Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Até quantos anos posso financiar um imóvel?

Até quantos anos posso financiar um imóvel?

Existe aquisições que são tão vantajosas que vale a pena em praticamente qualquer situação ou época da vida. Um dos exemplos disso é o mercado imobiliário, com toda a sua segurança e excelente potencial de valorização. Pensando nisso, resolvemos responder uma dúvida muito comum: “até quantos anos posso financiar um imóvel”?

Os financiamentos habitacionais são uma modalidade de compra bastante recorrente no Brasil, visto que, na maioria das vezes, é muito difícil ter todo o dinheiro necessário para comprar uma casa, apartamento ou mesmo outros tipos de propriedade. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Por que existe uma idade para financiar um imóvel?

Para entender porque existe uma idade para financiar um imóvel, você precisa compreender o princípio da operação. Financiamentos habitacionais nada mais são do que empréstimos voltados para o setor de imóveis, que ajudam as empresas do setor imobiliário e construção civil a se capitalizarem, bem como o cidadão a realizar o sonho da casa própria.

O mercado segue algumas regras específicas e pode proporcionar benefícios para os compradores. No entanto, os bancos são instituições como qualquer outra, em busca de segurança e garantias de que receberão os valores devidos, até para se manterem viáveis. Por isso, o limite de idade é uma exigência comum no segmento.

Por quanto tempo dura um financiamento imobiliário?

Por quanto tempo dura um financiamento imobiliário?

Para compreender como a idade impacta nas operações de financiamento, é preciso entender como ela funciona e quanto tempo ela pode durar. Afinal, é um tipo de empréstimo de longo prazo, que impacta as finanças por décadas, cuja duração está relacionada com a quantidade de meses que você terá que pagar prestações até quitar o saldo devedor.

Logicamente, o período de pagamento varia de acordo com a instituição e o perfil do cliente. A Caixa Econômica Federal, o maior credor do mercado imobiliário no Brasil, apresenta condições que estão entre as melhores do ramo. Recentemente, aumentou esse prazo para 35 anos ou 420 meses, para financiar para casas, apartamentos, terrenos ou construção.

Qual a idade mínima para um financiamento imobiliário?

Estamos falando sobre prazos de pagamento e idade máxima para quem deseja financiar um imóvel. Entretanto, o que muita gente não sabe é que, para estar apto a fazer um financiamento no Brasil, também existe uma idade mínima. Ela é a mesma exigida para qualquer situação de assinatura de contratos, ou seja, 18 anos.

É interessante entender que, via de regra, quanto mais jovem forem os compradores, menores tenderão a ser as parcelas. Isso acontece porque parte do valor das prestações, além de estar relacionado à entrada e taxas de juros, é constituído por seguros obrigatórios, como os exigidos para situações de morte ou invalidez permanente. 

Qual a idade máxima para um financiamento imobiliário?

Você aprendeu que existe uma idade mínima para fazer um financiamento imobiliário, mas também existe uma faixa etária máxima para financiar o seu imóvel. Nesse caso, existem variações de acordo com a instituição, mas a Caixa Econômica Federal, principal operadora do ramo, passou esse limite de 75 anos para 80 anos e 6 meses.

Outros bancos relevantes seguem esse padrão, como Itaú, Banco do Brasil e Bradesco. No entanto, observe que essa é a idade para o final do financiamento e não o começo! Isso quer dizer que, se você tem 60 anos, pode realizar um empréstimo habitacional cujo prazo de pagamento seja de até 20 anos e seis meses, por exemplo.

Por outro lado, clientes com 45 anos no ato da assinatura do contrato poderão solicitar o período mais extenso na CEF, que é de 35 anos, como vimos anteriormente. Vale lembrar que outras instituições oferecem prazos mais curtos. Usualmente, a maioria dos bancos oferece o máximo de 30 anos para quitar o saldo devedor.

Qual o melhor momento para um financiamento imobiliário?

Qual o melhor momento para um financiamento imobiliário?

Essa é uma pergunta para a qual a resposta é altamente variável. Afinal, investir em imóveis é sempre uma boa ideia, pois eles conferem segurança e quase sempre possuem um ótimo potencial de valorização. No entanto, é inegável que fazer isso em determinadas situações é algo que pode proporcionar ainda mais benefícios.

A idade pode ser um fator importante na hora de economizar algum dinheiro, uma vez que o tempo de vida tem influência direta no valor das parcelas e no prazo de pagamento. Lembre-se que as prestações são constituídas por juros, tarifas e pelos seguros obrigatórios, como os de morte ou por invalidez permanente.

Naturalmente, tais seguros se tornam mais caros quanto mais velhos são os usuários, tomando como base o fato de que um idoso teria, em teoria, mais chances de enfrentar problemas sérios de saúde ou falecer. Caso isso aconteça, o cliente não poderia arcar com a dívida e a seguradora tem que ressarcir o banco ou instituição financeira.

O que fazer quando as parcelas parecem não caber no seu bolso?

Você está simulando financiamentos em diversas instituições e está se deparando com parcelas muito caras, até por conta da sua idade? Acalme-se: existem opções no mercado e, muitas vezes, você só está procurando no lugar errado. Financiar um imóvel na planta, através da Caixa Econômica Federal, por exemplo, pode ser mais barato do que você pensa.

Além disso, você poderá usar o dinheiro de seu FGTS, sigla para o famoso Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O saldo remanescente pode ser utilizado para a entrada, por exemplo, o que diminuirá bastante as prestações restantes. Com isso, os preços dos seguros obrigatórios e demais taxas não causarão tanto impacto e você poderá comprar o imóvel que sempre sonhou!

Pronto! Se você chegou até aqui, não apenas aprendeu até quantos anos você pode financiar um imóvel, como também conheceu alguns caminhos diferentes para fazer um empréstimo imobiliário em melhores condições e ficar em dia com o pagamento das futuras prestações!

E agora, aquela pergunta sobre “até quantos anos posso financiar um imóvel” foi plenamente respondida? Quer aumentar os seus conhecimentos sobre o mercado imobiliário? Então, não deixe de conferir também nosso outro post aqui no blog que fala sobre quanto guardar por mês para comprar um apartamento!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *