Entenda a documentação de cada etapa do financiamento imobiliário

Entenda a documentação de cada etapa do financiamento imobiliário

Para quem, assim como a maioria das pessoas, não tem condições de comprar um imóvel à vista, o financiamento é mesmo uma das melhores alternativas para realizar o sonho de adquirir um bem próprio. Mas é importante saber que os procedimentos para financiar um imóvel envolvem uma série de trâmites burocráticos.

Conhecer cada etapa é fundamental para evitar atrasos e outros contratempos. Então, para que você se organize desde já, apresentaremos neste artigo as etapas e a documentação do financiamento imobiliário. Confira:

1. Simulação

São bem comuns os casos em que o comprador dá início à negociação e só depois descobre que não tem os recursos necessários. Por isso, a primeira etapa em um financiamento, embora não seja obrigatória, deve ser a simulação.

Na maioria das vezes, as simulações podem ser feitas nos próprios sites das instituições financeiras. E não é necessário o envio de documentos nessa etapa.

2. Proposta do financiamento

Após escolher o imóvel, de acordo com as suas preferências e possibilidades de pagamento, é hora de submeter a proposta do financiamento. Como o preenchimento da proposta é online, ainda não é preciso apresentar documentos, bastando informar dados básicos.

Normalmente, são exigidos nessa etapa os números dos documentos de identificação pessoal, como RG e CPF, e dados profissionais, como a renda mensal e a profissão, bem como informações essenciais sobre o imóvel e o valor pretendido.

3. Análise de crédito

Na análise de crédito começa a ser exigida a documentação do financiamento imobiliário. Será necessário confirmar as informações prestadas no preenchimento da proposta, com a apresentação dos documentos de identificação pessoal.

Isso inclui a certidão de casamento, se for o caso, e os comprovantes de renda e residência, Bem como as certidões negativas de débitos federais dos cônjuges.

E, se a intenção for de utilizar os recursos do FGTS, é preciso apresentar os extratos originais atualizados das contas vinculadas, emitidos em uma agência da Caixa e devidamente carimbados, datados e assinados.

4. Avaliação do imóvel e do vendedor

Com o sinal verde da instituição financeira, é o momento de avaliar a outra ponta da negociação. O vendedor (e seu cônjuge, se houver) deve apresentar documentos de identificação pessoal (RG, CPF e certidão de casamento) e a certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais.

Em relação ao imóvel, a matrícula é o documento mais importante, pois descreve todo o histórico de propriedade do bem, atestando que o vendedor está legalmente habilitado para fazer a negociação. É necessário também obter a certidão negativa de débito do imóvel junto à prefeitura, assim como a negativa do IPTU.

Seja qual for a etapa do financiamento, é preciso lembrar que as certidões têm um prazo de validade, que normalmente oscila entre trinta e noventa dias. Assim, se a negociação se arrastar por muito tempo, pode ser necessário reemitir alguns documentos durante o processo.

5. Vistoria técnica

Além de avaliar todos os aspectos jurídicos relacionados ao imóvel, a instituição financeira exigirá também a realização de uma vistoria para verificar as condições do local. Tal procedimento é feito por um engenheiro credenciado, mediante a comprovação do pagamento da taxa referente ao serviço.

Se tudo der certo, o vistoriador dará o aval para a negociação, atestando que o preço do imóvel é compatível com o valor de mercado e que o bem preenche as condições necessárias para ser objeto de financiamento.

6. Contrato

Uma vez aprovada a proposta, preenchidos todos os requisitos e providenciado o seguro habitacional obrigatório, será agendada uma data para a assinatura do contrato. No ato dessa assinatura, cada parte envolvida na negociação deve portar um documento oficial com foto, para identificação.

E é importante destacar que, no financiamento imobiliário, não é lavrada a escritura, já que o imóvel permanece vinculado à instituição financeira até a quitação total do valor financiado. Após o pagamento do ITBI, é feito então o registro do contrato no cartório.

Enfim, diante de tudo isso, fique atento e mantenha em ordem a documentação do financiamento imobiliário, para vencer cada etapa e conquistar seu imóvel com tranquilidade.

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5 comentários em “Entenda a documentação de cada etapa do financiamento imobiliário”

  1. EDSON PEREZ MARIANO disse:

    Tenho interesse.

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Edson!
      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele irá te ajudar!

  2. Ariane disse:

    Queria o contato do consultor

    1. Ana Paula disse:

      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda.

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