamento e outras condições.

Posteriormente, é feita a análise de crédito, na qual a sua documentação será avaliada pelo gerente ou correspondentes bancários, identificando se existe algum impedimento, verificando quais as modalidades mais indicadas para o seu perfil ou até mesmo a possibilidade de uso do seu FGTS na compra!

O passo seguinte é menos conhecido do público comum, mas é extremamente importante, até mesmo para que tudo ocorra de maneira segura e adequada. Trata-se da análise de engenharia, na qual um profissional designado pela instituição vai à propriedade para aferir o valor de venda e se o local está em condições de uso.

Vencidas essas fases, é chegada a hora da assinatura do contrato na agência, fato que será registrado em cartório, para oficializar a liberação do crédito. Depois disso, é só ir pagando os boletos, que chegarão todos os meses. A CEF também ajuda na gestão da dívida, permitindo alguns ajustes e adaptações, até mesmo pelo Internet Banking.

Quais as vantagens do crédito imobiliário Caixa?

Quais as vantagens do crédito imobiliário Caixa?

A Caixa Econômica Federal é uma alternativa bastante vantajosa para quem precisa de crédito imobiliário. Entre outras coisas, vale ressaltar que, como dissemos, é uma instituição extremamente abrangente, sendo o maior credor do Brasil no segmento, ajudando muitas pessoas a conquistarem ou reformarem uma propriedade.

Além disso, a CEF disponibiliza modalidades distintas de financiamento, com três fatores de correção diferentes (TR, IPCA ou Taxa Fixa), que podem ser escolhidos de acordo com as suas expectativas, demandas e possibilidades. Além disso, sendo uma unidade nova ou usada, você pode ter até 35 anos para pagar a sua dívida.

Outro ponto interessante é que você pode utilizar o seu FGTS como parte do pagamento. Muitas pessoas nem sequer observam o saldo, mas o fato é que, especialmente se você trabalha há muitos anos, é provável que o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tenha uma quantia razoável, que pode servir de entrada ou abater algumas parcelas.

O simulador da Caixa Econômica Federal é outro ponto alto, no qual você pode saber, de maneira bastante minuciosa, quais são os preços das prestações, o saldo devedor e assim por diante. Os resultados podem ser expressos por gráficos hipotéticos e o gerente estará sempre disponível para sanar suas dúvidas e questionamentos.

Quais as desvantagens do crédito imobiliário Caixa?

Em linhas gerais, como a CEF recebe incentivos governamentais e sedia programas como o Minha Casa Minha Vida, os seus benefícios podem ser mais bem explorados pelas pessoas que se encaixem em suas exigências. Assim, caso você tenha um alto salário ou deseje uma unidade mais cara, bancos privados podem ter melhores condições.

Além disso, existem outras limitações e burocracias. A prestação do financiamento pela Caixa não pode, por exemplo, exceder 30% da sua renda familiar bruta, ainda que possam ser incluídos aí os seus rendimentos somados aos do seu cônjuge. Por fim, a modalidade vinculada ao IPCA, o índice da inflação, pode variar muito ao longo do tempo.

Quando utilizar o crédito imobiliário Caixa?

Depois de conferir este conteúdo, você já está mais familiarizado não apenas com as exigências, mas também com os diversos benefícios que você pode experimentar ao utilizar o crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma instituição sólida, com total expertise no fornecimento de crédito para o segmento.

Logicamente, se você ainda tem alguma dúvida, o ideal é contar com auxílio de profissionais e empresas que atuam no ramo, como uma imobiliária de confiança. Dessa maneira, basta escolher o imóvel, fazer a simulação, achar a parcela que cabe no seu bolso, assinar o contrato e preparar a sua mudança!

Gostou de aprender sobre o que é o crédito imobiliário e como a Caixa pode ser uma opção interessante para você? Então não deixe de conferir também nosso outro post que fala sobre os principais cuidados e dicas para comprar um imóvel na planta!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *