Saiba como a composição de renda familiar pode te ajudar a financiar um imóvel!

Saiba como a composição de renda familiar pode te ajudar a financiar um imóvel!

Imagine que você já escolheu o apartamento novo e o sonho está perto, mas a sua renda não é suficiente para que o banco libere o financiamento. E agora? Para financiar um imóvel nessa situação, uma boa opção é a composição de renda familiar.

No post de hoje vamos explicar o que é isso e quais são os requisitos e as vantagens. Vamos lá!

O que é a composição de renda familiar?

Na análise de crédito, os bancos avaliam vários itens para ter certeza de que você pode arcar com a dívida que está contraindo. Um desses itens é chamado de comprometimento de renda. Normalmente, os bancos permitem que você comprometa até 30% da sua renda mensal com o pagamento das mensalidades. Mas e se a sua renda não for suficiente?

Nessa circunstância, você pode compor a sua renda. Isso significa que você não será a única pessoa responsável pelo pagamento do imóvel e, portanto, poderá financiar um valor maior.

Quem pode compor renda no financiamento?

Você já deve saber que existem regras específicas que variam de acordo com o banco em que você está solicitando crédito — ou seja, varia de banco para banco quem pode compor a renda.

De modo geral, os bancos não costumam impor restrições quanto às pessoas que estão compondo renda. Na lista abaixo você confere algumas possibilidades de composição de renda:

  • Cônjuges, namorados ou casais homossexuais;
  • Enteado, padrasto e madrasta;
  • Pais, sogros e filhos;
  • Irmãos e amigos;
  • Tios e primos.

Nem precisamos dizer que todas as outras exigências valem para todas a pessoas da composição de renda, não é? Por isso, nenhum membro pode ter restrições em instituições financeiras.

Há requisitos para a composição de renda?

As exigências para se conseguir o financiamento valem para todos os integrantes que compuseram a renda. Por isso, nenhum deles pode ter quaisquer restrições cadastrais. Além disso, não há outras restrições.

Porém, você deve se lembrar de que as pessoas incluídas no financiamento passam a ser co-proprietárias do imóvel. Então, é melhor pensar com carinho nas pessoas com quem você gostaria de dividir o seu sonho!

Quais são as vantagens da composição para financiar um imóvel?

Existem algumas vantagens que fazem esse tipo de negócio ser tão procurado! Confira a seguir 3 vantagens incríveis que podem fazer toda a diferença na hora de financiar um imóvel:

Possibilidade de realizar o seu sonho

Com a possibilidade de fazer o financiamento em conjunto com familiares e amigos, o seu sonho fica mais próximo de se tornar realidade. Muitas vezes a composição de renda é a única forma de conseguir o valor do imóvel.

Aumento do valor financiado

Com mais pessoas se responsabilizando pelas parcelas, há um aumento considerável do valor a ser financiado. Esta é a principal razão pela qual a composição de renda é muito procurada pelas pessoas: a possibilidade de comprar um imóvel melhor.

Utilização do FGTS

Ao compor renda, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de cada um dos compradores. O FGTS pode ser usado para quitar parcelas do financiamento ou para dar entrada no imóvel.

Se você pensa em fazer composição de renda familiar, converse com a sua família e pense com calma nas pessoas que podem entrar na composição de renda para financiar um imóvel. Agora confira o check-list da compra do apartamento — tudo o que você precisa saber antes de adquirir o seu!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

7 comentários em “Saiba como a composição de renda familiar pode te ajudar a financiar um imóvel!”

  1. Josimeire disse:

    Eu quero meu imovel.

  2. Amanda disse:

    em caso de separação quanto cada um fica?

    1. Ana Paula disse:

      Olá, Amanda! Isso depende da divisão de bens acordada durante o casamento.

  3. Altair suzigan junior disse:

    Goataria de financiar uma casa tenho 30 mil de entrada, tenho nome limpo uma renda em torno de 4500 por mes comprovo com estrato bancario.
    Queria mais informacoes. Desde ja agradeco

    1. Ana Paula disse:

      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda. Aí você saberá se consegue financiar um imóvel neste valor e ainda te dará uma previsão de quanto será suas parcelas e te indicará imóveis disponíveis pra venda.

  4. Lauricio disse:

    Minha renda e 1200 tem com adquirir um ap pra mim.

    1. Ana Paula disse:

      Entre em contato com um de nossos corretores online no fim da página para fazer uma simulação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *