Entenda como funciona vender terreno para construtoras como a MRV

Compreender quais são os processos mais importantes para vender terreno a construtoras e incorporadoras é essencial ao sucesso da negociação. Tal prática envolve agregar valor a um bem que tenha importância econômica e social ao proprietário e à região.

Nessa perspectiva, muitas incorporadoras têm abraçado as possibilidades de negócios que tornam seus projetos mais interessantes economicamente. Assim, elas procuram apostar em investimentos que sejam diferenciados e gerem uma identidade compatível com a própria imagem construída no mercado.

Logo, se você está em busca de dicas e sugestões que otimizem a venda da sua propriedade, nosso artigo vai ajudá-lo. Veja os benefícios desse tipo de negócio, as características que o terreno deve ter e como encontrar uma solução economicamente viável!

Quais características facilitam a venda do terreno?

O processo que envolve a análise da viabilidade de terrenos se baseia em parâmetros e pesquisas que consideram diferentes aspectos inerentes ao empreendimento imobiliário. Tais critérios são úteis para avaliar a possibilidade de negociação e criar um parâmetro na hora da tomada de decisão.

Por isso, existem fatores que são bem relevantes na hora de vender terreno. Considerá-los é essencial para facilitar a negociação e evitar problemas futuros. Confira alguns a seguir!

Viabilidade comercial

Por meio da análise mercadológica do empreendimento, é possível definir uma tabela de valores e estabelecer os preços médios para a compra de determinada propriedade. Também há a chance avaliar outros detalhes, como a demanda e a oferta.

Viabilidade técnica e financeira

A viabilidade técnica analisa fatores que influenciam bastante a obra do loteamento. Por meio desse trabalho, é possível descobrir os recuos e índices de zoneamento — o que é essencial para estabelecer o coeficiente de aproveitamento do terreno.

Igualmente importante é determinar a viabilidade financeira. Analisar os custos e o tempo médio para obter o retorno do capital investido é fundamental para direcionar a gestão a decisões mais acertadas.

Viabilidade ambiental e jurídica

Em termos de viabilidade legal, faz-se necessário estudar os aspectos jurídicos que envolvem a gleba e conferir a legislação do município onde a propriedade se encontra. Questões como benfeitorias públicas, alterações paisagísticas, desapropriações e até tombamento patrimonial devem ser consideradas.

As construtoras procuram analisar minuciosamente os critérios que precisam ser seguidos na conservação das características naturais do lugar. Elas avaliam, por exemplo, se será preciso plantar mais árvores ou alterar a paisagem nas proximidades. Tais questões assumem extrema importância no quesito sustentabilidade e respeito ao ambiente.

Quais critérios influenciam a venda?

Como funciona vender terreno para construtora MRV?

Vender terreno para construtora não é um processo muito simples. Portanto, contar com uma instituição experiente e líder no mercado imobiliário como a MRV pode otimizar a negociação e torná-la mais ágil em diferentes aspectos. Além disso, devido às normas que regulamentam a Construção Civil, a venda de uma propriedade deve seguir diversas etapas.

Na hora de comprar sua propriedade, a MRV analisa diversos fatores (a exemplo do histórico do terreno). Ou seja: propriedades de um único dono têm vendas mais rápidas do que aquelas com muitas transferências de documentação. Às vezes, a falta de um inventário ou algum outro documento dificulta o trâmite ou inviabiliza a venda.

Mas há outros critérios que influenciam a venda. Listamos os mais importantes:

  • topografia: terrenos em locais mais planos são mais valorizados;
  • preços: são determinados de acordo com a demanda do mercado;
  • localização: acesso a comércios, hospitais, áreas de lazer e escolas, por exemplo;
  • viabilidade do terreno: aspectos legais, técnicos e ambientais;
  • documentação: ter todos os documentos atualizados é o primeiro passo para a negociação;
  • infraestrutura: segurança, pavimentação, acessibilidade, saneamento básico, energia elétrica e rede de dados;
  • possibilidade de construção na região: algumas regiões próximas de aeroportos têm leis específicas para os projetos arquitetônicos, por exemplo.

Quais os benefícios de vender terreno para construtora?

Para entender as vantagens que você pode obter com a venda de sua propriedade a uma construtora, algumas variáveis precisam ser analisadas. Esses fatores, quando devidamente considerados, podem direcionar à solução mais apropriada para a negociação.

Tais aspectos são relevantes, pois ajudam o proprietário a precificar seu imóvel conforme as tendências do mercado. Além disso, é possível perceber algum diferencial da propriedade, o que favorece a identificação de oportunidades e a valorização do terreno.

Considerando a atual conjuntura econômica do país — em que é preciso buscar fontes de lucro mais atrativas —, destacamos alguns benefícios de vender terreno para a MRV. Veja quais são:

  • investir em estudos e qualificação profissional;
  • permitir que o projeto da MRV valorize a região e as áreas vizinhas;
  • ter capital para aplicar em negócios com maior rentabilidade do que o mercado imobiliário;
  • ter a segurança de negociar com uma construtora experiente e líder no mercado;
  • usar o dinheiro para um tratamento de saúde que não tenha cobertura pelos serviços públicos;
  • possibilitar a realização de sonhos antigos, como a reforma da casa, compra de um carro de luxo, viagens e outros.

Qual a documentação necessária para vender terreno?

Para agilizar o processo de venda, prepare a documentação necessária. A RMV exige que você apresente:

  1. cópia do RG e CPF;
  2. cópia do Comprovante de Residência;
  3. cópia do Comprovante de Estado Civil.

Também é preciso providenciar as seguintes Certidões Negativas:

1) Ações cíveis;

2) Protesto de títulos;

3) Ações na Justiça Federal;

4) Interdição, tutela e curatela;

5) Ações das Fazendas Estadual e Municipal (Executivos Fiscais);

6) Certidão de quitação de tributos e contribuições federais (se comerciante);

7) Certidão quanto à dívida ativa da União (se comerciante);

8) CND/INSS, com a finalidade da Lei nº 8.212/91 (se comerciante).

Se o proprietário do imóvel for casado, além de o cônjuge apresentar os mesmos documentos que o titular do imóvel, ainda deverão apresentar a Certidão de Casamento, conforme os critérios estabelecidos pela legislação.

Com certidão:

  1. Comunhão Universal de Bens antes da vigência da Lei;
  2. Comunhão Parcial de Bens na vigência da Lei.

Com pacto:

  1. Comunhão Universal de Bens na vigência da Lei;
  2. De participação final dos aquestos;
  3. Separação Obrigatória de Bens;
  4. Separação Total de Bens.

Como a MRV pode ajudar?

Quando nossa empresa identifica um terreno em que seja interessante investir ou se tivermos o objetivo de erguer um condomínio padrão, nossa principal preocupação é avaliar aspectos como infraestrutura e vizinhança.

Logo, se você quer vender terreno que tenha farmácias, supermercados, hospitais, shopping center e facilidades em relação aos transportes públicos, a MRV pode ajudar. Nossa experiência no ramo possibilita otimizar todo o processo de vendas e reduzir a burocracia que normalmente acompanha esse trâmite.

Além disso, a MRV faz uma análise criteriosa das condições e características do seu terreno, sempre priorizando uma oferta condizente com o valor que seja bom para ambas as partes. Muitos são os benefícios dessa prática — que está ganhando mais visibilidade e destaque no mercado a cada dia.

Se você tem uma propriedade ociosa, que recebeu como herança ou adquiriu por outros meios, vendê-la é a oportunidade de conseguir fundos para investir em outros negócios. Assim, vender terreno para a MRV representa a possibilidade de adquirir um capital para investir em outros negócios e ainda desenvolver ou valorizar a região onde sua propriedade está localizada.

A MRV tem a solução de que você precisa! Entre em contato conosco e veja como vender seu terreno!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *