Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quais são os passos para comprar um imóvel?

Quais são os passos para comprar um imóvel?

Uma decisão tão importante quanto comprar um imóvel deve ser feita com muito cuidado e planejamento, certo? Mas como começar a fazer isso? Respire fundo, lembre-se das suas motivações e se prepare para fazer muita pesquisa e seguir firme com seus objetivos!

Preparamos um passo a passo para que você possa acertar na hora de comprar um imóvel. Confira!

Tenha seu orçamento bem claro

A compra de um apartamento pode ser um compromisso de uma vida inteira. Ter em mente quais são seus limites orçamentários para o presente e futuro é a melhor forma de começar a delinear a sua compra.

Por isso, faça um mapeamento completo dos seus ganhos e gastos. Se for necessário contrate um bom profissional que vai ajudar nessa tarefa, decifrando todo o seu orçamento de forma clara.

Defina a forma de pagamento

Existem diversas possibilidades de pagamento de um imóvel, tantas que é normal se sentir confuso. Afinal, é melhor guardar dinheiro e pagar à vista ou ir fundo no financiamento? Com ou sem entrada? Parcelas fixas ou progressivas?

Pesquise todas as modalidades de compra, desde o pagamento completo à vista até o financiamento mais longo. Com um orçamento bem definido, essa tarefa pode ser mais fácil do que parece.

A forma de pagamento também vai determinar boa parte do processo para obter a documentação do imóvel e o seu tempo comprometido com esse investimento. Por isso é importante que essa escolha seja feita com calma e com o máximo de informações possível.

Investigue bem suas opções e vá pela mais adequada às suas necessidades e possibilidades. Se necessário conte novamente com a ajuda de um bom profissional, como um contador ou corretor, que vai orientar você na direção certa.

Escolha o local certo

Comprar um imóvel também significa definir seu estilo de vida por muitos anos. Escolher o bairro ideal, porém, exige muita paciência e clareza das próprias necessidades e objetivos. Busque conhecer o máximo possível a história do local e a vizinhança.

Também verifique se existe comércio local, se o imóvel é próximo de vias de acesso que você usa no dia a dia e se existem escolas e suporte de serviços públicos — como postos de saúde, caso você precise. Além disso, é importante prezar pela segurança, verificando a reputação e o policiamento em diversos horários.

Avalie o imóvel escolhido

Depois de tantos passos, finalmente é a hora de escolher seu imóvel! Leve algumas coisas em conta, como:

  • o tamanho e a quantidade de dormitórios;
  • os serviços disponíveis no condomínio;
  • a qualidade dos materiais de acabamento;
  • as vagas de garagem;
  • a iluminação e a ventilação do imóvel;
  • a acessibilidade e a locomoção.

Pense também se, no longo prazo, esse imóvel ainda vai atender às suas necessidades. Se você deseja ter filhos, é importante que já exista um dormitório e que haja segurança para crianças pequenas. Se tem animais de estimação ou deseja ter, considere o tamanho do imóvel e o acesso a parques. São alguns detalhes que fazem toda a diferença na rotina e podem tornar um imóvel um sonho ou um pesadelo.

Com muito planejamento e conhecendo bem suas possibilidades e necessidades, comprar um imóvel fica bem mais descomplicado. Embora possa ser uma jornada difícil e longa, é possível atenuar com a ajuda de profissionais e de informação.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *