4 motivos para não morar com a sogra depois de casar!

8 motivos para não morar com a sogra depois de casar!

Depois de meses de preparativos para o casamento, você acabou de juntar as escovas de dentes e agora precisa de um lar. Nessa saga de procurar por um novo ambiente, muitas pessoas acabam caindo na cilada de ir morar com a sogra — uma medida que, em um primeiro momento, pode parecer sem consequências, mas pode afetar sua vida em vários sentidos.

Se você não acredita, então, continue a leitura deste post e veja alguns motivos pelos quais você não deveria fazer isso depois de casar. Acompanhe!

1. A privacidade do casal fica comprometida

Você acabou de se casar e tudo o que deseja fazer é aproveitar a vida a dois com toda a liberdade do mundo. Isso pode envolver uma série de comportamentos, como dormir até tarde, ficar de pijama e transitar pela casa com “menos roupa que o normal”, por exemplo.

Entretanto, nem sempre fazemos isso da maneira que queremos quando estamos na casa dos outros — ainda mais na da sogra. E tem mais: o casal acaba tendo sua privacidade comprometida, pois pode ser bem mais difícil aproveitar a vida a dois com a sogra ao lado, não é mesmo?

2. Pode desgastar seu relacionamento com a sogra

Por melhor que seja seu relacionamento com a sua sogra, dividir o mesmo teto é uma experiência bem diferente. A convivência diária nos põe mais contato com outros elementos da personalidade das pessoas, principalmente os defeitos, o que eventualmente pode deixá-lo impaciente e irritado. Portanto, é sempre melhor evitar brigas e manter um bom relacionamento com ela.

3. Você estará sujeito às regras de outra pessoa

Morar com a sogra significa que ela é a dona da casa e que tem o poder para fazer as definições que quiser. Nesse caso, ela escolhe o menu, a disposição dos móveis, a decoração dos ambientes e todos os outros detalhes — afinal de contas, a casa é dela.

Depois do casamento, tudo que você quer é determinar os lugares que suas coisas estarão e deixar sua casa com a sua cara. Para isso, no entanto, você precisa de autonomia e, como você pode perceber, morar com a sogra faz com esse sonho vá por água abaixo.

4. Haverá necessidade de lidar com a interferência

Muitas pessoas acabam se esquecendo de um detalhe muito importante: sua sogra é a mãe do seu parceiro(a). Morar com ela significa ter que ouvi-la falando que ela precisa comer mais, que deveria se agasalhar melhor e fazer diversas interferências na vida do casal.

Se você é do tipo de pessoa que se irrita com essa situação, então, é bem provável que sofra bastante. Sendo assim, ou você aprende a lidar com isso ou deveria procurar um ambiente apenas para vocês dois.

5. Há possibilidade de conflitos desgastantes

Um dos maiores motivos para não morar com a sogra depois de casar é a possibilidade de que existam conflitos desgastantes entre vocês. Por mais maravilhosos que possam ser seus sogros e por melhor que seja o seu relacionamento com eles, a convivência é uma situação bem complexa e pode minar, sem grandes dificuldades, essa relação.

O que agrava ainda mais essa situação é o fato inexorável de que os filhos sempre se sentirão divididos ao terem de optar em concordar com a mãe ou com o companheiro(a) em alguma eventual desavença. Ao viver em seu próprio imóvel, você evita esse problema e pode manter um clima saudável e harmonioso com a família do seu cônjuge.

6. Necessidade de dar satisfações

Não ter que dar satisfação é outro excelente motivo para não morar com a sogra depois de casar. Por mais que isso não seja uma obrigação propriamente dita, você tende a sentir a necessidade de avisar quando for sair ou a que horas pretende voltar, por exemplo, além de comunicar em caso de mudanças de planos.

Isso pode fazer com que você e seu cônjuge passe a ter dificuldade para fazer os programas que gostam ou até mesmo tenham que convidar a sogra para ir junto, minando completamente a intimidade dos dois.

Por mais que possa parecer complexo em um primeiro momento, a aquisição da casa própria acaba sendo muito vantajosa, sobretudo em médio e longo prazos, pois o seu próprio espaço permite que você e a pessoa que você ama vivam sua vida com toda a plenitude e gozem de toda a liberdade possível.

7. Adiamento de planos e de sonhos

Outro aspecto bem negativo de quem mora com a sogra é a possibilidade de adiar sonhos e planos, até mesmo porque viver com a mãe do seu cônjuge tem um impacto emocional importante. Ao estar na casa de outra pessoa, você deixa de mudar para construir a sua família, ganhar autoridade e traçar o caminho que você escolheu.

Isso pode gerar uma espécie de acomodação nociva para o casal. É muito importante que vocês consigam se desligar e tracem, de forma completamente independente, as próprias metas e objetivos. Tudo isso passa pela aquisição de um imóvel exclusivo para os dois, sem a interferência de familiares, por mais bem-intencionados que sejam.

 8. Conflito de horários

Morar com qualquer outra pessoa já implica em ter que fazer concessões e adaptar o seu dia ao horário do outro. Isso já é um fato conhecido e aceito quando alguém vai se casar, no entanto, ao morar com a sogra, essa situação pode ser bastante piorada, pois, além de mais moradores, haverá um conflito claro de idades e gerações.

Imagine que vocês resolvam ir para a balada e, ao entrar em casa, mesmo tentando ser discretos, acabam acordando os outros habitantes. É uma situação desconfortável, não é mesmo? E aí o que deveria ser uma diversão acaba sendo um desconforto, pois vocês precisam respirar fundo e partir para as explicações, afinal, a casa é dela.

O mesmo vale para o uso de banheiros, fazer um lanche de madrugada, o uso da televisão ou da máquina de lavar e de outros eletrodomésticos. Basta um problema e as reclamações podem começar. Então, é melhor evitar isso tudo e procurar um imóvel exclusivo para vocês.

Depois de ler esses motivos, é possível perceber que morar com a sogra traz mais implicações do que parece, não é mesmo? Para aproveitar a privacidade da vida a dois que todo recém-casado quer, conquiste seu apartamento dos sonhos com um financiamento na MRV. Essa é uma ótima solução para esse impasse.

Se você ficou interessado, aproveite e veja agora mesmo o que avaliar no financiamento de imóvel antes de fechar negócio! Entendeu por que morar com a sogra não é um bom negócio para praticamente nenhuma pessoa? Gostou desse conteúdo? Então deixe o seu comentário aqui no blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

6 comentários em “8 motivos para não morar com a sogra depois de casar!”

  1. Mariana disse:

    Morar com sogra è uma maldição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *