Financiamento de imóvel: veja 5 dicas para conquistar a casa própria

Financiamento de imóvel: veja 5 dicas para conquistar a casa própria

Sinal de independência e de progresso na vida, a casa própria está entre as principais metas da população brasileira. Porém, como a vontade e a necessidade nem sempre vêm acompanhadas de dinheiro suficiente para realizá-las, grande parte das pessoas acaba adiando a conquista ou a mantém apenas no campo dos sonhos inalcançáveis.

Porém, mesmo se não puder fazer a compra à vista, com o financiamento de imóvel você poderá concretizar os seus desejos. Confira nesse post 5 dicas que lhe ajudarão a obter o crédito perfeito para o seu perfil.

1. Entenda o seu orçamento

O primeiro passo que você deve dar é buscar compreender como anda o seu orçamento. Para isso, some todas as suas despesas do mês e as subtraia do seu rendimento mensal. O ideal é que você encontre um saldo positivo que seja suficiente para cobrir a prestação do financiamento.
Se o saldo for zero ou negativo, comece a cortar gastos onde for possível até que a situação consiga ser revertida.

2. Faça uma simulação

Fazer uma simulação de financiamento é uma forma prática para você compreender o valor da prestação que cabe no seu orçamento. As boas construtoras permitem que a simulação seja feita pela internet e sem nenhum compromisso. A partir das informações que obtiver, você já terá condições de escolher o financiamento mais apropriado para o seu perfil.

3. Escolha o financiamento de imóvel certo para o seu perfil

No Brasil existem várias linhas de crédito imobiliário, o que torna a casa própria acessível para praticamente toda a população. Portanto, você deve avaliar em qual deles você se enquadra de maneira mais confortável.

Com o financiamento direto com uma boa construtora, por exemplo, a aquisição do imóvel fica bastante facilitada. Ainda mais se o imóvel estiver na planta, o que permite que o negócio seja fechado sem grandes burocracias e com um pequeno sinal.

Outro exemplo de crédito fácil é o programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Por ele, mesmo pessoas com pouca renda conseguem obter o financiamento imobiliário. Além disso, existe a possibilidade de o governo pagar parte do imóvel, o que torna a negociação ainda mais fácil.

4. Esteja em dia com as instituições de crédito

No programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, não existem regras que restringem o crédito para quem está negativado. Porém, a pessoa que tem o nome sujo dá um claro indício de que a vida financeira não anda bem e isso, na prática, significa um problema para quem pretende assumir uma prestação.

Além disso, se o seu financiamento não for aprovado pelo programa do governo você terá que recorrer a outra linha de crédito que exigirá o nome limpo. Portanto, se você está nessa situação, o melhor a fazer é regularizá-la antes de buscar o financiamento.

5. Utilize o FGTS

Se você contribui com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) há pelo menos três anos, contínuos ou não, você pode utilizar o saldo da sua conta vinculada na compra do imóvel mesmo que ela esteja ativa. Contudo, é necessário que sejam cumpridos alguns critérios, como o imóvel estar na cidade onde você mora ou trabalha, por exemplo.

Porém, se o saldo está em uma conta inativa — que é aquela que não recebeu depósito desde o dia 31 de dezembro de 2015 — ele poderá ser utilizado livremente.

Se você deseja saber mais sobre financiamento de imóvel ou se quer dar a sua opinião sobre o assunto, deixe abaixo o seu comentário. Nós queremos saber o que você está pensando e teremos satisfação em esclarecer suas dúvidas.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

9 comentários em “Financiamento de imóvel: veja 5 dicas para conquistar a casa própria”

  1. juliana disse:

    oi gistaria saber a respeito compra imovel 96894965o

    1. Ana Paula disse:

      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda. Aí você saberá se consegue financiar um imóvel neste valor e ainda te dará uma previsão de quanto será suas parcelas e te indicará imóveis disponíveis pra venda.

  2. Gisele disse:

    Quero fazer uma simulação

    1. Ana Paula disse:

      Para fazer uma simulação, por favor entre em contato com um de nossos corretores online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *