Qual investimento vale mais: comprar um carro ou um imóvel?

Qual investimento vale mais: comprar um carro ou um imóvel?

Um aumento de salário, um dinheiro extra que entrou ou mais crédito disponível pelo banco: tudo isso pode se transformar em uma oportunidade para começar a investir. Afinal, quem não gosta de ver seu dinheiro render?

Comprar um carro ou um imóvel pode ser o sonho de muita gente, mas infelizmente o valor dessas aquisições é tão alto que investir em ambos pode ser uma tarefa difícil. Por isso, é melhor cogitar a opção que poderá render os melhores frutos no futuro.

Se você está em dúvida entre comprar um carro ou um imóvel, confira agora as principais vantagens e desvantagens de cada investimento:

Comprar um carro

Seja novo ou usado, a aquisição de um veículo é sempre um processo que exige atenção e cautela. No entanto, por ter um custo mais baixo em comparação ao imóvel, o processo pode ser menos burocrático e apresentar maior facilidade de revenda no futuro.

Tenha em mente que, apesar de ser capaz de facilitar a sua locomoção durante muito tempo, esse é um bem de consumo que vai se desvalorizar com o passar dos anos. Carros novos, por exemplo, já apresentam uma queda do preço de venda a partir do momento em que saem da concessionária.

Além disso, os gastos extras com gasolina, manutenção, estacionamento e assinatura de um seguro tornam praticamente impossível a possibilidade futura de um ressarcimento total do valor que foi gasto.

Comprar um imóvel

Garantir uma moradia própria e se livrar do aluguel é uma iniciativa segura e satisfatória para o investidor. Isso porque, ao contrário do que acontece com o carro, o imóvel tende a encarecer com a valorização do mercado imobiliário ao longo dos anos.

O fator que mais pesa para quem deve decidir entre comprar um carro ou um imóvel está no pagamento. No caso do imóvel, esse processo pode ser complicado por causa do tamanho da dívida que será cobrada.

Além da diferença de valores, a aquisição de um imóvel não é um processo simples. O comprador deve fazer um bom planejamento (muitas vezes com a ajuda de um corretor) e ficar atento aos juros, taxas e mais gastos para que seu pagamento não encareça nem seja dificultado no futuro.

Vale lembrar que imóveis comprados em condomínio ou com extensões (como sauna ou piscina) estão sujeitos a algumas taxas extras de manutenção, o que pode afetar o seu enriquecimento a longo prazo.

Mas afinal, é melhor comprar um carro ou um imóvel?

Essa comparação chega a ser injusta, já que o automóvel é um bem não durável que se desgasta e não agrega valor com o passar do tempo. É classificado, portanto, mais como um gasto do que um investimento, pois não é a melhor forma de fazer seu patrimônio crescer.

Cogitar a compra de um imóvel, por outro lado, garante um retorno futuro maior. Tudo depende das necessidades e condições do comprador; não adianta vender o próprio carro para dar entrada em um imóvel e depois precisar comprar outro veículo novamente, por exemplo.

Por isso, é sempre importante colocar todos os pontos negativos e positivos na balança e avaliar quais sacrifícios valem a pena para comprar um carro ou um imóvel. Assim, você pode investir seu dinheiro da forma mais eficiente possível, sem deixar de lado a sua qualidade de vida.

Gostou do conteúdo? Quer ficar por dentro dos mais diversos assuntos relativos ao mercado imobiliário? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

2 comentários em “Qual investimento vale mais: comprar um carro ou um imóvel?”

  1. Freitas disse:

    Muito legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *