Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Financiamento habitacional: é possível ter mais de um?

Financiamento habitacional: é possível ter mais de um?

Ser dono de imóveis é um objetivo comum de boa parte dos brasileiros. Porém, o fato é que as oscilações da nossa economia e, até mesmo, a alta valorização do mercado imobiliário nacional fazem com que esse sonho não seja esteja mais acessível. Por isso, preparamos um post falando sobre o financiamento habitacional e a possibilidade de ter mais de um.

Quando você tem mais de uma casa ou um apartamento, abre um leque enorme de possibilidades, que incluem a obtenção de renda passiva por meio da locação para terceiros, o uso recreativo de uma das unidades e muito mais. Continue lendo o artigo e aprenda um pouco mais sobre o assunto! 

Afinal, o que é o financiamento habitacional?

Um financiamento habitacional é uma maneira de contratar crédito, usualmente com um banco ou uma instituição financeira, para a aquisição de um imóvel residencial. Em outras palavras, a empresa contratada paga o preço para o proprietário atual ou a construtora, recebendo o montante em prestações, acrescidas de juros.

No Brasil, essa acaba sendo uma maneira extremamente tradicional e comum de adquirir a casa própria, uma vez que esse é um mercado muito valorizado por aqui, e, dificilmente, uma pessoa comum tem todo o valor necessário para uma aquisição à vista. Mas é preciso ficar atento, pois as parcelas podem ficar bem mais altas com os encargos.

Vale lembrar de que existem outras modalidades para quem deseja financiar. Uma que vem ganhando muito espaço é a transação diretamente com a empresa responsável pela obra, como incorporadoras, urbanizadoras e construtoras. Essa tende a ser uma opção menos burocrática, mas só funciona para quem não tem pressa. 

Há, também, programas realizados pelo Governo Federal, como o Casa Verde e Amarela. Por meio dessa alternativa, o poder público oferece taxas de juros ainda menores, desde que o interessado se enquadre nas faixas de renda necessárias e cumpra outros requisitos básicos, para poder solicitar a inclusão no benefício.

Quais são as regras de um financiamento habitacional?

Quais são as regras de um financiamento habitacional?

As regras do financiamento habitacional são bastante variáveis, de acordo com a opção escolhida pelo consumidor. Como vimos, existem muitas modalidades diferentes e devemos considerar que a pessoa pode solicitar o crédito em bancos privados, instituições públicas, financeiras, construtoras, incorporadoras, e assim por diante.  

Via de regra, você deve compreender que financiar um imóvel com uma instituição financeira tende a ter uma burocracia um pouco maior do que com uma empresa que esteja tocando o projeto, uma vez que, por motivos óbvios, ela está diretamente interessada em fechar negócio, até mesmo para financiar o resto do empreendimento.

Cada local possui suas regras próprias, inclusive no que diz respeito à documentação que será exigida. Pensando em um banco tradicional, por exemplo, você terá muito mais facilidade, se já possuir um bom relacionamento com o gerente ou for correntista há muitos anos, sem apresentar um histórico de problemas de pagamento ou inadimplência.

Em qualquer que seja o lugar que você pense em solicitar crédito, contar com um cadastro positivo, estabilidade de emprego e um salário condizente com o valor da prestação são detalhes que ajudam e podem acelerar bastante os trâmites. Já no Casa Verde e Amarela, sua renda precisa estar dentro dos critérios do programa.

A recomendação básica da grande maioria dos especialistas é de que você não comprometa mais do que 30% dos seus rendimentos com as mensalidades de um financiamento habitacional. Por mais que essa seja uma aquisição extremamente vantajosa e positiva, é crucial que ela esteja dentro das suas possibilidades no momento.

Posso ter mais de um financiamento habitacional ao mesmo tempo?

Posso ter mais de um financiamento habitacional ao mesmo tempo?

Como em praticamente tudo que falamos ao longo deste conteúdo, as regras e normatizações dependem da empresa que você escolher para solicitar o crédito. No entanto, de uma maneira geral, ao contrário do que boa parte das pessoas pensa, se for aprovado, você pode ter quantos financiamentos habitacionais desejar.

Um dos grandes motivos para essa dúvida é que a Caixa Econômica Federal, que é o maior credor do setor de imóveis no Brasil, limitava a existência de financiamentos simultâneos pelo mesmo cliente. No entanto, no ano de 2016, essa proibição caiu por terra, e a prática, que já ocorria, voltou a ter autorização, além de receber mais recursos.

A possibilidade de financiamentos simultâneos acaba sendo necessária até para aquecer o segmento, permitindo a compra de unidades novas e até das já usadas. O principal ponto é obter a aprovação, tendo em vista que o proponente precisa confirmar, com maior ou menor burocracia, que tem condições de arcar com os pagamentos em dia.

Além das finanças propriamente ditas, outros fatores entrarão na equação, como o tipo de contrato, o histórico do cliente e as linhas de crédito. Quem já tem um financiamento em aberto, por exemplo, já terá uma parcela considerável do orçamento comprometida, e alguns tipos de programas não permitem empenhar mais de 30% da renda.

Quando falamos da linha de crédito escolhida, vale citar o caso do Casa Verde e Amarela. Quem opta por ele deve satisfazer o requisito de não ser dono de uma propriedade residencial. Portanto, se a pessoa já entrou em um financiamento em algum momento, não poderá solicitar a participação nesse programa do governo. 

Como já falamos anteriormente, uma escolha estratégica para quem já tem um financiamento habitacional aprovado em uma instituição bancária, sobretudo as públicas como a Caixa Econômica Federal, pode ser a negociação direta com uma construtora ou incorporadora, sobretudo na busca por uma unidade na planta.

Ao pensar se é possível ter mais de um financiamento habitacional, em suma, você deve ter em mente que essa é uma situação viável, e cada vez mais comum, mas sem deixar de considerar que existe uma análise que será feita pelas empresas ou instituições financeiras que podem fornecer o crédito!

Gostou de aprender sobre a possibilidade de ter mais de um financiamento habitacional ao mesmo tempo? Não deixe de conferir, também, o nosso outro artigo que fala sobre os erros que o impedem de sair do aluguel!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *