O que é preciso para financiar um imóvel

O que é preciso para financiar um imóvel?

A conquista da casa própria é um desejo para boa parte das pessoas. Mais do que uma grande aquisição, isso implica gerar patrimônio e conseguir um pouco mais de tranquilidade para enfrentar os problemas que surgirem no futuro. Por isso, escrevemos este artigo para mostrar o que é preciso para financiar um imóvel.

São diversas instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito, incluindo bancos públicos ou privados. No entanto, muita gente não sabe ao certo como proceder para simular as parcelas e conseguir a tão sonhada aprovação. Continue lendo e descubra como fazer isso!

Tente atender aos requisitos básicos

Tente atender aos requisitos básicos

Para financiar um imóvel, você deve atender a alguns requisitos básicos que são exigidos pelas instituições financeiras para que concedam a aprovação do financiamento. Afinal, pouco adianta você seguir todas as etapas e achar uma propriedade perfeita, se você não cumprir as exigências do banco em questão.

As condições impostas não são complexas, como ter maioridade civil — ou seja, ser maior de dezoito anos —, além de comprovar rendimentos que sejam suficientes para indicar capacidade financeira de quitar as parcelas (geralmente 30% da sua renda). Outro ponto essencial é não ter o nome em órgãos de proteção de crédito, como o SERASA e o SPC.

Faça a simulação do financiamento

Faça a simulação do financiamento

O passo seguinte é ir até os bancos e fazer simulações de financiamento. Existem muitas opções no mercado e cada uma delas conta com vantagens e desvantagens. No Brasil, a Caixa Econômica Federal é o maior concessor de empréstimos imobiliários. Caso você já seja correntista, conversar com o seu gerente é uma boa ideia.

Se você estiver com o tempo curto ou desejar um pouco mais de praticidade, você pode fazer isso por meio da internet, visitando os sites dos próprios bancos. Escolha e priorize aqueles que ofereçam as melhores condições para você, ou seja, taxa de juros mais baixas e uma boa duração de contrato, por exemplo.

Efetive a solicitação do empréstimo

Efetive a solicitação do empréstimo

Depois de peneirar as melhores opções do mercado, você pode tomar uma decisão. Ao escolher o banco que proporcione as condições mais favoráveis para o seu perfil, você deve efetivar a solicitação do financiamento, entregando todos os documentos solicitados para que o processo de análise de crédito comece.

Assine o contrato com a instituição

Assine o contrato com a instituição

Uma vez que o banco confirme as suas informações e verifique que o seu nome não está cadastrado em listas de restrição ao crédito, você obterá a aprovação. O banco analisará o imóvel, emitindo um laudo que confirme o seu valor. Não havendo pendências ou discordâncias, você pode, finalmente, assinar o contrato.

Depois de ler este artigo, você já sabe tudo o que é preciso para financiar um imóvel. Seguindo essas etapas, você poderá realizar o sonho da casa própria e adquirir um patrimônio importante, que trará mais segurança para você e sua família!

Gostou de aprender o que é preciso para financiar um imóvel? Então, confira o nosso outro post com 7 pontos que você deve analisar ao comprar o primeiro apartamento!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *