6 dicas para economizar com as finanças do casal

6 dicas para economizar com as finanças do casal

Apesar de ser um desafio na vida de qualquer casal, manter as contas em dia e economizar juntos para conquistar sonhos é muito importante — principalmente o da casa própria. Mas essa tarefa, apesar de exigir uma boa dose de dedicação, é perfeitamente possível se vocês trabalharem juntos. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar a economizar as finanças do casal e deixá-los mais preparados para alcançar esse importante passo na vida a dois. Anote aí:

Abram uma conta conjunta

Dividir a mesma conta é benéfico porque ajuda o casal a sempre manter o foco do sonho que está buscando. Mesmo que seja um pouco desconfortável no início, esse tipo de conta permite que ambos pensem da mesma forma sobre como usar o dinheiro e consigam ter uma visão clara de como andam os planos. Assim, cada um vai saber exatamente quanto pode gastar com outras atividades.

Tenham interesses em comum

Se ambos não estiverem alinhados em seus interesses e desejos, fica praticamente impossível poupar juntos para atingir qualquer objetivo. E essa sintonia não se resume apenas à qual será o alvo da economia, mas principalmente às questões do dia a dia, como quanto gastar com lazer, que atividades terão de ser deixadas de lado por um tempo, entre outras coisas. Mesmo que vocês não tenham os mesmos gostos, por se concentrar nos pontos em comum e entrar em acordo nos assuntos de discórdia, terão muito mais chances de fazer o plano dar certo.

Conversem sobre como economizar as finanças do casal

Muitos casais evitam falar sobre dinheiro, pois acham que a conversa vai terminar em briga (especialmente se houver dívidas), mas não precisa ser assim. Aliás, dialogar abertamente sobre o assunto é crucial para que os planos deem certo, visto que isso deixa cada um a par da situação financeira do outro, podendo se planejar e se adaptar melhor para o futuro.

Acompanhem e controlem as despesas

Obviamente, algumas das dicas anteriores já ajudam nessa parte, mas nunca é demais destacar a necessidade de fazer esse controle. Além disso, esse é um esforço contínuo que pode ser facilmente esquecido com o passar do tempo e a correria do dia a dia. Para evitar problemas, montem um planejamento mensal e segui-lo à risca, levando em conta o orçamento médio e definindo quanto podem gastar, em quais áreas podem economizar e quanto investir.

Invistam o dinheiro

Sem nenhum investimento fica mais complicado fazer o dinheiro render e alcançar os sonhos, ainda mais o de comprar um apê, o que envolve um valor bem maior. Na hora de decidir como investir, os dois devem levar em conta as circunstâncias atuais, quanto podem separar por mês para esse fim, qual será o retorno do investimento e outros detalhes. O que vale é garantir que será possível continuar juntando e que as finanças do casal não corram riscos.

Não se esqueçam dos desejos pessoais

Nada dá certo sem equilíbrio, então, mesmo fazendo sacrifícios que valem a pena, não é legal deixar toda a sua vida de lado agora em prol de uma conquista futura. Continuem realizando desejos pessoais, estabelecendo metas menores e trabalhando por objetivos individuais. Inclusive, pensem nisso como uma forma de facilitar a economia maior: se tudo for restrito, tanto o projeto como a própria relação podem sofrer um desgaste, enquanto esses “pequenos agrados” servem como incentivo e ajudam a manter as coisas em perspectiva.

Sem dúvida, o esforço para economizar e manter as finanças do casal em dia envolve muitos aspectos. É preciso comprometimento, organização e um bom planejamento, além de exigir bastante conversa por parte dos dois. Apesar disso, nada se compara à sensação de concretizar um sonho, especialmente se você está ao lado de quem ama. Seguindo essas dicas, vocês estarão alguns passos mais perto dessa conquista!

Já está conseguindo poupar para comprar seu apartamento? Assine nossa newsletter e continue acompanhando as novidades aqui no blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

4 comentários em “6 dicas para economizar com as finanças do casal”

  1. Adorei o post, muito bom… bem escrito e bem explicativo, muito legal mesmo!

  2. http://comoreconquistaroexmarido.com/ disse:

    Nossa! Aprendi muita coisa com esse post! Bom trabalho, muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *