Saindo do aluguel: é melhor comprar uma casa ou apartamento?

Saindo do aluguel: é melhor comprar uma casa ou apartamento?

Sair do aluguel e comprar o imóvel próprio é um dos grandes objetivos de vida das pessoas. Este é um momento que deve ser comemorado e, também, encarado com seriedade: afinal, é o seu futuro que está em jogo!

Um passo importante para esse projeto é definir, além do valor do bem que deseja adquirir, qual opção é melhor para você e sua família: casa ou apartamento?

Os dois tipos de imóvel têm vantagens e desvantagens. Para tomar a melhor decisão, é essencial avaliar as particularidades de cada modelo e decidir qual se adapta melhor ao que você busca.

Compare os prós e contras que separamos e veja se é melhor comprar casa ou apartamento ao sair do aluguel!

Comprar casa ou apartamento: confira as vantagens de cada opção!

Casa

Uma das principais vantagens de morar em casa, na maioria das vezes, é o espaço disponível. Não é à toa que há pessoas criadas neste tipo de imóvel que não se adaptam a um apartamento.

Dependendo da planta do bem a ser comprado, é possível montar um quintal, criar um jardim e, até mesmo, animais de estimação de grande porte.

Outro ponto a favor desse tipo de moradia é a independência: para quem não gosta de lidar com vizinhos e/ou quer ter liberdade para fazer as reformas que desejar no imóvel, a casa pode ser uma boa opção.

Uma questão que preocupa muitas pessoas em relação às casas, por outro lado, é a segurança — principalmente no caso de imóveis que não ficam dentro de condomínios. Esse é um fator que deve ser levado em consideração, já que pode ser necessário fazer um investimento em um sistema de vigilância.

Considere, ainda, possíveis gastos com a manutenção da casa: ela costuma ser mais cara do que no caso de um apartamento, principalmente em imóveis com área externa grande.

Apartamento

Os apartamentos costumam ser a primeira opção de quem busca um lugar para morar em grandes cidades.

Antes de se decidir por essa opção, no entanto, é preciso levar em consideração alguns fatores — como valor e regras do condomínio em que vai morar, presença de vaga na garagem, área de lazer disponível etc.

Quem passa muito tempo fora e/ou mora sozinho pode considerar um apartamento uma opção mais segura e fácil de manter. Por outro lado, é importante considerar pontos que podem atrapalhar a rotina — vizinhos barulhentos, obras no prédio ou em uma unidade vizinha, etc.

Antes de fechar negócio, analise ainda se o prédio em que fica seu futuro apartamento tem escadas ou elevador. Esse ponto é especialmente importante para quem tem pessoas idosas e/ou com dificuldade de locomoção na família.

Comprar casa ou apartamento ao sair do aluguel é uma decisão que depende muito do valor que você tem disponível para investir e, também, no estilo de vida que deseja adotar.

Aposte em um check-list: coloque no papel as particularidades de cada tipo de imóvel, os pontos que são importantes  (segurança, valor do condomínio, espaço, área de lazer etc), converse com sua família e, assim, aumente suas chances de fazer a melhor escolha para todos.

Não deixe também de baixar o e-book “Manual da Casa Própria: tudo que você precisa saber para sair do aluguel”!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

2 comentários em “Saindo do aluguel: é melhor comprar uma casa ou apartamento?”

  1. maarcus paulo disse:

    quero comprar um apto ou casa minha casa minha vida com area de lazer completa n estou sonhando sei que tem e minha renda e de 1.800 tenho fundo de garantia

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Marcus.
      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda. Aí você saberá se consegue financiar um imóvel no valor de seu interesse e ainda te dará uma previsão de quanto será suas parcelas e te indicará imóveis disponíveis pra venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *