Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quanto tempo demora para o financiamento de imóvel ser aprovado?

Quanto tempo demora para o financiamento de imóvel ser aprovado?

Sair do aluguel e ter um canto para chamar de seu é o sonho de muita gente, e para torná-lo realidade, o financiamento imobiliário é uma ótima opção. Porém, esse processo inclui algumas etapas burocráticas, e saber quanto tempo demora para o financiamento de imóvel ser aprovado é fundamental para quem está planejando a conquista da casa própria.

Sabemos que, para essa grande mudança de vida, há urgência e a aprovação não pode demorar mais do que o esperado. Nesse sentido, se manter informado sobre o processo e cada uma das etapas ajuda a agilizar a aprovação.

Ficou interessado? Então, siga a leitura do post e saiba, de uma vez por todas, quanto tempo demora para o financiamento de imóvel ser aprovado.

Existe um tempo médio para o banco aprovar um financiamento?

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio que os bancos levam para liberar o financiamento de um imóvel é de 40 dias.

A Caixa Econômica Federal — responsável por cerca de 70% dos financiamentos imobiliários no Brasil — costuma ser o banco mais rápido e afirma que o processo pode durar apenas 10 dias. Vale ressaltar que esse prazo leva em consideração que vendedor e futuro morador estejam com os documentos em ordem. Caso contrário, pode levar muito mais tempo. Por isso, é bom ficar atento com:

  • envio de documentos errados;
  • demora na liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
  • falha na entrega da declaração do Imposto de Renda;
  • dívida vinculada ao CPF.

Caso o interessado não tenha o crédito aprovado pelo banco, ele poderá buscar outra instituição como alternativa. No entanto, os prazos internos se acumulam, o que tende a tornar o processo mais demorado.

O que pode influenciar no tempo de liberação?

O que pode influenciar no tempo de liberação?

Problemas na documentação e troca de instituição financeira são os problemas mais comuns, mas outros vários fatores podem influenciar no tempo de liberação do financiamento. Uma situação que aumenta muito o prazo do processo é a migração da dívida entre construtora e banco ou entre instituições financeiras. Isso porque o banco que financia a construção dá início à coleta de documentos cerca de 4 meses antes da entrega das chaves.

Outro fator que deve ser levado em conta é a sazonalidade, pois, quando a economia está aquecida, a demanda aumenta, assim como o trabalho dos funcionários dos bancos. Até mesmo o uso do FGTS pode influenciar no prazo para aprovação do financiamento — como ele precisa ser liberado pela Caixa, é preciso aguardar as etapas desse processo também.

É possível acelerar o processo?

É possível acelerar o processo?

Apesar de a necessidade de cumprir todas as etapas para a liberação do financiamento ser inevitável, o futuro morador pode tentar agilizar o processo reunindo todos os documentos necessários. Além disso, ele também pode antecipar qualquer situação em que sejam solicitados comprovantes adicionais, o que costuma acontecer, por exemplo, quando ele não mora na cidade ou precisa incluir a renda de parentes.

Enfim, colete o máximo de informações junto à instituição financeira, sempre explicando as particularidades do seu caso. Com as dúvidas esclarecidas e os documentos em dia, a casa própria estará mais perto de se tornar realidade e o apartamento dos seus sonhos logo será o apartamento de todos os seus próximos sonhos, dando início a uma nova fase da vida.

Agora que você já sabe quanto tempo demora para o financiamento de imóvel ser aprovado, descubra qual a melhor taxa do mercado para financiar a casa própria.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *