Como fazer o financiamento de um imóvel?

Como fazer o financiamento de um imóvel?

Muitos brasileiros têm o sonho de conquistar a casa própria: seja para iniciar uma nova etapa de vida, deixar de pagar aluguel ou, também, para contar com mais independência financeira. Para tanto, é possível entender como fazer financiamento de um imóvel e facilitar a conquista desse objetivo.

Como o financiamento imobiliário é uma espécie de empréstimo no ramo de compra e venda de casas e apartamentos, ele pode ser a ferramenta essencial para a conquista do seu sonho. Por isso, busque saber como esse processo funciona antes de fazer o seu pedido no banco mais próximo.

Reunimos neste post todas as informações necessárias para que você consiga a aprovação do financiamento de um imóvel. Continue a leitura e saiba mais. Vamos lá?

O que é financiamento imobiliário?

O que é financiamento imobiliário?

O conhecido financiamento imobiliário nada mais é do que um empréstimo realizado por instituições bancárias ou até mesmo por grandes construtoras de imóveis. O objetivo desse recurso é tornar possível para o comprador a aquisição do imóvel de sua preferência: a instituição quita de forma integral o valor do bem e o comprador passa a dever ao banco.

O pagamento, então, ocorre a partir de parcelas mensais que não prejudicam a renda mensal da família compradora. Isso porque os prazos para quitar a dívida são bastante prolongados, podendo durar alguns anos.

Também vale ressaltar que o financiamento de um imóvel é um contrato específico para cada cliente, considerando a sua renda mensal, perfil familiar e o trabalho que realiza. Todos esses fatores influenciam nas condições oferecidas pelas instituições financiadoras, como o limite do preço do imóvel, modalidade de pagamento e o prazo.

Por isso, antes de fechar contrato com o banco mais próximo de sua residência, pesquise as condições oferecidas entre as diferentes instituições. Verifique o que é mais vantajoso ao seu bolso e, caso seja necessário, negocie as exigências do financiamento imobiliário.

Quais são os documentos necessários?

Quais são os documentos necessários?

Por envolver bens imóveis e altos valores, é preciso comprovar a situação do vendedor, do comprador e das condições do imóvel a ser financiado. Esses documentos são solicitados pela instituição financiadora, seja um banco ou uma construtora e, depois da análise realizada, o financiamento pode ser aprovado ou não. Veja, a seguir, quais são os documentos necessários.

Imóvel

  • Certidão negativa do IPTU;
  • cópia simples do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do atual ano;
  • cópia simples da matrícula do imóvel, com validade de 30 dias.

Comprador

Vendedor

  • CPF e RG;
  • declaração de profissão;
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • certidão conjunta negativa de débitos relativos aos tributos federais.

Como fazer financiamento de um imóvel?

Como fazer financiamento de um imóvel?

Realizar um financiamento imobiliário não é uma tarefa complexa, mas requer atenção para que todo o processo seja cumprido corretamente. Por envolver altas quantias de dinheiro, a instituição financiadora precisa garantir que vai reaver o valor emprestado e, por isso, o procedimento pode ser um pouco burocrático.

Continue a leitura e veja como fazer financiamento de um imóvel.

Avalie os pré-requisitos

Como já mencionado, as instituições financiadoras analisam o perfil do comprador antes da aprovação (ou não) do financiamento imobiliário solicitado. Por isso, existem alguns requisitos básicos para a solicitação desse recurso:

  • ser brasileiro nato, naturalizado ou, se estrangeiro, contar com visto permanente no Brasil;
  • ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
  • ter idoneidade cadastral, ou seja, não ter o nome inscrito em órgãos de proteção de crédito.

Caso você tenha algum registro no SPC ou Serasa, pode ser que a instituição financiadora hesite em aprovar o seu pedido. Por isso, verifique o seu histórico de pagamentos na praça antes de solicitar um financiamento imobiliário.

O comprador também deve comprovar que tem possibilidades de arcar com a sua dívida imobiliária, a partir de documentos referentes ao emprego que realiza. Esse item é essencial, justamente para que o banco ou a construtora contem com a garantia de pagamento do valor emprestado.

Faça uma simulação

Com o intuito de demonstrar ao comprador como pode funcionar o financiamento imobiliário, os bancos ou as construtoras realizam a chamada simulação de financiamento. Desse modo, é possível visualizar as condições do financiamento: prazo para pagamento, valores das parcelas mensais e outras condições.

A partir de uma ferramenta mais concreta, o comprador consegue visualizar melhor a possibilidade de fechar ou não o negócio em análise. Essa simulação pode ser feita de forma on-line, oferecida nos sites dos bancos ou, também, de forma presencial perante a instituição de sua preferência. Faça uma simulação e tenha mais material para tomar a decisão mais adequada.

Separe a documentação e assine o contrato

Como já mencionado, é preciso separar os documentos referentes ao comprador, vendedor e ao imóvel a ser financiado: depois de enviados à instituição financiadora, os responsáveis pelo setor realizam uma análise de todos os papéis. Caso tudo esteja dentro das normas, o financiamento é liberado e o próximo passo é a assinatura do contrato.

Esse documento deve ser assinado pelas partes envolvidas no processo e, em um segundo momento, é necessário registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis, oficializando o negócio fechado. A intenção desse registro é tornar a venda pública e proteger a propriedade do comprador.

Conte com a ajuda de uma imobiliária

Uma imobiliária de renome pode garantir o sucesso do negócio: desde a busca do imóvel mais adequado, até a assinatura do contrato do financiamento imobiliário. Isso porque, com profissionais que lidam diariamente com o mercado de imóveis, a tarefa de encontrar o apartamento dos sonhos e solicitar o financiamento torna-se muito mais simples.

Entender como fazer financiamento de um imóvel é essencial para quem deseja deixar o aluguel no passado. Se você está cogitando contar com essa ferramenta, conte com as informações de nosso post e efetue um negócio com segurança. Depois, é só assinar o contrato e preparar a mudança!

O passo a passo apresentado no nosso artigo foi útil para você?
Veja, agora, como comprar um apartamento sem ter dinheiro guardado e adquira o imóvel dos sonhos!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *