Como comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado?

Como comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado?

A aquisição de um imóvel é um desejo muito comum para boa parte das pessoas, pois gera patrimônio e traz um pouco mais de tranquilidade para o cerne da própria família. Já que nem sempre é fácil organizar as finanças, saber como comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado pode ser fundamental.

Muita gente pensa que isso não é possível, principalmente por levar em consideração que o mercado imobiliário brasileiro é bastante valorizado. Mas, por meio de ações pontuais e atitudes estratégicas, esse desafio se torna viável. Continue lendo nosso artigo e descubra como!

Conheça seu orçamento mensal
Conheça seu orçamento mensal

O primeiro passo para comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado é conhecer muito bem seu orçamento mensal. Isso é muito importante porque, em linhas gerais, se você não dispõe de capital para pagar o preço da propriedade à vista, as modalidades que oferecem prestações serão mais viáveis.

Mais do que apenas o valor do seu ordenado, isso quer dizer que você deve compreender, de forma efetiva, quanto sobra na sua conta depois de arcar com os gastos fixos. O cálculo se baseia em pegar o salário e subtrair a mensalidade da escola de seus filhos, as despesas com planos de saúde e assim por diante, por exemplo.

Quite eventuais dívidas antigas

Quite eventuais dívidas antigas

Após conhecer seu orçamento e entender seu momento financeiro, chegou a hora de adotar atitudes mais efetivas para quem deseja comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado. Mais uma vez, pensando que você terá de arcar com as prestações mensais, exterminar eventuais dívidas pode ser uma ótima ideia.

Faça tudo o que for possível para eliminar pendências financeiras antigas e não ter que perder capital pagando juros abusivos ou até mesmo acabar com o nome sujo. Além disso, corte os supérfluos, ponderando sobre tudo aquilo de que realmente precisa. O esforço será compensado quando você estiver em sua casa própria.

Escolha onde você quer morar

Escolha onde você quer morar

Outra etapa importante para quem quer comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado é escolher onde morar. Afinal, os preços variam muito de um lugar para outro e, dependendo do caso, as unidades que são parecidas em metragem e acabamento podem ter valores bem diferentes a depender da localização.

Sendo assim, pode ser interessante optar por bairros e regiões que estejam em desenvolvimento, com bom potencial de valorização. Priorize áreas que estão recebendo investimentos do poder público, como instalação de estações de metrô e trem, ou da iniciativa privada, a exemplo da construção de shoppings e condomínios.

Entenda mais sobre o financiamento

Entenda mais sobre o financiamento

Você também precisa entender um pouco mais sobre financiamento imobiliário caso queira comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado. Essa é a modalidade mais utilizada no Brasil por quem deseja entrar no mercado de imóveis e, definitivamente, pode ser uma boa alternativa para quem pretende sair do aluguel.

A Caixa Econômica Federal é o maior credor em nosso país para esse tipo de empréstimo, mas você também pode fazer simulações em outros bancos, sobretudo se for correntista há muito tempo da instituição. Tenha em mente que, além de dar uma entrada, a prestação não pode exceder 30% da sua renda mensal. 

Tente dar um bom valor de entrada

Tente dar um bom valor de entrada

Dar um bom valor de entrada é algo extremamente desafiador para quem quer comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado, não é mesmo? No entanto, por mais difícil que possa parecer, é muito importante fazer um esforço para aumentar a quantia inicial do financiamento.

Isso é essencial para diminuir o montante total, as prestações e, consequentemente, a incidência de juros. Ainda que seja necessário “raspar” suas economias ou vender alguma coisa, não hesite: no final das contas, trata-se da melhor alternativa para o seu orçamento em médio e longo prazo.

Use seu FGTS para financiar

Use seu FGTS para financiar

O famoso FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) também pode ser usado como parte do pagamento de um imóvel, inclusive para quem faz um financiamento imobiliário. O governo tem algumas exigências para liberá-lo, mas o valor acaba sendo de grande valia, sobretudo se você trabalha há muito tempo.

Dependendo do saldo, esse pode ser um reforço crucial para as finanças. Para tanto, basta que a propriedade a ser adquirida tenha fins residenciais e você apresente pelo menos três anos de carteira assinada, mesmo que não seja por um período contínuo. Também não é permitido ter outro imóvel na mesma cidade em que pretende comprar.

Considere um consórcio de imóveis

Considere um consórcio de imóveis

Outra opção que vem fazendo muito sucesso no mercado imobiliário, inclusive como alternativa ao financiamento, é o consórcio de imóveis. Vale lembrar que o seu Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser usado como entrada para comprar a cota de um consórcio.

Trata-se de uma forma de poupar dinheiro e, ainda, fazer um investimento. Basta encontrar uma administradora autorizada pelo Banco Central e pagar as parcelas, que tendem a ser menores do que nos empréstimos comuns. O lado ruim é que você precisa esperar o sorteio para ser contemplado ou dar um lance vencedor.

Pesquise o máximo que puder

Pesquise o máximo que puder

Agora que você já sabe o que fazer para comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado, não se acomode. A melhor forma de encontrar um imóvel perfeito para o seu orçamento é pesquisando bastante. Felizmente, isso é muito mais simples nos dias de hoje do que há alguns anos.

A internet é uma excelente fonte de informações: com poucos cliques, você pode aprender mais sobre o mercado, descobrir oportunidades de usados e ver unidades na planta ou quais são os lançamentos da região. Porém, para finalizar os trâmites e ter mais segurança, contar com a expertise de uma imobiliária é a melhor escolha.

Ao seguir nossas dicas, você vai conseguir comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado. Com um pouco de estratégia, será possível preparar sua mudança e partir para um novo imóvel!

Gostou de aprender mais sobre como comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado? Então, confira também os erros que impedem de sair do aluguel!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *