Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O que conferir antes de comprar um apartamento?

O que conferir antes de comprar um apartamento?

Realizar o sonho da casa própria significa mais segurança e estabilidade para a vida. Com isso, investir no bem-estar pessoal e familiar. Alcançar tal meta e seus benefícios, depende de fazer a aquisição de forma realista e consciente.

Nesse sentido, é preciso que a compra seja antecedida por determinados cuidados. Entre essas precauções, está saber o que conferir antes de comprar um apartamento. Esse fator conta entre os elementos decisivos para evitar dores de cabeça. Prestar atenção aos detalhes, também ajudará você a ter toda satisfação ao desfrutar seu novo lar.

Então, vamos lá, descubra sobre o que ficar atento antes de fechar negócio com um lugar para chamar de seu!

Perfil do imóvel

Perfil do imóvel

Quando se trata de o que conferir antes de comprar um apartamento, encontrar o imóvel adequado ao seu perfil ocupa o primeiro lugar. Isso significa achar aquela propriedade que mais se encaixa nos critérios estabelecidos por você.

Para se assegurar quanto a esse aspecto, o essencial é fazer uma busca o mais aprofundada possível sobre empreendimentos imobiliários. Desse modo, você terá ótimas chances de achar um apartamento 100% compatível com as suas expectativas.

Inclusive, a sua procura pode ser realizada sem nem ao menos precisar sair de onde está. Basta usar a internet para ter acesso a diversos perfis de imóveis.

Parte financeira da aquisição

Parte financeira da aquisição

No momento de decidir os aspectos da sua aquisição, evite se deixar levar por precipitações. Não perca de vista a definição de qual tipo de imóvel vai atender os seus anseios, e foque em manter essa escolha. 

Lembre-se de que a compra do imóvel requer reflexão sobre as suas necessidades de espaço e localização. E que é preciso considerar com atenção a realidade financeira, para assumir com tranquilidade o pagamento do novo apartamento.

Tenha em mente que, mesmo nos casos em que a renda mensal não é muito alta, é permitido mais de uma pessoa participar do financiamento imobiliário.

Há ainda a possibilidade, para quem trabalha sob o regime do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de usar esse recurso na aquisição.

Documentação do empreendimento

Documentação do empreendimento

Comprar um imóvel envolve conferir a documentação da propriedade, parte crucial de fazer um negócio seguro. No caso do imóvel ser comprado na planta, a papelada para conferência é bastante simples, pois o apartamento não teve donos anteriores.

Por consequência disso, você não precisará se preocupar com certidões que atestem o histórico do imóvel.

O que é preciso checar, ao adquirir um imóvel na etapa de pré-lançamento ou recém construído, é o memorial de incorporação da obra.

Memorial descritivo

O memorial descritivo, também chamado de memorial de incorporação da obra, atesta que o empreendimento está em pleno acordo com a lei. Esse documento é elaborado pela construtora, antes mesmo do lançamento imobiliário começar a ser erguido.

Tal papel comprova que a empresa responsável pela incorporação apresentou toda a documentação exigida para empreender sua construção. Isso significa que ela atestou a idoneidade da obra e que tem condições financeiras para assegurar a entrega dos apartamentos.

Fatores externos

Fatores externos

Verificou qual modalidade de apartamento é o adequado para você e sua família, e já sabe certinho quais documentos checar? Agora é a hora de pensar nos fatores que, embora externos ao futuro lar, influenciam o cotidiano dos seus moradores.

Nesse contexto estão os itens que agregam qualidade à experiência de moradia, conforme os elencados abaixo.

Localização

Ao programar a sua aquisição, pense em que tipo de bairro oferece o estilo de vida compatível com o seu cotidiano. Veja que os imóveis em lugares desenvolvidos proporcionam um dia a dia com alternativas capazes de agregar praticidade.

Dessa maneira, se economizar tempo está entre as suas prioridades, busque por apartamentos em bairros completos. Preste atenção se a localidade onde considera morar é bem servida pelos transportes públicos.

Analise, ainda, se a localidade tem comércios, postos de saúde e escolas. Morar com tudo por perto facilita — e muito — o dia a dia transcorrer sem correrias. Além do ganho de tempo, ter um imóvel em boa localização ainda agrega economia financeira. Afinal, quando não é necessário percorrer enormes distâncias diariamente, diminuem as despesas.

Estrutura do condomínio

A infraestrutura do condomínio no qual está inserido um apartamento faz toda a diferença na vivência diária. É simples ter clara noção disso, pois empreendimentos sem ambientes para o lazer e a convivência oferecem menos possibilidades, comparados àqueles equipados para tais atividades.

Isso considerado, imagine como pretende que seja a vida na futura moradia. Não se esqueça de avaliar as vantagens de poder contar com espaços para diversão e práticas esportivas agregadas ao imóvel. 

E, novamente, leve em consideração possíveis economias, pois elas tendem a fazer bem ao bolso de quem opta por residenciais bem estruturados. Basta pensar que, ao usufruir os espaços disponibilizados aos moradores, você poderá deixar de lado diversos gastos.

Esse é um ponto a ser observado atentamente, portanto, inclua-o entre as avaliações que devem anteceder a sua aquisição imobiliária.

Segurança proporcionada pelo imóvel

Em cidades pequenas ou nos grandes centros urbanos, segurança têm valor inegável. Portanto, é fator de grande importância, quando relacionado à moradia. No que diz respeito à parte externa do imóvel, veja o que o condomínio proporciona para a proteção dos moradores.

Equipamentos como sistema de monitoramento, por exemplo, são bastante desejáveis, atualmente. Outro ponto externo, estreitamente relacionado ao seu bem-estar no imóvel, diz respeito aos arredores do empreendimento.

Portanto, é muito importante buscar informações sobre como é a dinâmica da região, bem como conhecer o entorno do imóvel pretendido.

Agora que você viu o que conferir antes de comprar um apartamento, está mais bem preparado para a sua aquisição. E para ter todas as garantias de fazer um bom negócio, procure referências sobre a construtora do imóvel, pesquise a presença da empresa na sua região e veja há quanto tempo ela atua no mercado. Busque saber também do nível de satisfação de quem adquiriu apartamentos construídos pela marca.

Tendo visto esses pontos, a sua aquisição imobiliária reúne plenas condições para ser um sucesso. Daí em diante, basta se concentrar em realizar o projeto da moradia própria e usufruir ao máximo essa inesquecível conquista.

Descubra agora como comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *