Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quanto tempo demora um financiamento de imóvel?

Quanto tempo demora um financiamento de imóvel?

O investimento no mercado imobiliário ainda gera dúvidas em muita gente, pois é algo que demanda um grande aporte financeiro e pode ter impactos na vida de pessoas por anos ou mesmo décadas. Nesse contexto, um dos questionamentos mais comuns é sobre quanto tempo demora um financiamento de imóvel.

Ter todo o dinheiro necessário para adquirir uma casa ou apartamento é algo raro e, por isso mesmo, financiar acaba sendo uma excelente alternativa, desde que isso seja feito em uma instituição sólida e com condições compatíveis com a do comprador. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, como funciona o financiamento?

O primeiro passo para quem está pensando em financiar um imóvel é, obviamente, entender como funciona o financiamento. Trata-se de uma operação de crédito, na qual um banco ou financeira transfere uma quantia à vista para o vendedor de uma propriedade, que deverá ser ressarcida pelo comprador, por meio de prestações mensais.

No entanto, diferentemente do que ocorre em um empréstimo comum, a compra está condicionada ao imóvel, que serve como garantia para a instituição. Além disso, ela lucra com o acréscimo de juros e outras taxas. Vale lembrar também que é preciso dar uma entrada, usualmente de 20 a 30%, variando de acordo com o perfil de cada cliente.

Importante lembrar que, além do valor de entrada e das prestações do apartamento, é preciso considerar também o pagamento das taxas do imóvel, como ITBI e taxa de registro, que são comumente acertadas durante o processo inicial do financiamento imobiliário.

Quanto demora para obter a aprovação?

Quanto demora para obter a aprovação?

Você já entendeu como funciona o financiamento e quer financiar seu imóvel. No entanto, saiba que o processo tem os seus trâmites e exigências. Primeiro, a instituição precisa aprovar o seu empréstimo, o que pode levar alguns dias. Depois da aprovação, o tempo necessário para emitir o contrato costuma durar entre 9 e 30 dias, dependendo do banco.

Se tudo der certo, é viável que você consiga resolver tudo em um mês, mas isso é apenas uma estimativa, mais provável quando não são encontradas pendências ao longo da operação. O dinheiro propriamente dito só sairá depois que o acordo for registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente, o que pode acrescentar duas ou três semanas.

Quanto tempo dura um financiamento?

A aprovação da operação total pode sair em cerca de um mês ou um pouco mais, como você viu acima. No entanto, você sabe quanto tempo dura o financiamento em si? Isso impactará o seu orçamento e estará relacionado com a quantidade de meses que você terá que pagar as parcelas, até a quitação total do saldo devedor.

Mais uma vez, é algo que varia de acordo com o banco e o perfil do cliente. A Caixa Econômica Federal, que é o maior credor do mercado imobiliário brasileiro e apresenta condições bem interessantes, aumentou esse período de 30 anos ou 360 meses, para 35 anos ou 420 meses, válidos para casas, apartamentos, terrenos e construção.

Agora você já sabe quanto tempo demora um financiamento de imóvel. Considere essa opção para sair do aluguel e use o prazo dilatado para que as prestações caibam dentro do seu orçamento!

Gostou de aprender quanto tempo demora um financiamento de imóvel? Então, confira nosso post que mostra como comprar um apartamento na planta!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *