Por que está mais fácil conseguir financiamentos pelas construtoras?

Por que está mais fácil conseguir financiamentos pelas construtoras?

Você nunca esteve tão perto de realizar o sonho de ter um imóvel próprio. Conseguiu juntar uma boa quantia em dinheiro e contava com um financiamento bancário para concretizar a compra. Mas, de repente, veio a crise e tudo mudou. A obtenção de crédito, no banco que você havia programado, ficou mais difícil. E agora? Será que os planos de ter um apartamento próprio precisarão ser adiados?

Embora a atual situação econômica traga alguns obstáculos, é possível perceber algumas oportunidades em meio à crise. O artigo de hoje vai explicar por que está mais fácil conseguir financiamento pelas construtoras imobiliárias, em relação às demais instituições financeiras. Confira agora uma possibilidade real de materializar o sonho do imóvel próprio.

Restrições no financiamento para se proteger da inadimplência

As dificuldades econômicas fazem com que muitas pessoas não consigam honrar seus compromissos financeiros. A consequência disso é que, com o aumento de inadimplentes, as instituições financeiras passam a aumentar suas exigências para conceder dinheiro.

Para se proteger das possíveis prestações atrasadas, é natural que os bancos passem a adotar algumas medidas como garantia. A redução do percentual do imóvel a ser financiado é a primeira delas. A estabilidade no emprego passa a ser um diferencial ainda maior. O tempo de financiamento também acaba reduzido, ainda que os bancos deixem de obter mais lucros com os juros, caso o número de parcelas fosse maior.

Por que está mais fácil conseguir financiamentos pelas construtoras?

Por outro lado, está mais fácil conseguir financiamento pelas construtoras, que precisam atrair clientes para manter o mercado aquecido. Enquanto as instituições bancárias ficam mais receosas, devido ao alto índice de inadimplência, as empreiteiras precisam ter um retorno no investimento que foi despendido com as construções habitacionais. Dessa forma, acabam facilitando o crédito, criando uma excelente oportunidade para você obter seu financiamento.

Há vantagens e desvantagens em se adquirir um empréstimo direto na construtora. Quando você compra um imóvel em construção, por exemplo, normalmente são cobrados 30% do valor total até a entrega das chaves. Nesse caso, a vantagem de se financiar com a construtora é que não são cobrados juros em cima desse valor.

Entretanto, o montante financiado é corrigido pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), o que costuma elevar um pouco o preço final. Observe também qual a regra de amortização escolhida pela empreiteira. Os sistemas mais comuns são Tabela Price, Sistema de Amortização Constante (SAC) e Sistema de Amortização Crescente (Sacre).

Percebemos que financiar com as construtoras pode se tornar uma excelente oportunidade de se obter um imóvel próprio em momentos de crise econômica. Quanto menor for o valor do imóvel, mais fácil será para você aquirir seu financiamento e realizar o sonho da casa própria. Fique atento aos casos nos quais as obras ainda não foram iniciadas, pois as empreiteiras precisam levantar capital para prosseguir com o processo e, com isso, podem facilitar ainda mais a obtenção de crédito.

Quer se manter atualizado com as principais dicas imobiliárias? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos empreendimentos mais interessantes de sua cidade!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

8 comentários em “Por que está mais fácil conseguir financiamentos pelas construtoras?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *