Vale a pena dar o carro de entrada no imóvel?

Vale a pena dar o carro de entrada no apartamento?

Conseguir uma boa entrada é fundamental para poder comprar a casa ou apartamento que você deseja com mais tranquilidade, amenizando o valor das parcelas do financiamento. Nessa hora, muita gente se desfaz de alguns bens, como um automóvel, por exemplo. Mas será que compensa dar o carro de entrada no imóvel? Apesar de ser um bem que vai desvalorizar, ao contrário do imóvel, não é sempre que essa será uma boa opção para a compra do seu apê.

Veja abaixo alguns pontos que você precisa considerar antes de usar o carro como entrada na compra do imóvel e em quais situações vale a pena fazer isso. Acompanhe:

Necessidade e benefícios

Antes de cogitar vender o carro para aumentar o valor de entrada no imóvel, analise o quão necessário ele é e quais os benefícios que ele traz para sua vida. Considere aspectos como conforto, mobilidade, uso para trabalho ou lazer e o transporte da família, por exemplo. Apesar de haver um consenso de que o carro tem gastos com combustível, consertos, entre outros, é importante ver também que ele é muito cômodo e pode ter um papel importante na rotina do dono.

Se você acredita que poderá viver sem o carro por algum tempo, se ele não é fundamental para o seu trabalho ou para a família, vendê-lo pode valer a pena. Um veículo perde valor assim que sai da concessionária e tem gastos como IPVA, combustível, manutenção, etc., trazendo prejuízo. Se esse bem pode virar capital para investir na entrada de um imóvel (que, por sua vez, vai se valorizar e trará diversos benefícios à sua qualidade de vida), por que não usá-lo?

Mas se a ausência do carro trouxer um impacto que te impeça de trabalhar ou aumente seu tempo de deslocamento para atividades importantes, é bom reconsiderar a venda e buscar outras opções, já que o impacto negativo da falta do veículo é maior do que o benefício de aumentar a entrada no imóvel.

Redução de parcelas e poder de compra

Com uma boa quantia para a entrada, as parcelas de financiamento ficam menores. Isso significa menos juros para pagar, o que faz uma grande diferença em longo prazo para o seu bolso. Menos juros, mais economia e, com um tempo menor de parcelamento, mais rápido você vai se livrar da dívida e poderá investir o dinheiro em outras coisas.

Além disso, em muitos casos o valor de entrada pode influenciar na escolha do imóvel, te dando mais poder para optar por uma moradia maior ou mais bem localizada, por exemplo.

O carro se tornará um gasto

Quando se fala em bens, é preciso pensar de maneira lógica e considerar os fatores de mercado. No caso do carro, isso significa reconhecer que ele é um bem que tem vida útil e que, depois disso, precisará ser trocado, pois começará a gerar gastos.

Sendo assim, fica claro que, mais cedo ou mais tarde, será preciso se desfazer do veículo, seja para adquirir outro, seja porque mantê-lo não compensa mais do ponto de vista financeiro ou seja porque ele pode ajudar na aquisição de algo maior.

De toda forma, é inevitável que o carro vai se deteriorar e perder valor de mercado, exigirá manutenções cada vez mais caras, ou que os impostos e gastos para seu uso vão corroer o orçamento do dono. Então, se for para se desfazer do automóvel, que seja na aquisição de algo que você sabe que te trará grandes benefícios de ordem social, pessoal e financeira, como a tão sonhada casa própria.

Tem outras ideias para ajudar na entrada na hora de adquirir um imóvel? Ainda tem dúvidas sobre o processo de financiamento? Entre em contato com a gente ou deixe o seu comentário aqui no blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

8 comentários em “Vale a pena dar o carro de entrada no apartamento?”

  1. Marisa disse:

    Eu não tenho entrada pra dar mas tenho meu carro e pago um aluguel de 1700,00, então queria pegar esse dinheiro e pagar as parcelas de minha própria casa. Tem como fazer assim

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Marisa, tudo bem?
      Não é comum não dar entrada em um imóvel.
      O valor da entrada normalmente é de 1,5% do valor do imóvel. Pode ser que você encontre algumas promoções de entrada, mas geralmente é esta porcentagem.
      Entre em contato com nossos consultores online para fazer uma simulação e encontrar as melhores condições para você!

  2. Chardson disse:

    Só apartamentos tem tbm casas de condomínio?

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Chardson.
      Por favor, entre em contato com um de nossos consultores online.

  3. Luis disse:

    Tenho um carro financiado.da pra da de entrada..pela bv financeira..e comprar apto barato

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Luis.
      Cada financeira funciona de uma forma.
      É preciso que você entre em contato com ela para conferir se eles aceitam.

      Abraços.

  4. Luis disse:

    Boa tarde .gostaria dr saber pago financiamento de um carro.ele pode entrar na entrada de um apto.barato…financiadora bv financeira

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Luis.
      Cada financeira funciona de uma forma.
      É preciso que você entre em contato com ela para conferir se eles aceitam.

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *