Solucione as suas 4 maiores dúvidas sobre financiamento de imóvel

Solucione as suas 4 maiores dúvidas sobre financiamento de imóvel

Ser dono de uma casa ou apartamento é um verdadeiro sonho para grande parte dos brasileiros pelos mais diversos motivos. Ter uma propriedade é sinônimo de mais segurança, conforto, estabilidade e é também a chance de uma família fincar raízes e criar sua história em um determinado local.

No entanto, poucos sabem ao certo como realizar esse sonho! O financiamento pode ser o caminho mais curto, mas a maioria das pessoas não sabe como ele funciona. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira esse conteúdo e solucione as suas 4 maiores dúvidas sobre financiamento de imóvel:

O banco pesquisa a minha vida?

Essa é uma dúvida corriqueira entre as pessoas que estão procurando crédito para comprar uma propriedade. As instituições bancárias podem sim fazer uma análise da sua capacidade de pagamento, inclusive verificando se você tem outras dívidas pendentes.

A Caixa Econômica, por exemplo, tem um sistema de risco de crédito que busca informações sobre o nível de endividamento das pessoas que propõem um financiamento de imóvel e só sela o contrato se aferir que o proponente tem condições econômicas de arcar com o compromisso.

Por essa razão, antes de tentar conseguir esse crédito imobiliário, é bom fazer um bom planejamento financeiro familiar.

Qual a documentação exigida no financiamento de imóvel?

Isso vai depender do tipo de imóvel. Se você optar por uma casa ou apartamento que ainda esteja na planta ou em processo de construção, você pode ajustar os trâmites diretamente com a construtora, apresentando seu documento de identidade, seu CPF e os demais documentos exigidos que variam de empresa para empresa, fazendo então a negociação para liberação do crédito. Lembre-se de analisar bem o contrato e as condições para ter certeza de que é a escolha adequada para seu perfil.

No caso de você escolher um imóvel pronto, busque o financiamento em uma instituição bancária. Além dos seus documentos pessoais, você precisa da certidão de nascimento, de casamento, declaração de imposto de renda, comprovante de residência e certidões negativas de débitos, que servirão para comprovar que você não está devendo no mercado.

Outro ponto exigido é o contracheque (do cônjuge também, se for o caso) para demonstrar que você pode arcar com o financiamento de imóvel, pois as prestações não podem ultrapassar 30% da renda familiar comprovada.

É possível financiar 100% do imóvel?

Não. Existe uma norma do Banco Central que exige que o comprador tenha ao menos 10% do valor da propriedade para dar como sinal. Dependendo da instituição financeira e do tipo de acordo, pode ser que a entrada mínima seja ainda mais elevada.

Para o programa social Minha Casa, Minha Vida, o Governo Federal pode subsidiar esses 10%, desde que seja até o limite de 27.500 reais. Nos outros casos, a pessoa precisa arcar integralmente com esse valor inicial. Veja bem quanto você tem para dar de entrada e controle a euforia com imóveis que não cabem no seu bolso!

A Caixa Econômica ainda é a melhor opção para o financiamento de imóvel?

Como o mercado imobiliário é dinâmico e está aquecido, você pode buscar negociações vantajosas com um variado número de instituições bancárias e construtoras. No entanto, especialmente para pessoas com rendas mais baixas, a Caixa Econômica ainda é a melhor alternativa, especialmente por causa do programa Minha Casa, Minha Vida.

Para quem tem renda mais elevada e estabilidade no emprego, financiar diretamente com a construtora pode ser a escolha mais adequada!

Essas são 4 dúvidas mais comuns sobre o financiamento de imóvel. Ainda tem alguma pergunta? Quer dar uma sugestão ou opinião? Então deixe um comentário para nós aqui no blog!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

12 comentários em “Solucione as suas 4 maiores dúvidas sobre financiamento de imóvel”

  1. Wellington disse:

    Como fazer um financiamento se não temos fgts tem alguma forma

    1. Ana Paula disse:

      Entre com contato com nosso consultor online no fim da página que ele fará uma simulação baseada na sua renda. Aí você saberá se consegue financiar um imóvel neste valor e ainda te dará uma previsão de quanto será suas parcelas e te indicará imóveis disponíveis pra venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *