Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

É possível financiar imóvel usado sem entrada?

É possível financiar imóvel usado sem entrada?

A aquisição de uma casa ou apartamento costuma ser uma mudança positiva na vida de qualquer pessoa, tendo em vista os inúmeros benefícios que isso traz em termos de tranquilidade e segurança financeira. Diante dessa realidade, descobrir se é possível financiar imóvel usado sem entrada pode ser muito importante.

Essa é uma dúvida muito comum no setor, uma vez que se trata de uma área muito valorizada, o que faz com que diversos compradores tenham dificuldade para juntar o dinheiro necessário para arcar com a quantia usualmente solicitada para abrir o financiamento. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, como funciona um financiamento de um imóvel?

Para saber se é possível financiar imóvel usado sem entrada, é essencial entender como funciona um financiamento de imóvel. Essa é uma forma extremamente popular de adquirir a casa própria em nosso país e muitos brasileiros recorrem aos bancos ou instituições financeiras para captar o recurso necessário para a compra.

Essencialmente, trata-se de um empréstimo, no qual a empresa cede ao comprador o capital necessário para efetuar a aquisição. Para fazer isso, ela faz uma análise profunda do histórico do indivíduo e solicita uma grande documentação. Feita a aprovação, é assinado um contrato que estipula o pagamento dessa dívida por meio de parcelas mensais.

Logicamente, as prestações são acrescidas de juros e, para que o crédito seja liberado, existem outras condições. Uma das que mais têm o poder de inviabilizar a transação é, justamente, a exigência da entrada, que costuma ser de 30% do valor total do imóvel. Ou seja, mesmo financiando, é crucial ter uma quantia considerável para começar.

É possível financiar imóvel usado sem entrada?

Por conta do valor elevado que a entrada pode ter, sobretudo em propriedades situadas nos maiores centros urbanos, muitas pessoas se questionam se é possível comprar um apartamento sem entrada. Felizmente, a resposta para essa pergunta é positiva, mas apenas em algumas situações específicas e atendendo a algumas exigências.

Em uma conjuntura normal, seria quase impossível encontrar um banco que oferecesse a condição de financiar um imóvel sem dar uma entrada, já que isso tornaria esse empréstimo de alto risco. No entanto, existem exceções e, por aqui, isso é viável quando você tentar financiar por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) ou diretamente na construtora.

A Caixa, que é o maior credor do mercado imobiliário do Brasil, concede essa prerrogativa em alguns casos, como quando os compradores são servidores públicos (federal, estadual ou municipal) ou, mais comumente, quando o cliente se enquadra nos requisitos do Programa Minha, Casa Minha Vida, oferecido pelo Governo Federal.

Quando posso financiar imóvel usado sem entrada?

Quando posso financiar imóvel usado sem entrada?

Agora que você já entendeu melhor como funciona um financiamento de um imóvel e descobriu que isso é possível em algumas situações, vamos explicar um pouco melhor quais são as exigências e demandas para que você consiga fazer sua aquisição dessa maneira. Acompanhe.

Programa Minha Casa Minha Vida

Como dissemos, o Minha Casa Minha Vida é uma das formas de financiar um imóvel sem ter que dar entrada. No entanto, para se tornar beneficiário desse popular programa habitacional do Governo Federal, você terá que cumprir algumas exigências importantes, visto que ele é voltado, sobretudo, para as famílias de baixa renda.

Por isso, um financiamento que contemple 100% do valor, o que permitiria não ter que pagar a entrada, é uma condição conferida apenas para a chamada Faixa 1, que inclui interessados que apresentem renda mensal bruta menor do que 1800 Reais. Porém, isso é apenas o primeiro passo e você deve cumprir outros requisitos essenciais.

É exigido ter uma idade superior a 18 anos, não ter outra propriedade ou um financiamento em seu nome no momento, utilizar a unidade como moradia e não para investimentos, não ser beneficiário de outro programa habitacional, além de residir ou trabalhar na mesma cidade em que fica a casa ou apartamento a ser adquirido.

Negociação com construtoras

A negociação direta com as construtoras é outra forma de comprar uma propriedade sem precisar arcar com a entrada. No entanto, obviamente, o objeto de venda é um imóvel na planta e não um usado. Vale a pena pesquisar sobre o assunto e conhecer as condições, pois elas podem ser bastante interessantes, dependendo do seu perfil.

Como você eliminará intermediário e falando diretamente com a empresa responsável pelo empreendimento, que está diretamente interessada em fechar o negócio, você ganha poder de barganha e pode negociar boas condições. Entre elas, pode estar a possibilidade de dividir, em parcelas, o valor de entrada.

Vale a pena comprar imóvel usado sem entrada?

Essa é uma pergunta cuja resposta, mais uma vez, tem a ver com o perfil do interessado e das necessidades, anseios e demandas da sua família. Dependendo do caso, financiar 100% do imóvel pode ser um bom negócio, pois confere a prerrogativa de se tornar um proprietário de uma unidade residencial e, dessa forma, sair do aluguel.

Isso traz uma segurança financeira bastante desejável e, para quem conta com poucos recursos para um sinal, essa pode ser a única alternativa. Ainda que você conte, eventualmente, com algum recurso a mais, sem a entrada você poderá destiná-lo para outros pontos, como pagar as prestações iniciais e desafogar seu comprometimento mensal.

Não se esqueça também de avaliar outras possibilidades, como a utilização do seu saldo de FGTS e a oportunidade de juntar o seu salário com o de seu cônjuge ou mesmo dos seus filhos, para compor a renda familiar. É crucial fazer, pelo menos, um pequeno planejamento financeiro, pois esse é um investimento que vale muito a pena.

Depois de conferir esse conteúdo, você já sabe que é possível financiar imóvel usado sem entrada. É importante conhecer as oportunidades do mercado, ver se você se enquadra nas exigências e, por fim, fazer essa aquisição tão importante e vantajosa para sua vida financeira!

Gostou de aprender se é possível financiar imóvel usado sem entrada? Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir também o nosso outro post que fala sobre quanto você precisa guardar por mês para comprar um apartamento!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *