Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quais são as vantagens de investir em imóveis?

Quais são as vantagens de investir em imóveis?

Quando se fala em comprar um imóvel, para muitos, é a concretização do sonho da casa própria, que é uma grande conquista que alguém pode alcançar. Porém, a geração atual de consumidores tem uma perspectiva bastante ampla sobre como lidar com seu dinheiro. E é nesse ponto que entram as vantagens de investir em imóveis.

Seja pela segurança de ter um bem no seu nome para o resto da vida, seja para ter uma fonte de renda extra, o fato é que existem muitos motivos pelos quais o investimento em propriedades é uma das alternativas que mais têm se destacado ultimamente.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você conheça as principais vantagens de investir em imóveis. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Liberdade do aluguel

Uma das preocupações do brasileiro é ter um lugar para morar, que esteja em seu nome, isto é, livrar-se do aluguel de uma vez por todas. Afinal, quem é que gosta de ficar pagando por algo que não lhe pertence?

Sendo assim, uma das primeiras razões pelas quais vale a pena investir em um imóvel é que, independentemente de qual seja a forma que você optou por pagar, cada prestação quitada é um passo em direção a nunca mais depender do aluguel.

Segurança financeira

Uma das principais vantagens de investir em imóveis é a segurança de apostar em um mercado altamente estável, como o setor imobiliário. Mesmo diante dos piores cenários econômicos e das crises mais complexas, esse mercado sempre se é um dos primeiros a se recuperar — isso quando ele é afetado. As pessoas sempre precisarão de um lugar para morar, afinal.

Este é o ativo que consegue manter o seu valor mesmo diante de cenários delicados. Portanto, é uma ótima alternativa para quem pretende aumentar o seu patrimônio, mas gosta de segurança, visto que ele pode garantir uma renda para o futuro. Ao investir em um imóvel comercial ou residencial bem-localizado, é praticamente garantido que você terá ganho certo e vitalício.

Redução de riscos

Há quem goste de guardar o dinheiro na poupança, embora essa seja uma opção que sempre tira o sono de muitos investidores. Basta se lembrar do episódio em que as poupanças foram congeladas pelo Governo como um “empréstimo” para o pagamento de dívidas. Décadas se passaram, e grande parte das pessoas que perderam dinheiro na época nunca mais tiveram as suas economias recuperadas.

Sendo assim, uma das vantagens de investir em imóveis é o fato de essa aquisição ser praticamente isenta do risco de ser congelada pelo Governo. Seja qual for a crise que o país ou o mercado mundial estiverem passando, seu apartamento ou sua casa permanecerá sendo o seu patrimônio.

É claro que é preciso sempre tomar bastante cuidado, especialmente no caso de imóveis na planta. É importante acompanhar de perto a construtora responsável pelo empreendimento, ainda que ela tenha um histórico impecável. Outra recomendação é dar preferência sempre para empresas que tenham nome e credibilidade no setor.

Investimento que se valoriza com o tempo

Investimento que se valoriza com o tempo

Não é preciso ser especialista para saber que um dos pontos mais positivos do investimento no mercado imobiliário é que bens imóveis são um dos poucos que têm o valor agregado com o decorrer dos anos.

Ao comprar um automóvel, por exemplo, apenas retirando-o da concessionária e levando para casa, ele já tem uma quantia significativa reduzida de seu valor de mercado. Ou seja, mesmo que ele fique estacionado na garagem, você não poderia revendê-lo por um valor mais alto do que pagou ou sequer o mesmo preço, na tentativa de recuperar o investimento.

Já no caso de um imóvel, a história é bem diferente. O valor venal de um apartamento ou uma residência é ajustado anualmente com base em uma série de aspectos que regem os preços do mercado imobiliário, como localização, infraestrutura e metro quadrado da região — sem mencionar as melhorias e os diferenciais da propriedade, que podem fazer com que ela valha muito mais.

Isso significa que, só de comprar um imóvel em determinado bairro hoje, daqui a 10 anos, ele poderá ser vendido sem que você se preocupe em perder dinheiro, visto que ele não será desvalorizado. Dependendo das mudanças que ocorram no bairro, como a urbanização e valorização da região, o imóvel pode ter o seu valor multiplicado.

Possibilidade de renda extra

Como já foi mencionado, muitas pessoas investem no mercado imobiliário não apenas por causa dos benefícios que foram citados até agora, como também pelo fato de saberem que terão uma renda extra garantida por toda a vida.

Isto é, se você não deseja morar na propriedade que adquiriu e não tem planos de vendê-la no momento, uma opção que sempre estará ao seu alcance é alugar esse imóvel e ter esse valor como uma fonte de renda extra mensal.

Com um bom planejamento e bastante disciplina, essa pode ser uma das alternativas mais rentáveis de expandir o seu patrimônio e garantir uma segurança financeira para você e sua família. Para se ter uma ideia, muitos optam por viver de renda de aluguel, investindo em mais imóveis no decorrer da vida.

Cobertura contra a inflação

Por fim, mas não menos importante, uma das vantagens de investir em imóveis é que o mercado imobiliário tem uma espécie de cobertura em relação à inflação. Ou seja, à medida que o PIB cresce, a demanda por imóveis aumenta.

Isso significa que os imóveis têm a tendência de manter o valor de compra acima da inflação, mesmo no caso de ajustes diários. Como mencionamos anteriormente, esse mercado dificilmente sofre com a desvalorização, independentemente de qual seja o cenário econômico.

Como você pôde contemplar neste post, há inúmeras vantagens de investir em imóveis. Não importa qual é o seu perfil financeiro ou a forma com a qual você lida com investimentos, o fato é que essa é uma das alternativas mais seguras e rentáveis da atualidade. Não é por coincidência que cada vez mais pessoas têm se interessado pelo mercado imobiliário.

Este conteúdo com as vantagens de investir em imóveis foi útil para você? Então é muito provável que você também se interesse por nosso post sobre o que pode impedir a compra de um imóvel!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *