Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como comprar um apartamento direto com a construtora?

Como comprar um apartamento direto com a construtora?

Felizmente, no movimentado mercado imobiliário brasileiro dos dias de hoje, existem diversas maneiras de sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria. No entanto, mesmo com tantas opções disponíveis, algumas ainda não são tão conhecidas. E você, sabe como comprar um apartamento direto com a construtora?

Essa é uma possibilidade que vem ganhando cada vez mais espaço, tendo em vista que oferece muitas vantagens interessantes e, de quebra, ainda confere a possibilidade de morar em um logar totalmente novo e em sintonia com as demandas atuais. Continue lendo o conteúdo e aprenda mais sobre o assunto!

Quais as vantagens de comprar direto com a construtora?

Antes de apresentarmos qual é o passo a passo para comprar um apartamento direto com a construtora, vamos apresentar algumas das vantagens que você terá ao optar por esse tipo de aquisição, sobretudo se souber escolher uma das boas empresas que atuam nesse mercado. Veja abaixo alguns benefícios. 

Menor burocracia na aprovação

Uma das grandes vantagens de comprar direto com a construtora é que, uma vez que as empresas são diretamente interessadas em fechar o negócio, a tendência é que elas não coloquem muitos empecilhos e ofereçam menos burocracia para conceder a aprovação. Em um segmento que costuma ser complexo, esse é um belo benefício.

É provável que você precise apresentar apenas a documentação básica, como RG e CPF, além de comprovantes para a avaliação de crédito, como o seu holerite, declaração de imposto de renda ou extratos bancários. Também não há necessidade de providenciar a documentação do imóvel, o que ocorreria se você fosse financiar com um banco.

Condições de pagamento flexíveis

Da mesma maneira que o interesse da construtora em vender acaba proporcionando menos burocracia para o cliente, isso também tende a gerar condições de pagamento mais flexíveis. Nesse caso, você obedecerá às regras de cada empresa, que têm autonomia e liberdade para definir suas próprias condições de financiamento.

Isso quer dizer que, embora haja alguma variação em função de alguns fatores, como o tipo de empreendimento, o estágio das obras e a demanda, é muito provável que você ganhe flexibilidade conforme o seu orçamento. Isso pode se refletir positivamente no sinal, nos juros, nas prestações e/ou nas parcelas intermediárias, por exemplo.

Instalações completamente novas

Uma das maiores vantagens de comprar um apartamento direto com a construtora é que esse tende a ser um imóvel na planta ou em fase de lançamento. Isso quer dizer que você e sua família estarão mudando para um local que conta com instalações completamente novas e que nunca foram utilizadas por outras pessoas.

O sistema elétrico, por exemplo, estará em sintonia com as demandas atuais, com mais pontos de tomada e capacidade para comportar muitos eletrodomésticos e eletrônicos, que são bem usados hoje. A mesma coisa vale para a parte hidráulica, com materiais em consonância com a nossa legislação, bem como todos os outros itens do local.

Infraestrutura moderna do local

Não é somente a unidade que conta com instalações completamente novas e modernas quando você compra diretamente com a construtora. O próprio local em si, seja ele um prédio ou um condomínio, tende a refletir os espaços e soluções que estão em voga no momento, causando maior demanda no mercado imobiliário.

Além do residencial inteiro ter redes elétrica e hidráulica novas, com materiais de última linha e um bom acabamento, é muito provável que você conte com áreas de lazer. O estilo de vida contemporâneo pede conforto e praticidade, o que se reflete em salas de ginástica internas, quadras poliesportivas, salão de festas e muito mais.

Como comprar um apartamento direto com a construtora?

Como comprar um apartamento direto com a construtora?

Depois de conhecer algumas das principais vantagens de comprar direto com a construtora, você deve estar considerando fazer esse tipo de aquisição, obtendo todos os benefícios de não ter intermediários na sua aquisição. Pensando nisso, separamos essas dicas para você acertar na sua escolha. Veja a seguir.

Verifique a reputação da empresa no mercado

Um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer ao comprar um apartamento direto com a construtora é não verificar qual é a reputação da empresa do mercado. Isso é muito importante, em especial se considerarmos que essa aquisição envolve valores elevados e não deve ser feita com instituições ou pessoas pouco idôneas.

O lado bom dessa história é que, nos dias de hoje, é muito fácil fazer isso, pois temos o advento da internet. Abra o seu navegador e faça uma boa pesquisa, checando o nome e o CNPJ, além dos comentários de clientes que já adquiriram imóveis de outros empreendimentos, analisando suas críticas, elogios ou reclamações.

Entenda bem qual é a dinâmica de pagamento

Para comprar um apartamento direto com a construtora, você também deve entender a dinâmica de pagamento, visto que ela pode ser um pouco diferente do que ocorre, na maioria das vezes, com os bancos tradicionais. Vale lembrar que cada empresa pode ter algumas características e detalhes especificados por escrito no acordo.

Existem diferenças entre o imóvel que já está pronto e os que estão em construção. Para unidades na planta, é muito comum que haja o pagamento de prestações mensais até a entrega das chaves, muitas vezes sem juros. Depois, pode haver uma parcela única, assim como intermediárias. Verifique o contrato antes de assinar.

Cheque a qualidade de unidades já entregues

Outra dica muito interessante para quem quer comprar um apartamento direto da construtora é fazer uma visita pessoalmente a um empreendimento que foi executado pela empresa. Isso permite, entre outras coisas, que você possa verificar com os próprios olhos a qualidade de unidades similares e que já foram entregues.

É uma maneira inteligente de buscar informações relevantes sobre a obra e até mesmo sobre a idoneidade da empresa para com os clientes, perguntando para os proprietários e funcionários se houve algum problema, se a estrutura é boa, se os materiais têm boa durabilidade e assim por diante.

Depois de conferir este conteúdo, você já está pronto para comprar um apartamento direto com a construtora. Caso ainda esteja em dúvida, não hesite em procurar a ajuda de uma imobiliária ou um corretor de confiança!

Gostou de aprender como comprar um apartamento direto com a construtora? Então, confira este conteúdo com 5 passos para conquistar sua independência financeira!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *