Como construir um patrimônio: tudo o que você precisa saber!

Como construir um patrimônio: tudo o que você precisa saber!

Você quer saber como construir um patrimônio? Esse é um desejo em comum de qualquer pessoa que projeta o futuro e almeja mais tranquilidade. O caminho para alcançar um status confortável, no entanto, é composto por esforços, equilíbrio financeiro e investimentos precisos.

Ter bens e uma situação financeira estável é importante especialmente para quem constrói uma família. Contar com uma aposentadoria não é bem o caminho mais adequado, uma vez que os valores não são os melhores e não garantem o conforto esperado.

Um patrimônio sólido só é obtido com muita organização e boas decisões! A seguir, falaremos um pouco mais sobre a importância disso, os benefícios e como colocar um plano sólido em prática. Confira!

A relevância da construção de um patrimônio

Trabalhar, se desenvolver e buscar por um bom salário são algumas das práticas naturais no caminho de quem quer mais conforto. Uma vida tranquila e sem problemas financeiros depende de um rendimento sólido e, se possível, em constante crescimento. Trata-se de questões importantes para viver o presente, mas não são suficientes para quem pensa a longo prazo.

Quando a aposentadoria chega, naturalmente a renda diminui, mas nem sempre o padrão de vida acompanha essa queda. O problema começa justamente quando não há o preparo para tal fase ao longo dos anos de trabalho, sendo a construção de um patrimônio capaz de amenizar a situação.

O dinheiro conquistado em toda a vida de atividade profissional precisa ser convertido em investimentos, ou seja, aplicações que vão gerar fontes de renda. Isso garantirá que você não precise se preocupar com sua renda mensal mais à frente. A questão não é somente manter o nível de vida, mas não ter instabilidades ou problemas relacionados a dinheiro na velhice.

À frente de uma família, que é o caso de muitas pessoas, há também a responsabilidade de garantir que os filhos comecem suas vidas com mais tranquilidade. Eles serão dependentes até certo ponto e apenas um patrimônio é capaz de gerar a renda necessária para ajudá-los.

Os benefícios de construir um patrimônio

Tão importante quanto entender os caminhos que envolvem como construir um patrimônio é saber os benefícios que esse trabalho a longo prazo traz. A preocupação com dinheiro no decorrer da vida é fundamental e deve ser direcionada para a conquista de bens que proporcionem renda ou tenham valor de venda.

Propriedades, empresas, aplicações em fundos de investimento, previdência privada e outras possibilidades ajudam a alcançar um patamar sólido de patrimônio. A partir disso, é possível conquistar alguns benefícios que fazem toda diferença. Conheça alguns deles a seguir!

Segurança para a família

É muito comum a preocupação em construir um patrimônio e, na maioria das vezes, isso é motivado pela busca por segurança para a família. Pais não duram para sempre, assim como não conseguirão trabalhar por tempo prolongado.

Aproveitar o momento de bons rendimentos e saúde é fundamental para garantir um futuro mais sólido para os filhos e toda a família. Nem sempre a preocupação se concentra em ajudar as crianças a crescerem saudáveis, com uma educação de qualidade e ingressar na universidade.

Infelizmente, não é possível controlar alguns fatores da vida, sendo necessário pensar sobre algo de pior que possa acontecer. Com a construção de um patrimônio, há a garantia de que os familiares não passarão dificuldades se você não puder estar mais perto deles em algum momento.

Fontes de renda contínuas

As fontes de renda não podem ser originárias apenas do seu trabalho, ou seja, do seu salário. O ideal é construir outras possibilidades de entrada de dinheiro, mas também de modo que isso se prolongue por bastante tempo. Tais fontes de renda precisam ser contínuas — algo que só acontece se você sabe como construir um patrimônio ao longo dos anos de trabalho.

Pense em como iniciar um empreendimento pode ser interessante! Uma empresa sólida e bem gerida vai durar por muitos anos, o que garante essa entrada de dinheiro contínua. Outra excelente opção é o investimento no mercado imobiliário, algo que simplesmente nunca deixa de ter demanda. Pessoas estão sempre em busca de moradia, portanto os valores desses aluguéis serão uma renda fixa constante.

Boas reservas de emergência

Imprevistos acontecem com tanta frequência que você não pode tratá-los como fatores realmente imprevisíveis. A melhor forma de lidar com os problemas que surgem quando ninguém espera é ter uma reserva emergencial.

Até aqui, falamos de um patrimônio que gera renda contínua, mas também é fundamental ter um bom montante de capital em conta para situações dinâmicas. Essas emergências nem sempre são ligadas a questões de saúde, como doenças ou acidentes.

Pode haver a necessidade até mesmo de investir altos valores em uma oportunidade única e que dura por pouco tempo. Nesses casos, se você tem a quantia em conta, pode aproveitá-la na hora certa. A reserva de emergência é parte de um patrimônio e capaz de ajudar a torná-lo ainda maior!

Manutenção da saúde na terceira idade

O tempo passa e a saúde não será mais a mesma dos tempos áureos de dedicação à família, ao trabalho ou à vida social. A terceira idade pode ser muito benéfica e você pode desfrutar dela da melhor forma — desde que sua saúde esteja em dia.

É comum que a pessoa enfraqueça nesse período, inclusive devido a algumas doenças e limitações físicas, mas um patrimônio ajuda a encarar isso. É preciso que esteja em pauta os custos com tratamentos, consultas, remédios e o que mais for necessário.

A tendência é que tais valores aumentem, mas, se você tem segurança financeira, será capaz de lidar com o cenário sem que as doenças ou limitações levem todo o seu dinheiro. Um patrimônio sólido dá a segurança de cuidar da saúde da maneira certa para seguir descansando e aproveitando a vida na terceira idade.

Estabelecimento de um padrão de vida

O trabalho duro e a dedicação ao longo da vida proporcionam mudanças merecidas. O padrão de vida aumenta, o que não significa ostentação ou gastar dinheiro de maneira irresponsável (desde que haja um planejamento, claro).

Para ter conforto e hábitos mais caros, é necessário se preparar para isso, já que a renda de trabalho diminui, mas a vida não para. Ao saber como construir um patrimônio, você também estará se preparando para arcar com o padrão de vida estabelecido ao longo dos anos.

Para que isso seja possível, é fundamental ter diferentes fontes de renda, além de um patrimônio amplo em capital e segurança financeira. Assim, não será necessário diminuir seu padrão de vida ao parar de trabalhar.

A definição de objetivos

Para conquistar um patrimônio sólido, é preciso trabalhar com objetivos bastante claros e que direcionem os esforços. Você sabe exatamente até onde e quando quer chegar financeiramente falando?

Suas conquistas podem ser as mais variadas e nem sempre a busca é por se tornar um grande milionário, por exemplo. Cada pessoa tem uma realidade e seus objetivos mudam de acordo com isso.

Se você pretende construir uma família, por exemplo, as metas precisam ser um pouco maiores, uma vez que é necessário garantir suporte a mais pessoas. Além disso, os objetivos precisam ser distribuídos dentro de diferentes períodos, o que garante conquistas escaláveis.

A seguir, vamos entender melhor de que forma a definição de objetivos deve ser conduzida, desde uma análise da sua situação atual até o entendimento de como seu capital será aplicado. Veja como construir metas alcançáveis, que ajudarão a estabelecer um patrimônio sólido.

Planejamento de acordo com sua situação atual

É preciso, antes de tudo, avaliar como sua vida se encontra no atual momento. Caso você seja solteiro e ainda tenha determinado conforto em relação ao seu rendimento, seus objetivos momentâneos são específicos.

No entanto, se você já tem uma família, sua renda estará mais comprometida, o que impacta no percentual financeiro dedicado a investimentos, por exemplo. Portanto, comece a planejar como construir um patrimônio a partir do que vive hoje.

Defina seus percentuais de aplicação, sempre com um orçamento detalhado e estabilizado de acordo com suas necessidades e seus compromissos. Um planejamento realista é o que garantirá o sucesso de investir a longo prazo.

Definição de conquistas a médio e longo prazo

É natural pensar mais à frente e imaginar uma aposentaria em breve, com um patrimônio sólido, amplo e muita tranquilidade. É ótimo que esse seja seu horizonte de inspiração, mas é preciso construir um planejamento considerando conquistas em diferentes prazos, especialmente em médio e longo.

Tudo o que você conquistar precisa ser colocado dentro de uma linha do tempo coerente de esforços. Se quiser adquirir um imóvel, por exemplo, será necessário pensar nas formas de pagamento.

Caso adote a compra financiada, vai saber em quanto tempo conseguirá quitá-la. Então, definirá essa meta como algo a médio prazo (estabelecendo que a conquista venha em seis anos, por exemplo).

As metas a longo prazo também devem estar devidamente definidas. Se você pretende se aposentar aos 50 anos, deve ter mais do que esse imóvel. Estabeleça um planejamento para que, logo após quitá-lo, consiga manter uma prática de investimentos suficiente para garantir uma fonte de renda no futuro. Assim, uma previdência privada ajudará a chegar nessa idade com o padrão que você espera.

Decisão sobre quais serão os investimentos

Essa é uma etapa crucial quando se pensa em como construir um patrimônio. A única maneira possível é por meio dos investimentos, que são variados. Há muitas formas de transformar seu capital em conquistas, que podem envolver tanto a obtenção de bens ou propriedades quanto uma aplicação mensal, que resultará em um rendimento fixo.

Ao escolher os investimentos, é importante pensar em como impactarão seu orçamento. Se for necessário, faça ajustes no seu padrão de vida e adote hábitos mais econômicos. Na hora de definir o destino do seu capital, você deve entender o que pretende. Um patrimônio é composto por volume financeiro, mas também pelos bens que geram renda a longo prazo.

Assim, é possível investir em:

  • aplicações em ações de empresas que geram rendimentos;
  • previdência privada, para ter um patrimônio financeiro a longo prazo;
  • imóveis que podem gerar renda com aluguel;
  • outros tipos de bens de valor que possibilitem revenda ou aluguel.

Os desafios de construir um patrimônio

Ao longo deste conteúdo, você já deve ter percebido que saber como construir um patrimônio exige diversos conhecimentos diferentes, ou seja, não é algo fácil. Trata-se de um trabalho prolongado, que envolve práticas financeiras saudáveis.

No momento atual, nem sempre é possível ter a mentalidade certa para que, mais à frente, consiga estabilidade e conforto quando o assunto é dinheiro. Por conta disso, veja a seguir alguns desafios que você encontrará na busca sobre como construir um patrimônio!

Assim, será possível se preparar e passar por esses esforços com mais conhecimento sobre o que se está fazendo e o equilíbrio emocional necessário.

Guardar dinheiro

Guardar dinheiro é simplesmente um hábito fundamental na sua vida, mas a questão é que realmente não se trata de algo fácil (apesar de indispensável). Se você tem uma reserva, pode dedicar esses valores àquilo que quiser — desde um investimento em ações até a parcela do financiamento de um imóvel. Prepare-se para lidar com esse desafio, que será o principal dentro da construção do seu patrimônio.

Estabelecer um padrão de vida equilibrado

Gastar menos do que se ganha parece óbvio, mas muitas pessoas simplesmente não conseguem. É importante ir além: seu padrão de vida não pode atrapalhar sua busca por estabilidade. Viver bem é ótimo, mas melhor ainda é viver bem para sempre. Mesmo que seja preciso abrir mão de alguns luxos momentaneamente, é possível ter conforto e garantir tranquilidade lá na frente.

Ter investimentos realmente frutíferos

Um dos piores erros que se pode cometer no trabalho de buscar como construir um patrimônio é investir seu dinheiro de forma equivocada. Todo o esforço pode ir por água abaixo, algo que não deve ser cogitado. Portanto, aplique seu dinheiro em patrimônios sólidos e que realmente tragam retornos a curto, médio ou longo prazo.

A jornada envolvida na construção do patrimônio

Quer saber como construir um patrimônio? Há uma jornada de muitos esforços e planejamento por anos à frente. Ainda que sejam necessários trabalho duro e equilíbrio, a garantia é de que o futuro tem tudo para ser mais tranquilo e com o conforto financeiro que você sempre buscou.

Veja a seguir como esse caminho é construído e de que forma você precisa agir em cada etapa necessária!

Estabeleça metas financeiras

É importante alcançar um patamar financeiro em cada fase da vida. Durante esse trabalho de construção do seu patrimônio, você terá diversas metas, sejam elas de conquistas, sejam de acúmulo de capital.

Diante do caminho planejado, determine o patamar que pretende alcançar em diferentes prazos da sua vida, pensando a curto, médio e longo prazo. Se você ainda é jovem, defina a meta para quando chegar aos 40 anos, aproximadamente.

É possível determinar que, nessa idade, já tenha um imóvel próprio e determinado valor acumulado em conta. Até lá, naturalmente você pode replanejar, mas o ideal é se manter fiel às metas. O mesmo pode ser feito para um prazo mais longo, como quando chegar à terceira idade.

Organize seu orçamento

O segredo para ter dinheiro sobrando no fim do mês é estabelecer um orçamento mensal bem detalhado e, principalmente, rigoroso. Saiba que, se você trai esse planejamento, está traindo a si próprio.

O primeiro passo é entender quais são seus rendimentos fixos mensais, contando com salário, retorno de investimentos e o que mais houver. Diante desse valor, defina o quanto você tem de custo de vida mensal. Entra absolutamente tudo nessa conta, mas, para facilitar, separe por categorias:

  • financiamentos;
  • alimentação;
  • aluguel (se for o caso);
  • mobilidade;
  • custos com automóvel (se você tiver);
  • lazer;
  • saúde (medicamentos, consultas e a mensalidade de um plano, caso pague);
  • contas de casa (água, energia, gás, internet, serviços de streaming e TV a cabo).

Todas essas despesas e custos precisam caber dentro do seu orçamento mensal. As fixas não mudam, a não ser que você busque por opções mais baratas. As variáveis, como serviços de streaming, lazer e outros itens mais supérfluos, podem ser analisadas e reduzidas.

O orçamento organizado ajuda você a gastar só o que pode e, ainda, dedicar parte da renda à construção do seu patrimônio.

Corte gastos supérfluos

Ao longo da sua vida, mesmo que você conquiste a independência financeira, será necessário rever seus gastos. O motivo é simples: é isso que o fará conquistar o equilíbrio financeiro.

Em alguns momentos, a situação será realmente de corte, mas encare como algo passageiro para sua organização financeira. Assim, posteriormente você conseguirá retomar esses custos (com responsabilidade, claro).

Muitas vezes, os itens supérfluos só precisam ser reduzidos. Como não são essenciais, o ideal é que diminuam e estejam sob controle. Ao fazer isso, a ideia é que sobre mais dinheiro para dedicar a questões importantes, como a aquisição de um imóvel próprio — algo que traz a segurança momentânea e, futuramente, pode ser uma fonte de renda.

Poupe mensalmente

Não importa o quanto você ganha e o patamar financeiro que conquistou: poupar é uma questão de responsabilidade com o futuro. Guardar dinheiro é importante para que você não seja pego de surpresa e, nessa busca sobre como construir um patrimônio, consiga ter bons valores sendo direcionados da forma certa todo mês.

Portanto, estabeleça a cultura de poupar, sempre definindo os valores que pretende guardar antes mesmo de começar a pagar as contas ou os gastos com lazer. Para facilitar a implementação do hábito, defina o percentual que vai guardar mensalmente e o inclua no orçamento.

Invista em boas opções

Há muitas opções de investimento disponíveis por aí e isso é o que gera riscos. É preciso entender que cada aplicação envolve chances de perdas, especialmente se estamos falando de ações no mercado financeiro. Ao investir, procure por profissionais da área que possam ajudar, como corretoras ou consultorias especializadas e com renome no mercado.

Uma ótima opção também é a previdência privada, que nada mais é do que um programa de aplicação mensal por anos, responsável por garantir um patrimônio sólido quando você se aposentar. Trata-se de uma garantia de que, ao parar de trabalhar, você tenha um capital relevante para investir naquilo que desejar.

Faça um financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é sempre uma excelente alternativa nessa busca de como construir um patrimônio, pois pensar no futuro significa ter uma casa própria. Não se preocupar com aluguel é excelente e, para tanto, o planejamento ajuda a conseguir um financiamento.

Mais do que isso, um imóvel representa investimento. Mesmo que você já tenha sua propriedade, adquirir uma nova é uma excelente maneira de ter um patrimônio que gera renda fixa com aluguel para sempre. Raramente os imóveis se desvalorizam, ao passo que a busca por moradia é constante (ou seja: as chances de um apartamento estar sempre alugado são muito grandes)!

A importância de começar comprando um imóvel

É praticamente impossível pensar em como construir um patrimônio e não considerar a comprar um apartamento como o início de tudo. A segurança de ter seu próprio lar sem nunca mais se preocupar com aluguel é algo único e traz a segurança que muitas pessoas procuram.

Hoje, com a possibilidade do financiamento, fica cada vez mais palpável realizar esse desejo. Com o desenvolvimento financeiro, novos investimentos e a adoção de boas práticas, é possível conquistar em poucos anos o sonho da casa própria.

Mas o trabalho não para por aí. Como você viu ao longo deste conteúdo, imóveis são também excelentes fontes de renda e precisam ser vistos como opções sólidas de investimento. O rendimento a longo prazo é animador!

Por isso, inclua no seu planejamento inicial de patrimônio a conquista de um imóvel. A segurança do teto para sua família ou para o início de sua vida pessoal é algo que compensa todo o esforço.

Com as dicas deste post, é possível conquistar sua propriedade! Agora você já sabe como construir um patrimônio, certo? Tendo equilíbrio financeiro e planejamento, é possível poupar, aplicar seu capital e acumular bens pensando no futuro.

Que tal ler mais conteúdos como este regularmente? Basta assinar nossa newsletter para recebê-los diretamente no seu e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *