7 dicas para não cair em golpes na compra de imóveis

7 dicas para não cair em golpes na compra de imóveis

Infelizmente, nos dias de hoje não é raro nos depararmos com notícias ou até mesmo conhecermos alguém que amargou um tremendo prejuízo ao ser enganado por uma pessoa sem escrúpulos. Para evitar que isso aconteça com você, preparamos o conteúdo abaixo com algumas dicas que vão ajudá-lo a não cair em golpes na compra de imóveis.

O mercado imobiliário, uma vez que envolve grandes transações financeiras, é um palco perfeito para meliantes.

Por isso, é interessante aumentar os seus conhecimentos sobre o segmento e evitar alguns erros que podem custar caro depois. Continue lendo o post e veja como se proteger!

Confira o número do Creci dos corretores

1. Confira o número do Creci dos corretores

Contar com o auxílio especializado de uma imobiliária de qualidade é uma excelente ideia para quem não quer cair em golpes na compra de imóveis. Afinal, além de todo o conhecimento que esse tipo de empresa detém sobre o mercado, ela pode oferecer uma consultoria no planejamento do aspecto financeiro da aquisição.

Também é preciso ter referências dos profissionais que lá atuam para tanto, o caminho mais simples consiste em acessar o site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis e verificar se eles têm um registro ativo no Creci. Trata-se de uma medida extremamente simples, mas que pode fazer toda a diferença no final das contas!

Verifique a idoneidade e o passado da construtora

2. Verifique a idoneidade e o passado da construtora

Uma das principais dicas para não cair em golpes na compra de imóveis envolve a verificação da idoneidade da construtora, sobretudo se a opção escolhida por você for a aquisição de um imóvel na planta. Esse tipo de propriedade oferece diversos benefícios interessantes, mas também demanda um pouco de atenção do comprador.

Procure observar o histórico da empresa e como ela se comportou na entrega dos antigos projetos. Verifique se existem reclamações de clientes, principalmente se elas forem relacionadas a um atendimento ruim, falhas estruturais nas unidades, acabamento de má qualidade e assim por diante.

3. Desconfie de valores muito abaixo do mercado

Outra dica fundamental para quem deseja não cair em golpes na compra de imóveis consiste em ter olhos bastante atentos para aqueles anúncios que vêm com valores muito abaixo do mercado. Tenha em mente que bens imobiliários são valiosos no Brasil e ninguém vai se desfazer de uma boa unidade por um preço desprezível.

Casas e apartamentos anunciados por preços muito baixos podem contar com problemas estruturais e na documentação ou até mesmo nem pertencerem ao anunciante. Por isso, faça uma boa pesquisa para ter noção do valor médio praticado nas regiões do seu interesse e nos tipos de propriedades similares.

Analise atentamente a documentação do imóvel

4. Analise atentamente a documentação do imóvel

Pegando um gancho no tópico anterior, vale a pena ter uma atenção especial quanto à documentação do imóvel, visto que esse item é campeão em apresentar problemas durante as transações imobiliárias. Portanto, você deve pesquisar um pouco sobre o tema e, sobretudo, contar com alguma ajuda profissional nesse momento.

Não deixe de ir até o Cartório de Registros de Imóveis do município, por exemplo, para solicitar o Registro da unidade e verificar não apenas quem é o real proprietário, mas também se existem dívidas, penhoras ou até mesmo disputas judiciais. Se o lugar estiver em um condomínio, cheque inclusive se não há taxas em atraso.

Visite pessoalmente o imóvel algumas vezes

5. Visite pessoalmente o imóvel algumas vezes

Não tem jeito: por mais que existam fotografias de excelente definição e recursos tecnológicos que permitam mostrar como é um imóvel, visitar pessoalmente o local faz toda a diferença. Isso evita que você feche o negócio e acabe tendo uma ou mais surpresas desagradáveis logo depois de fazer a mudança, entre outros problemas.

Se possível, o ideal é ir até lá algumas vezes, variando entre o dia e a noite e tentando dar uma passada aos finais de semana. Outra excelente estratégia é conversar com os vizinhos, até para ter noção de como são as adjacências e se as suas principais demandas de conveniência e facilidades serão atendidas!

Conheça quais são os golpes mais comuns do mercado

6. Conheça quais são os golpes mais comuns do mercado

Outra dica para não cair em golpes na compra de imóveis é exatamente conhecer quais são as artimanhas que os meliantes costumam usar no mercado imobiliário. Embora eles estejam sempre inventando novas estratégias, existem algumas que são mais praticadas e conhecidas nesse segmento.

Uma das circunstâncias mais habituais é, por incrível que pareça, vender para mais de um comprador. Do ponto de vista legal, o novo proprietário será aquele que registrar primeiro o lugar, por isso é recomendável que você vá direto a um cartório legalizar a transação assim que assinar os documentos de aquisição.

Saiba mais sobre o vendedor do imóvel

7. Saiba mais sobre o vendedor do imóvel

Para evitar problemas, é indicado fazer uma pequena pesquisa sobre o vendedor, que deve ter uma documentação tão cristalina quanto a propriedade. Mais do que isso, vale a pena verificar a saúde das finanças do cidadão, uma vez que seus bens podem ser utilizados em caso de penhoras e ações judiciais.

Para um melhor detalhamento, se o indivíduo for casado ou viver em união estável, é indispensável que o cônjuge esteja ciente da venda e tire as certidões dele também. Nos casos em que o vendedor não é o proprietário, deve-se dar uma atenção especial à procuração, checando a sua veracidade e se ela não foi revogada.

Ao seguir a maioria (pelo menos) dessas dicas para não cair em golpes na compra de imóveis, é bastante provável que você consiga passar por uma aquisição tranquila e sem maiores percalços. Caso queira contar com ainda mais segurança para as suas finanças, o ideal é procurar por uma ajuda especializada, contratando alguma imobiliária de qualidade e corretores que sejam registrados no Creci.

E você? Depois de ler este artigo, está se sentindo mais seguro quanto a não cair em golpes na compra de imóveis?

Quer ler um pouco mais sobre o mercado imobiliário e aumentar os seus conhecimentos? Então, não deixe de conferir também o nosso outro post sobre os principais pontos a serem analisados ao comprar o seu primeiro apartamento!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *