Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Qual é o valor máximo financiado pela Caixa?

Qual é o valor máximo financiado pela Caixa?

Quando pensamos em comprar um imóvel no Brasil, é muito comum cogitar a opção de um financiamento, tendo em vista que o mercado imobiliário aqui é bastante valorizado e os preços são elevados, sobretudo nos centros urbanos. Pensando nisso, preparamos este post falando sobre qual é o valor máximo financiado pela Caixa Econômica Federal.

Esse banco é o maior credor de empréstimos no segmento e conta com taxas bem interessantes, especialmente se o cliente se enquadrar em alguma das faixas dos programas habitacionais do Governo Federal. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue lendo esse conteúdo!

Qual é o valor máximo financiado pela Caixa?

O valor máximo financiado pela Caixa varia de acordo com a modalidade escolhida para o contrato. Se o modelo de financiamento for o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), de acordo com o banco, o limite fica em até R$ 1,5 milhão. Já no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), não existe um limite, que acaba se dando pelo percentual determinado pela quota.

A quota de financiamento está relacionada com o percentual do imóvel que pode entrar no empréstimo, ou seja, o montante que resta fora da entrada. A quantia atualmente varia entre 70 e 90%. Isso depende, além da modalidade, do sistema de amortização, que pode ser o SAC (Sistema de Amortização Constante) ou a tabela PRICE (Sistema Francês de Amortização).

O que são os sistemas financeiros e de amortização?

O SFH surgiu com o intuito de atender a população de menor renda e o SFI para promover o financiamento imobiliário em geral. Um dos maiores benefícios do Sistema Financeiro da Habitação é a possibilidade de uso do FGTS, enquanto o SFI tem a vantagem de não ter o valor máximo de R$ 1,5 milhão para o imóvel financiado.

Já os sistemas de amortização estão relacionados com o plano de pagamento da dívida. No SAC (Sistema de Amortização Constante), amortização é sempre a mesma e as parcelas vão sendo cada vez menores. Já na Tabela PRICE, mais usada para curto e médio prazo, a amortização vai crescendo, mas a prestação fica sempre igual. 

Quais as outras variáveis do financiamento?

Quais as outras variáveis do financiamento?

Para ter um melhor controle financeiro durante o financiamento, você precisa entender melhor como ele funciona e isso vai depender de uma série de fatores. Além de conhecer o valor máximo financiado pela Caixa, você deve compreender também quais são as outras variáveis que serão relevantes para o seu empréstimo.

É de praxe que o valor das prestações não ultrapasse 30% da renda. Isso inclui não só o salário do solicitante, mas também do cônjuge e de outras pessoas que residirão no local. Além disso, é preciso estar atento à taxa Selic, que é o grande indexador do segmento. Ela se encontra em patamares bem baixos, mostrando que esse pode ser um bom momento para financiar.

Agora que você já sabe qual o valor máximo financiado pela Caixa e entendeu melhor como funcionam os financiamentos, reflita se esse não é um bom momento para você pensar em comprar um imóvel próprio.

Gostou de aprender qual é o valor máximo financiado pela Caixa? Então, confira também nosso outro post com dicas para comprar um imóvel na planta.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *