Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O investimento imobiliário vale a pena?

O investimento imobiliário vale a pena?

Com as oscilações econômicas que o mundo passa de tempos em tempos e os grandes impactos que isso traz para o mercado brasileiro, é natural que as pessoas, por questões de segurança e rentabilidade, procurem formas experientes de aplicar o seu dinheiro por aqui. Por isso, entender se o investimento imobiliário vale a pena pode ser muito importante.

O fato é que se trata de um segmento que, historicamente, oferece excelentes retornos e consegue trazer mais tranquilidade para o seio de uma família por anos e, dependendo do caso, por muitas gerações. Quer aprender mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o post a seguir.

Por que vale a pena comprar um imóvel?

Motivos para investir em imóveis não faltam, e a grande segurança que o setor oferece é de conhecimento geral. Propriedades quase nunca desvalorizam e, ainda, permitem que o dono não precise pagar aluguel ou, se assim desejar, obtenha renda passiva todos os meses, ao locar a sua casa ou apartamento próprio para terceiros.

Como se não bastasse, existe outro fator que mostra que esse pode ser o momento perfeito para comprar uma unidade imobiliária. A Taxa Selic, que norteia os empréstimos do ramo, está no menor patamar da história, o que torna os financiamentos muito mais interessantes, visto que, por conta disso, os juros também estão em níveis extremamente baixos. 

Quais as vantagens de comprar para alugar?

Quais as vantagens de comprar para alugar?

Agora que você já viu que vale a pena comprar um imóvel, é hora de decidir se essa aquisição será feita para que você viva no local com sua família ou gere uma maneira nova de obter renda, alugando o local para terceiros. Por isso, separamos abaixo algumas das maiores vantagens de se tornar um locador. Acompanhe!

Ganho de renda passiva

Uma das vantagens de comprar para alugar é, obviamente, a obtenção de renda passiva. Afinal, quem não gostaria de ganhar um extra no final do mês e de ver um bom dinheiro caindo na conta, sem que, para isso, seja necessário vender alguma coisa ou buscar um novo emprego? Tal sonho é possível e viável com a locação para terceiros.

O Brasil, sobretudo nos seus centros urbanos, conta com uma grande demanda por parte de inquilinos, visto que o país conta um déficit habitacional considerável. Além disso, você pode aumentar o número de interessados se souber escolher uma localização estratégica e apostar em unidades práticas, com plantas simples e funcionais.

Potencial de valorização

Outra das vantagens de comprar para alugar é que os imóveis, em nosso país, tendem a ter um excelente potencial de valorização. Será bem difícil encontrar outro investimento no qual, ao mesmo tempo, você seja remunerado todos os meses e, com o passar dos anos, ele acabe valendo muito mais do que você pagou no começo.

Você pode potencializar essa possibilidade se fizer pequenas adaptações ou reparos pontuais, deixando o local mais atrativo e interessante para os moradores. Melhorias bem planejadas farão com que seu patrimônio esteja em sintonia com as demandas do mercado imobiliário, que é dinâmico, mas pode dar um retorno multiplicado para o doo.

Oportunidades de mercado

Ao comprar para alugar você precisa estar atento quanto às oportunidades de mercado e essa é uma tremenda vantagem, tendo em vista que o setor conta com ótimas escolhas para quem souber procurar. Além disso, as crises econômicas podem oferecer a conjuntura perfeita, pois muitos proprietários querem vender e as construtoras estão dispostas a negociar.

Um imóvel na planta, aliás, pode ser uma alternativa incrível, uma vez que costumam custar menos e já vem com instalações modernas, além de uma documentação cristalina. Você pode fazer uma aquisição estratégica e, com o dinheiro recebido do inquilino, ir quitando as prestações ou até mesmo a entrada, caso ela tenha sido dividida.

Quais as vantagens de comprar para morar?

Quais as vantagens de comprar para morar?

Por outro lado, você pode estar pensando em investir no mercado imobiliário como uma maneira de fugir do aluguel e morar na nova propriedade com sua família. Via de regra, essa se mostra uma ótima ideia, que pode mudar a sua vida para melhor. Continue lendo e confira os benefícios que você experimentará ao fazer tal opção.

Realização pessoal

Não dá para falar das vantagens de comprar um imóvel para morar com a família sem dizer que, em linhas gerais, isso acaba sendo uma tremenda realização pessoal. Afinal, viver com as pessoas que você mais ama e deseja bem, sob o mesmo teto, em uma casa ou apartamento que pertence a vocês, é a concretização de um sonho para muita gente. 

Por melhor que seja o imóvel que você está alugando para vocês e por mais tranquila que seja a relação com o locador, aquela jamais será o seu verdadeiro lar estando em nome de outra pessoa, não é verdade? Além disso, esses será o fim de preocupações com os prazos do contrato, mudanças e entraves burocráticos em geral.

Estabilidade financeira

Comprar um imóvel para morar também se traduz em mais estabilidade financeira para você e isso ocorre pelos mais diversos motivos. Quando você é um inquilino, você está à mercê de alguns pontos, como o reajuste anual, que faz com que o preço de locação aumente a cada ano, muitas vezes acima do reajuste do seu salário.

Quando você faz um investimento para adquirir a casa própria, tudo muda de figura. Você estará usando um valor que será aplicado em seu próprio benefício, pois você e sua família vão poder usufruir de tudo no futuro. Trocar uma despesa por um investimento é a mais perfeita maneira de economizar e ser economicamente inteligente.

Possibilidade de personalização

Quando você é o inquilino de alguém, não é permitido fazer nenhuma obra ou alteração no imóvel sem a devida autorização do proprietário. Além disso, mesmo que ele permita, você gastará dinheiro em um imóvel que não é seu, o que não é viável do ponto de vista financeiro.

No entanto, quando você compra uma propriedade, a coisa muda de figura, pois, dentro das regulamentações legais, você pode transformar o lugar para atender melhor as demandas da sua família, criando um verdadeiro lar — seja derrubando paredes, seja investindo em um conceito amplo ou aumentando o quintal etc.

Como foi possível concluir, o investimento imobiliário sempre vale a pena, não importando se você viverá no local ou ganhará dinheiro alugando para outras pessoas.

Gostou de aprender se o investimento imobiliário vale a pena? Então não deixe de conferir nosso outro post que mostra se é possível comprar imóveis sem entrada!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *