7 dicas para economizar e comprar o seu apartamento

7 dicas para economizar e comprar o seu apartamento

Comprar o seu próprio apartamento e se ver livre do aluguel é o sonho de muita gente. Porém, para realizar esse sonho é indispensável ter algum dinheiro em mãos para dar a entrada e se planejar com as parcelas do financiamento.

Na maioria dos casos, é exigido que o comprador pague 20% do valor do imóvel à vista, ou seja, quem pretende comprar um apartamento precisa poupar — e, além desse valor, há também despesas com a documentação. Para te ajudar nesse processo, listamos abaixo 7 dicas boas para você conseguir economizar e comprar o seu apartamento. Acompanhe!

1 – Elimine as dívidas

Você sabia que comprando no cartão de crédito ou no crediário você pode estar comprometendo até ¼ do seu orçamento só com os juros? É um valor considerável que você poderá poupar apenas criando o hábito de pagar somente à vista!

Muitas vezes é tentador comprar alguma coisa de forma parcelada, afinal, aquele gasto fica diluído em parcelas mensais, com valores que não vão pesar tanto. Com essa prática, você acaba por contrair várias pequenas dívidas que comprometem boa parte da sua renda. Se quiser economizar, você tem que mudar o hábito de compra e aposentar o cartão de crédito. Se desejar ou precisar de algo mais caro, guarde o dinheiro e compre à vista!

Se você já está endividado, procure quitar tudo. E jamais caia na tentação de pagar o valor mínimo do cartão de crédito: os altos juros do cartão são uma bola de neve e pagar somente o mínimo é entrar numa dívida sem fim!

2 – Reserve 30% da sua renda

Geralmente, quando realizamos um financiamento imobiliário, o valor que fica comprometido com as parcelas é de 30% do valor da sua renda mensal. Se desde já você adequar seu orçamento, ficará mais fácil quando começar a pagar as parcelas do seu apartamento. Além disso, o montante que você poupar com esse hábito pode ajudar no valor da entrada do imóvel.

3 – More com seus pais

Se você for solteiro e não tiver problemas em morar com os pais, não se apresse em sair de casa para pagar aluguel. Se você tem essa oportunidade, aproveite para economizar algum dinheiro — e quando sair da casa dos seus pais poderá mudar-se diretamente para o seu próprio apartamento.

Mas não abuse! Ajude a pagar as contas, assim, além de colaborar você já vai se acostumando com as futuras obrigações financeiras de morar sozinho.

4 – Repense os grandes gastos

Se você já está com o casamento marcado, ou pretende se casar em breve, comprar um apartamento é algo mais urgente. Porém, é necessário ter muito critério na hora de realizar esse investimento. Converse muito com seu futuro cônjuge, veja quanto vocês terão de renda, faça uma simulação do financiamento e veja como ficará o cenário.

Caso ainda não tenham o valor para entrada, considerem a possibilidade de adiarem um pouco o casamento, ou abrir mão de uma grande festa. Alguns casais não dispensam uma comemoração luxuosa e uma bela viagem de lua de mel, mas começam a vida a dois pagando aluguel. Avaliem juntos as prioridades do casal e repensem esses gastos.

5 – Divirta-se com moderação

Ninguém é de ferro e todo mundo precisa se divertir um pouco. Mas se você quer comprar um apartamento, terá que controlar os gastos com as saídas e programas com os amigos. Se hoje você costumar sair todos os finais de semana, corte as despesas pela metade ficando em casa por dois deles ao mês.

Imagine se você gasta R$300 por mês com combustível, restaurante e cinema, por exemplo. Pode parecer pouco, mas se você cortar esse gasto, em um ano terá economizado R$3.600!

6 – Faça uma planilha de gastos

Você já teve impressão que o dinheiro sumiu da sua conta? Chega ao final do mês no vermelho sem entender onde gastou tanto? A solução é criar uma planilha de gastos e passar a anotar tudo nela!

Anote absolutamente tudo o que gastar (mesmo). Se comprar um chocolate ou abastecer o carro, deve ir para a planilha. Só dessa maneira você terá ideia do valor real que gasta por mês e com o que está gastando. Com essa planilha ficará mais fácil identificar onde você está exagerando e o quanto poderá economizar.

7 – Priorize seu apartamento

Algumas pessoas passam a vida planejando, porém, nunca alcançam o que tanto almejam por perderem o foco. Se você realmente quer comprar um apartamento, coloque esse desejo como prioridade. Abrir mão de algumas coisas faz parte da sua conquista.

Economizar pode parecer algo difícil e até mesmo chato inicialmente, mas com o tempo você acaba se acostumando — e verá que a sensação de conquista compensa tudo!

Você tem alguma dica para economizar dinheiro que não foi citada na nossa lista? Divida com a gente!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

9 comentários em “7 dicas para economizar e comprar o seu apartamento”

  1. Renato Costa Veloso Junior disse:

    Ótimas Dicas.Vou segui-las com certeza para realizar o sonho de adquirir meu apartamento .

  2. Elizama disse:

    é minha casa minha vida? moro de aluguel . mim ajude eu preciso sai do aluguel.

    1. Ana Paula disse:

      Oi Elizama! É importante começar economizando no seu dia a dia para investir no seu imóvel. Depois, basta ficar ligada nas nossas dicas de como financiar o seu imóvel.

      Qualquer dúvida, estou por aqui! Um abraço!

  3. patricia de fatima sampaio cabral disse:

    Gostei muito dessas 7 dicas,obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *